A macieira Oryol Polesye é a mais encontrada no jardim dos amantes da macieira. Quais são as características desta variedade, prós e contras, bem como indicadores de frutificação e produtividade? Vejamos tudo com mais detalhes a seguir.
- Descrição da variedade
- Características
- Prós e contras da variedade
- Dimensões de uma árvore adulta, crescimento anual
- Frequência de frutificação
- Produtividade
- Avaliação de degustação
- Resistência ao gelo
- Resistência a doenças
- Características de amadurecimento e frutificação
- Época de floração e amadurecimento dos frutos
- Regiões favoráveis para cultivo
Descrição da variedade
As macieiras da floresta de Oryol são as variedades de maçã mais deliciosas, que se distinguem pela robustez e produtividade do inverno.As macieiras desta variedade também têm imunidade própria à crosta, graças ao gene Vf. Além disso, pela descrição de qualquer livro de referência afirma-se que a variedade é parcialmente autopolinizadora e resistente à preservação da hereditariedade. Assim, desde 2002 está incluída no cadastro estadual como uma das variedades da mais alta qualidade.
Características
As macieiras da floresta de Oryol têm características próprias. As árvores desta variedade apresentam altura média, copa solta, ramos esféricos, tronco perpendicular, ramos retos com brotos voltados para cima e casca lisa.
Além disso, no tronco da árvore, os frutos são colocados em dois tipos de cachos, e os brotos marrons em crescimento são ligeiramente caídos. Os botões são de formato cônico e de tamanho pequeno. Eles se ajustam perfeitamente aos brotos, ao contrário de outras variedades de macieiras.
As folhas são de cor verde escura e formato ovóide. Eles têm uma superfície enrugada e áspera. Mais perto dos galhos ficam um pouco fofos. Os pedicelos adquirem primeiro uma tonalidade rosada e depois clareiam. As flores abertas têm formato plano e pétalas redondas frouxamente fechadas. A coluna de pistilos é caracterizada por uma estrutura fundida e não descendente.
As maçãs prontas são cobertas por uma casca brilhante. Eles têm uma forma grande e cônica oblonga. Cada um deles pesa 150 gramas e possui copo fechado e com nervuras largas, além de estar localizado na árvore em um pequeno caule. O pires ranhurado é pequeno. As sementes dos frutos estão localizadas em câmaras fechadas.
A casca da fruta é brilhante e de textura oleosa, de cor amarelo-esverdeada. A polpa tem sabor doce e doce de limão. Um sabor semelhante é encontrado nas macieiras Youth, Bolotovsky e Fragrant.
Prós e contras da variedade
A variedade tem sua própria lista de vantagens e desvantagens. Muitos jardineiros consideram a bela aparência e o sabor adocicado da fruta a principal vantagem. Em particular, o sabor é apreciado por jardineiros-provadores internacionais.
Além disso, as vantagens do Oryol Polesie incluem:
- Início rápido da frutificação.
- Alta resistência ao frio, calor e crostas.
- Alto rendimento e longa vida útil da safra colhida.
- Versatilidade (as macieiras deste tipo podem ser cultivadas em qualquer local).
A única desvantagem da floresta é a sua casca fina. Para evitar que o produto perca a aparência, o jardineiro deve colher com muito cuidado e evitar que os frutos maduros caiam.
Dimensões de uma árvore adulta, crescimento anual
Uma árvore adulta é de tamanho médio. Aos dois anos cresce 5 metros. Ela cresce 40 centímetros anualmente, já que a maioria dos galhos se estende para cima. Com o tempo, o crescimento diminui.
Frequência de frutificação
As árvores dão frutos de forma regular e consistente. Mesmo depois de completar 50 anos, cada macieira produz muitos frutos. Naturalmente, se a árvore não for bem cuidada e apresentar alguma doença, ela começa a dar frutos com menos frequência.
Produtividade
A floresta de Oryol traz ricas colheitas. As árvores enxertadas com 10 anos de idade produzem 140 c/ha durante todo o verão. Uma rica colheita de árvores desta espécie depende de plantio, fertilização, poda e controle de pragas adequados.
As macieiras precisam ser plantadas com 5 a 7 centímetros de profundidade com solo sedimentado. O sistema radicular da muda não deve ser enterrado. A alimentação é necessária no plantio com matéria orgânica e a cada 2-3 anos no outono com farinha de dolomita.Se houver floração abundante, é necessário alimentar as árvores com fertilizante líquido cheio de microelementos vitamínicos.
Você precisa podar durante os primeiros 2 a 4 anos para criar uma coroa bonita e uniforme. Neste caso, os ramos laterais devem ser cortados mais do que os retos. À medida que crescem, a árvore fica sobrecarregada de frutos e produz menos rendimento.
As pragas precisam ser controladas toda primavera com repelente de besouros. Para combater as mariposas, é necessário borrifar as árvores com calda bordalesa.
Avaliação de degustação
A polpa do fruto distingue-se pela cor branco-creme e pela estrutura espinhosa de grão grosso. É suculento, doce e tem quase o maior índice de degustação do criador - 4,3 pontos.
Resistência ao gelo
As árvores resistem bem aos rigorosos invernos russos. Se a variedade Antonovka for danificada em 1 ponto, então esta variedade será danificada em 1,2 pontos, o que é um indicador bastante decente de resistência ao gelo.
Para que a árvore resista melhor ao inverno e sofra menos danos, são necessárias podas e alimentação vitamínica na primavera e, no verão, rega abundante e proteção do excesso de luz solar nas folhas e galhos.
Resistência a doenças
A variedade é bastante resistente a todas as doenças encontradas nas macieiras. Então, por exemplo, ele tem o gene Vf e não tem medo de sarna. No entanto, se estiver adjacente a árvores doentes, pode infeccionar. Assim como outras árvores, não tolera pequenas pragas na forma de insetos.
Características de amadurecimento e frutificação
Como muitas variedades, Oryol Polesie possui características próprias de maturação e frutificação. A variedade concentra-se principalmente na região central da terra negra da Rússia e não sofre geadas. Ao cultivar uma variedade em outras regiões, é necessário levar em consideração todas as características de sua região natal.A frutificação não será afetada e será anual.
As macieiras amadurecem e produzem uma rica colheita todos os anos apenas com luz suficiente. Além disso, a falta de espaço pessoal para uma macieira e sua opressão por outras plantas podem levar ao aumento da oxidação dos frutos e, via de regra, à redução da produtividade.
Nos primeiros anos de vida, as macieiras precisam retirar os botões e proteger o tronco do sol com cal. Isso pode ajudar as macieiras a se recarregarem com micronutrientes para o inverno e a manter raízes saudáveis.
Além disso, das macieiras jovens é necessário retirar quase toda a folhagem da copa. Isso ajudará a facilitar e acelerar o desenvolvimento da raiz. Além disso, as macieiras desta variedade requerem rega abundante de 15 litros por dia.
Tendo em conta estas características, é possível obter um rápido amadurecimento e frutificação de macieiras jovens.
A variedade de maçã de Oryol Polesie amadurece rapidamente e dá frutos. Os frutos amadurecem no final de setembro. As árvores jovens dão frutos a partir da 10ª enxertia ou plantio. Em média, os indicadores regionais são assim: até 150 c/ha de cultura com uma densidade de 100 macieiras/ha. Ou seja, a variedade produz aproximadamente 150 quilos de cada árvore.
Época de floração e amadurecimento dos frutos
A frutificação rica ocorre no 4º ano. A floração ocorre em meados da década de maio e depende do clima. Os frutos amadurecem no final de setembro. Em outubro, os frutos adquirem aroma e sabor.
A colheita é armazenada em local frio e escuro e não perde suas qualidades benéficas, aroma e sabor doce e suculento até meados do primeiro mês de inverno. Perde a apresentação no final do inverno.
Regiões favoráveis para cultivo
As regiões mais favoráveis para o cultivo de Oryol Polesie são os solos negros centrais. A região do Volga também é favorável.