O armazenamento de grãos é um esforço complexo que visa preservar as reservas. A organização e o armazenamento adequados permitem manter a qualidade das matérias-primas e minimizar perdas. Vamos considerar onde e como os grãos são armazenados, quais métodos são usados e a vida útil dos estoques de grãos. Que problemas você pode encontrar durante o armazenamento e como evitá-los.
Onde os grãos são armazenados?
O sucesso do armazenamento depende de quão bem as instalações de armazenamento e o próprio grão são preparados e de como o regime de armazenamento é seguido. A massa de grãos é armazenada em armazéns (elevadores). Antes de ali colocar os produtos, a sala deve ser desinfetada.A preparação é realizada de diferentes maneiras: úmida, gasosa, aerossol. Todas as instalações, equipamentos, contentores e transportes devem ser completamente desinfetados.
A preparação do grão inclui a secagem, limpeza do grão de sementes de ervas daninhas, solo e outras coisas, após o que é resfriado a pelo menos 12-15 ° C.
Métodos
Existem várias maneiras de armazenar grãos. Alguns deles são usados com mais frequência, outros com menos frequência. Tudo depende do tipo de armazenamento e de suas capacidades, do volume de matéria-prima armazenada para armazenamento. O tipo de armazenamento pode ser fechado ou aberto.
Fechada é a colocação de produtos em armazéns de concreto e contêineres metálicos. Aberto envolve colocação em montes e valas na rua com abrigo obrigatório da chuva e do sol. É assim que são armazenados os grãos frescos da safra atual, o método fechado é utilizado para preservar os estoques por muito tempo.
a granel
O armazenamento a granel é a forma principal e eficaz de armazenamento de longo prazo de estoques de grãos nos pontos de recebimento, classificação e limpeza. Eles armazenam e armazenam grãos simplesmente empilhando-os no chão do armazém. O método tem muitas vantagens sobre outros:
- a área de armazenamento é usada de forma racional;
- utilização racional dos recursos do celeiro;
- conveniente para carregar produtos para transporte;
- permite combater eficazmente as pragas;
- conveniente monitorar e verificar as condições dos produtos armazenados;
- economizando em custos de embalagem.
O método a granel é praticado em armazéns cobertos e áreas abertas para armazenamento temporário. O grão é despejado em recipientes ou armazenado em pilhas, que são cercadas por uma cerca e cobertas com material denso que não permite a passagem de água. O material da semente não é armazenado a granel.
Método seco
O método de secagem, total ou parcial, é utilizado em escala industrial para armazenamento de longo prazo em celeiros. Baseia-se no fato de que quando a umidade é extraída dos grãos, os patógenos localizados na superfície não podem se desenvolver. A possibilidade de desenvolver doenças é bastante reduzida, esses grãos devem ser protegidos apenas de serem consumidos por roedores e insetos.
A desidratação é realizada de duas formas: com auxílio do calor e sem seu uso. A maior rentabilidade é demonstrada pelo método em que o grão é despejado em recipientes onde é tratado com ar e calor.
Sem oxigênio
O método é utilizado principalmente onde a qualidade das matérias-primas armazenadas é de grande importância. As empresas o utilizam porque, na ausência de oxigênio no grão, quase todos os patógenos e insetos morrem. O método isento de oxigênio não tem impacto negativo na qualidade das matérias-primas, todos os nutrientes são preservados. O método é utilizado em moinhos de farinha e padarias.
Resfriado
Este método é popular em operações agrícolas ou pequenos armazéns. Este modo é conveniente se não for possível secar rapidamente o grão, mas você pode mantê-lo fresco.
A tecnologia é econômica e caracterizada por pequenas perdas de produto.O princípio do método de resfriamento é semelhante ao método de secagem e reside no fato de que em baixas temperaturas positivas, bem como quando expostos ao calor, os microrganismos interrompem seu desenvolvimento. Para preservar os grãos resfriados nos armazéns, uma temperatura de 5 a 10 ºС é criada e mantida artificialmente.
Normalmente, para esse fim, utiliza-se ventilação de insuflação e exaustão, no verão o sistema funciona à noite, nos demais períodos do ano - 24 horas por dia. Às vezes, o grão é misturado em esteiras transportadoras e resfriado por ventiladores. Mas esse método é caro, por isso não é tão popular quanto o normal.
Em bolsas
A embalagem contém sementes de variedades de cereais de elite ou da primeira colheita colhida de uma nova variedade de cereais. O material de plantio convencional costuma ser armazenado a granel. Os sacos também armazenam grãos de variedades caras com casca de paredes finas. São utilizados sacos de tecido, polipropileno ou náilon resistentes à umidade e danos. Os sacos com conteúdo são empilhados em paletes feitos de tábuas, a altura da pilha não ultrapassa 10-12 camadas.
Nos ouvidos
O método de colheita e armazenamento nas espigas envolve cortar as espigas de milho no campo e transformá-las em fardos ventilados. Em seguida, são transportados para um armazém ventilado, onde são colocados em paletes. Os fardos são resfriados e deixados secar e amadurecer. Quando resfriadas, as espiguetas são armazenadas até a debulha.
Validade
O grão alimentar de trigo pode ser armazenado por até 4-6 anos. As sementes das culturas de inverno são armazenadas por 13 a 14 meses, variedades de primavera - 7 a 9 meses. Os grãos dos bancos de sementes podem ser armazenados por mais de 2 anos.
Possíveis problemas
Ao armazenar grãos, você pode encontrar umidade devido à alta umidade.As matérias-primas úmidas começarão a aquecer e apodrecer; a umidade e o calor provocam o rápido desenvolvimento de podridão, mofo e outras doenças que estragam os produtos de grãos. Para evitar isso, é necessário monitorar a temperatura e a umidade dentro da pilha ou recipiente, ventilar e resfriar o ambiente.
As pragas que danificam o estoque também são um problema comum. Gorgulhos, mariposas, ácaros e mariposas se multiplicam durante a estação quente. No inverno, a reprodução cessa, mas a deterioração do produto continua.
Medidas de controle de pragas de estoques: tratamento inseticida das lavouras antes da colheita, desinfecção dos armazéns antes do carregamento das lavouras, peneiração dos grãos em peneiras para remoção de pequenos insetos, monitoramento e manutenção da temperatura e umidade ideais no armazém.
Fatores externos têm um enorme impacto no sucesso do armazenamento de grãos em armazéns: temperatura, umidade, iluminação, nível de oxigênio. Se você organizar todos os processos corretamente, poderá reduzir significativamente as perdas de produtos, que são inevitáveis quando as regras de conservação são violadas. O grão armazenado adequadamente não causa perdas; sua aparência e qualidade permanecem elevadas, independentemente do tempo de armazenamento.