O malte é um grão de cereal germinado no qual o amido é transformado sob a influência de enzimas em açúcar necessário para produzir álcool. Nas matérias-primas secas, ocorre atividade vital mínima. No entanto, quando a umidade entra, enzimas especiais são ativadas, que desencadeiam o crescimento e a quebra do amido. O malte é usado para fazer muitas bebidas alcoólicas. É por isso que muitas pessoas estão interessadas em como fazer malte de trigo em casa.
Peculiaridades
O malte de trigo são grãos de cereais germinados.Durante o seu preparo, o amido é convertido em açúcar sob a influência de enzimas. É necessário para um processo de fermentação completo e um aumento significativo no rendimento do produto alcoólico acabado. Para obter malte de alta qualidade, é necessário utilizar apenas grãos viáveis e que possam germinar.
Como fazer malte de trigo em casa
Fazer um produto a partir do trigo possui vários recursos. Para obter uma composição de alta qualidade, você precisa seguir as regras básicas.
Seleção e desinfecção
Primeiro você precisa selecionar as matérias-primas. Um lote de grãos deve ser verificado quanto aos parâmetros de germinação e à presença de toxinas. Grãos germinados infectados com fungos produzirão malte de baixa qualidade e até mesmo perigoso.
Para verificar a qualidade do feijão, 100 pedaços precisam ser embebidos em água por vários dias. Recomenda-se descartar as sementes que flutuam imediatamente à superfície. Eles estão vazios e não têm brotos. Se a taxa de germinação do lote restante for de até 90%, isso indica sua baixa qualidade.
Os grãos selecionados devem ser limpos de contaminantes e microorganismos patogênicos. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Despeje a matéria-prima em um recipiente grande e encha com água. Deve ser 6 a 7 centímetros mais alto que os grãos. A água deve estar morna.
- Após alguns minutos, misture tudo e recolha os detritos que flutuaram na superfície e escorra a água.
- Em seguida, despeje o grão com água fria e deixe por 1-1,5 horas. Remova os detritos novamente e drene a água. Estas ações devem ser realizadas até que os contaminantes parem de subir à superfície.
- Pegue uma porção de água doce e adicione desinfetante. Para 10 litros você pode usar 2-3 gramas de permanganato de potássio ou 30 gotas de iodo. Os grãos devem ser mantidos em solução por 3 horas.Então a água pode ser drenada.
Graças à desinfecção, é possível proteger as matérias-primas do mofo. No entanto, esta etapa não é considerada obrigatória.
Absorver
O trigo selecionado precisa ser embebido. Isso ajuda a eliminar outros 40% dos esporos de fungos. Para uma limpeza máxima, a água precisa ser trocada várias vezes durante a imersão. Os grãos de trigo são mais suscetíveis a fungos. Os grãos infectados ficam enrugados e adquirem uma tonalidade marrom-acinzentada.
Para embeber os grãos, recomenda-se fazer o seguinte:
- Despeje o grão peneirado e selecionado com água e misture. Em seguida, remova todos os fragmentos flutuantes e deixe agir por meia hora.
- Na próxima etapa, escorra a água e deixe por 10 minutos sem água.
- Repita o ciclo de imersão e secagem várias vezes.
- Após o segundo ciclo, tirar água em temperatura ambiente, adicionar 25 gotas de iodo para cada 5 litros e despejar sobre o trigo por 2 horas.
- Escorra novamente o líquido e encha com água fria por 8 horas.
- Em seguida, escorra a água e deixe o trigo secar por 8 horas.
- No total, faça mais 4 ciclos desse tipo.
Recomenda-se processar os grãos em 3-4 dias. Isso é feito até que os brotos apareçam.
Trigo brotando
A germinação do trigo ocorre a uma temperatura de +15 graus. É importante manter uma temperatura estável. Para isso, a camada de grãos precisa ser mexida a cada 12 horas. Deve ser mais grosso ou mais fino. Como resultado, você precisa obter grãos com sabor adocicado, crocantes ao morder e com cheiro de pepino.O broto deve ter comprimento igual ao do próprio grão.
Secagem, limpeza e cura
Os grãos precisam ser secos aumentando gradativamente a temperatura até o ponto em que o processo seja interrompido. Este ponto depende do tipo de malte. Quanto mais altas as configurações de temperatura, mais escura será a cerveja.
O malte seco pode ser armazenado por pelo menos 1 ano. Isso é feito em potes de vidro, sacos têxteis ou sacos de papel. Antes da secagem, o malte deve ser desinfetado. A opção mais inofensiva é o uso de permanganato de potássio. Para fazer isso, você precisa de 2 a 3 gramas de desinfetante para cada 10 litros de água. Você precisa manter o malte na solução resultante por 15 minutos.
Para secar o produto sozinho, é recomendável usar os seguintes métodos:
- Coloque em sótão ou varanda bem ventilada. Demora 4 dias para secar as matérias-primas desta forma.
- Coloque sob o fluxo de um ventilador ambiente. Este processo de secagem levará 3 dias.
- Coloque perto do fogão ou radiador. A massa secará por 3-4 dias.
- Coloque em um desidratador de vegetais. O processo levará aproximadamente 40 horas.
- Leve ao forno em uma assadeira. Neste caso, os grãos precisam ser mexidos a cada 3 horas. Demora até 30 horas para secar o malte dessa forma.
Os seguintes sinais irão ajudá-lo a entender que o malte secou:
- os grãos diminuíram de volume;
- ficou seco e duro ao toque;
- brotos e raízes são facilmente separados;
- ao morder, você sente doçura;
- os parâmetros de umidade são 3-3,5%.
A massa seca é chamada diafarin. Após a secagem, o malte é esfregado manualmente. Isso também pode ser feito em uma bolsa de lona. Em seguida, a massa é peneirada dos brotos e raízes. Esta é a forma mais adequada de purificar matérias-primas.
Moagem de malte
Antes de usar o malte, ele deve ser devidamente moído.Não é recomendado transformar grãos em farinha. Isto levará a grandes problemas durante a filtração do mosto e reduzirá a eficiência da preparação do mosto.
A melhor opção é usar um moinho especial. Ajuda a processar adequadamente o malte sem danificar sua casca. Isto é de particular importância para a extração completa de substâncias. Além disso, os moinhos especiais são altamente eficientes. Mesmo os produtos mecânicos convencionais podem produzir até 5 kg de malte triturado em uma hora.
Uso adicional
O malte caramelizado acabado é usado para fazer cerveja caseira. Também pode ser usado para fazer whisky. Para obter o resultado desejado, recomenda-se primeiro triturar a matéria-prima. Idealmente, deve ser combinado com outros tipos de malte.
O malte branco não é adequado para fazer álcool. Contém enzimas ativas. Portanto, esta substância é utilizada para a chamada maltagem. 1 quilo de produto ajuda a sacarificar até 5 quilos de matéria-prima contendo amido - farinha ou grãos.