A variedade de macieira Glory to the Winners é muito procurada pelos jardineiros devido à sua rica colheita de alta qualidade e facilidade de cuidado. Os frutos de amadurecimento precoce são adequados para cultivo em escala industrial e para fins individuais. As frutas são consumidas frescas e utilizadas para processamento. A macieira é confiável, resistente ao inverno e testada pelo tempo. A variedade foi mais popular na década de 30 do século passado, mas ainda hoje, em meio à abundância de novas espécies, não perdeu relevância.
- Descrição da variedade
- Características da macieira Glória aos vencedores
- Altura da árvore madura
- Fruta
- Produtividade
- Resistência do inverno
- Largura da coroa
- Autofertilidade
- Polinizadores
- Frequência de frutificação
- Avaliação de degustação
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Região de crescimento
- Propagação de macieira
- Como plantar uma macieira corretamente
- Escolhendo um local para uma árvore
- Escolhendo solo para uma macieira
- Esquema de plantio de mudas
- Regras de cuidado
- Rega
- Aparar
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Oídio
- Crosta
- Podridão de frutas
- brilho leitoso
- Colheita e armazenamento
Descrição da variedade
Variedade de maturação precoce. A árvore é diferente:
- frutificação estável;
- alta produtividade;
- excelente resistência ao gelo;
- resistência a doenças.
As árvores que crescem em locais bem iluminados e ensolarados têm frutos de cor vermelha intensa. Seu sabor é mais doce do que o das plantas localizadas em áreas mal iluminadas.
Características da macieira Glória aos vencedores
A maturação técnica dos frutos ocorre quando as variedades anteriores terminam de dar frutos e as variedades de outono ainda estão amadurecendo.
Altura da árvore madura
Refere-se a árvores muito altas. Na idade adulta atinge 5 metros de altura.
Fruta
As maçãs são grandes, pesando cerca de 160 gramas. Eles têm pele lisa. O rubor vermelho é bem visível e cobre toda a superfície do fruto verde. A polpa apresenta aroma forte. Sua estrutura é macia e delicada com sabor amargo.
Produtividade
Durante a época de colheita, até 75 quilos de frutos são colhidos de uma árvore. Em escala industrial, são obtidos 110-200 centavos de fruta por hectare. O tempo de maturação difere em diferentes regiões.
Nas zonas quentes, pode-se saborear frutos maduros no início de agosto, mas no norte este período é adiado para o final de setembro.
Não é recomendado atrasar a colheita. As maçãs são colhidas imediatamente após a maturação técnica, caso contrário estarão maduras demais. Como resultado, a polpa escurecerá ao redor da câmara de sementes. Os frutos não aderem bem aos galhos das árvores e caem rapidamente, principalmente com ventos fortes.Os espécimes caídos são armazenados de forma muito pior. As maçãs podem ser colhidas das árvores antes da maturidade técnica. Quando armazenados no porão, amadurecem gradativamente.
Resistência do inverno
A árvore apresenta boa robustez no inverno. Portanto, é adequado para cultivo nas regiões norte.
Largura da coroa
Possui uma copa larga e extensa com impressionante capacidade de formação de brotos. Com isso, o topo da árvore fica muito denso, o que dificulta a ventilação da copa e a iluminação das maçãs. Esta característica deve ser levada em consideração no planejamento da poda.
Autofertilidade
A árvore pertence a uma variedade autoestéril. Incapaz de polinizar por conta própria.
Polinizadores
A produção de Glória aos vencedores depende da polinização das flores com pólen de outra macieira. Uma árvore frutífera adequada não deve estar a mais de 50 metros de distância. Plantas de áreas vizinhas podem servir como polinizadores. Este ponto é levado em consideração na escolha do local para um pomar de maçãs. As variedades são selecionadas na mesma época de entrada no período de frutificação.
Adequado como polinizadores:
- Borovinka;
- Melba;
- Primeiro;
- Antonovka.
Frequência de frutificação
A macieira tem frutificação medianamente precoce. Na região Sul, os primeiros frutos aparecem no 5º ano. No extremo sul o período é reduzido para 2 anos. Mas na região Norte começa a dar frutos muito mais tarde.
Nos primeiros anos, a planta produz anualmente uma colheita abundante. Com a idade, começa a frutificar com certa frequência.
Avaliação de degustação
Os especialistas apreciaram muito o sabor das frutas e deram-lhes 4,6 pontos em 5.
Vantagens e desvantagens da variedade
As qualidades positivas da madeira incluem:
- o bom atendimento garante um alto rendimento;
- tolera muito bem geadas severas, raramente congela;
- rendimento estável, isso significa que a árvore dá frutos anualmente;
- as maçãs têm boa transportabilidade e alto índice de degustação, além de boa aparência.
Qualidades negativas:
- A variedade adora umidade. É difícil tolerar a seca. Nas regiões quentes, as maçãs verdes, que ainda não são comestíveis, caem prematuramente.
- A copa densa da árvore afeta a qualidade das maçãs. Toda a força da planta vai para a manutenção dos galhos. Como resultado, os frutos ficam pequenos e perdem o sabor. Portanto, a copa da árvore é desbastada a cada estação.
- Não tolera a seca. Para manter o aspecto saudável da colheita e preservar o sabor e as qualidades externas das maçãs, será necessário regá-la regularmente.
- Requer polinizadores. Árvores frutíferas precisam ser plantadas nas proximidades.
- Devido à tendência de queda rápida, é necessário monitorar o grau de maturação e retirar os frutos da árvore em tempo hábil.
Com os devidos cuidados, a planta trará apenas emoções positivas e deliciará com uma saborosa colheita.
Região de crescimento
Frutifica igualmente bem nas regiões frias e do sul. Adequado para cultivo na Polícia, Kuban e na Rússia central.
Propagação de macieira
Propagado de várias maneiras:
- Sementes. Este método é usado apenas por criadores experientes. A semente é polinizada manualmente. Este processo é meticuloso. É difícil alcançar o resultado desejado na primeira vez.
- Com seus olhos.
- Estacas. Esta é a maneira mais fácil que um jardineiro novato pode fazer.
- Torneiras.
As macieiras selvagens são mais adequadas para propagação.
Como plantar uma macieira corretamente
As mudas são selecionadas de acordo com os seguintes critérios:
- forte;
- saudável;
- a altura não deve ser inferior à altura humana;
- os ramos devem ser espaçados uniformemente;
- sistema radicular - ramificado;
- o enxerto está limpo e seco.
Se pelo menos uma condição for violada, não vale a pena comprar essa árvore.
Escolhendo um local para uma árvore
Escolha um local bem iluminado e com acesso regular à luz solar. É dada preferência a áreas protegidas do vento, onde a chuva e o degelo não estagnam.
Escolhendo solo para uma macieira
Solo ideal para árvores:
- solto;
- permeável;
- fertil.
Deve sempre ser moderadamente hidratado. No momento do plantio, a camada inferior é misturada em proporções iguais ao húmus. Adicione sal de potássio e superfosfato. Uma xícara de farinha de dolomita é adicionada ao solo ácido.
O procedimento é realizado pelo menos 3 semanas antes do plantio da muda, idealmente 3 meses. Durante este tempo, a mistura do solo diminuirá naturalmente e formará um meio nutriente homogêneo.
Esquema de plantio de mudas
Um buraco é cavado com 80 centímetros de profundidade. O diâmetro deve ser o mesmo. O ponto de vacinação não pode ser enterrado. Uma estaca é cravada no centro do buraco, que servirá de suporte para a árvore. Antes do plantio, o sistema radicular é endireitado. Após o plantio, o solo ao redor é compactado e umedecido com dois baldes d'água. Em seguida, cubra com palha ou turfa.
Regras de cuidado
A variedade não requer cuidados complexos. Inclui apenas manipulações padrão.
Rega
Cada árvore é regada com 30 litros de água. O evento é realizado semanalmente. Durante os períodos de seca, a frequência de rega aumenta. Em dias particularmente quentes, recomenda-se o método de aspersão.
Aparar
A poda das árvores deve ser feita anualmente. Recomenda-se deixar ramos frutíferos. Remova todas as partes secas e velhas da árvore.
Cobertura
No primeiro ano você não deve fertilizar adicionalmente a planta. Então o círculo do tronco da árvore é alimentado. Na primavera, são usados fertilizantes de nitrogênio. No outono - fósforo e potássio.
Doenças e pragas
A cultura é afetada pelas pragas mais comuns das macieiras, que incluem:
- pulgão da maçã;
- rolo de folhas;
- ácaros;
- mariposa da maçã.
Para evitar a propagação de pragas e doenças, é necessário tomar medidas preventivas em tempo hábil.
Oídio
Uma camada branca aparece na folhagem, que pode ser facilmente removida com a mão. Então fica marrom. Posteriormente, as folhas ficam amarelas e caem prematuramente. A árvore enfraquece, para de crescer e não dá frutos.
Crosta
Refere-se a doenças fúngicas e afeta o volume da colheita. As folhas enrolam e caem. Os frutos estão cobertos de manchas pretas.
Podridão de frutas
Se a colheita começar a apodrecer profusamente, é necessário tratá-la com Topázio.
brilho leitoso
A folhagem é afetada primeiro, depois a doença passa para os galhos e depois para a madeira. Se você perder o momento e não iniciar os métodos de controle a tempo, a macieira morrerá.
Colheita e armazenamento
A colheita pode ser colhida verde e armazenada na cave. Depois de algum tempo, os frutos atingirão por conta própria a maturidade técnica. Guarde as frutas em caixas. Cada camada é coberta com serragem ou papel. Apenas maçãs fortes colhidas manualmente da árvore são selecionadas para armazenamento. Temperatura de armazenamento 0…+4 °C. Se as condições forem satisfeitas, a colheita mantém as suas propriedades varietais durante 4 meses.