O cultivo de macieiras Cortland é popular entre os jardineiros domésticos. Esta variedade atrai pelo sabor e pela capacidade da fruta ser armazenada por muito tempo. A própria árvore, devido à sua compactação, é adequada para o cultivo em chalés de verão. Mas, como qualquer variedade, a Cortland possui características de cultivo próprias que devem ser levadas em consideração se houver perspectivas de uma boa colheita.
- História do desenvolvimento de variedades
- Descrição e recursos
- Quais são os prós e os contras da variedade?
- Principais características da macieira Cortland
- Tamanho da árvore
- Avaliação de frutas
- Resistência do inverno
- Resistência a doenças
- Frequência de frutificação
- Produtividade
- Regiões de distribuição
- Conclusão
História do desenvolvimento de variedades
A variedade foi criada por criadores americanos em 1898.Para obtê-lo, funcionários da Estação Experimental de Reprodução de Nova York cruzaram duas variedades populares na época - McIntosh e Ben Davis. Cortland ganhou fama mundial após a Primeira Guerra Mundial.
Descrição e recursos
Para descrever esta variedade, em primeiro lugar, deve-se atentar para duas características - o tamanho da árvore e as características do fruto. Esta macieira é classificada como de médio e médio rendimento. Os frutos são de tamanho médio, mas apresentam sabor agradável e belo aspecto.
Quais são os prós e os contras da variedade?
A macieira Cortland possui vantagens que obrigam muitos jardineiros domésticos a dar-lhe preferência:
- seus frutos são armazenados por muito tempo;
- têm sabor pronunciado;
- aparência atraente;
- A planta é compacta e com copa densa.
Ao mesmo tempo, não se pode deixar de notar uma série de deficiências que fazem alguns veranistas pensarem em iniciar esta variedade:
- resistência média à crosta;
- baixa resistência ao oídio;
- Rendimento médio.
Quem se interessa por indicadores de produtividade deve ficar atento a essas características.
Principais características da macieira Cortland
A macieira Cortland possui uma série de características que a distinguem de outras variedades famosas. Eles dizem respeito tanto à própria árvore quanto ao fruto.
Tamanho da árvore
As macieiras Cortland têm uma altura média que não ultrapassa os seis metros. Sua coroa é larga, com piramidalidade um tanto pronunciada.
As árvores são fortes. A casca cinza-bordô do tronco não apresenta rugosidade e é lisa. Uma característica distintiva dos brotos é um número significativo de pequenas lentilhas. Além disso, apresentam cor bordô e formato rebaixado. Eles raramente assumem qualquer forma que não seja direta.
As bordas das folhas são grandes. E seus pratos são planos.Em geral a folhagem é densa. Ao mesmo tempo, a parte inferior da folha é fosca, verde-acinzentada, e a parte superior é brilhante e brilhante. O desenvolvimento dos frutos ocorre em seus cachos.
Avaliação de frutas
As maçãs desta variedade não diferem em tamanho e peso significativo - até 130 gramas. O formato da fruta é um tanto alongado e aerodinâmico. A pele é macia e fina.
A cor dos frutos verdes é amarelo-esverdeado com listras vermelhas quase imperceptíveis. A névoa é claramente visível. À medida que amadurecem, tornam-se mais vermelhos. Outra característica distintiva das maçãs é a cobertura azulada.
Mas essas não são as únicas características dos frutos da variedade Cortland. Também observado:
- tamanho significativo do recesso do pedúnculo, em forma de cone;
- copo pequeno, ligeiramente aberto ou completamente fechado;
- o caroço superior da fruta é pequeno;
- câmaras de sementes livres e amplas;
- polpa com tonalidade esbranquiçada e vermelhidão nas bordas;
- aroma rico.
O pedúnculo desta variedade é pequeno e de cor verde, que fica amarelo quando as maçãs estão maduras.
Resistência do inverno
Cortland é uma variedade resistente ao inverno. Criado na América do Norte e pode suportar temperaturas extremamente baixas. Graças a isso, é adequado para cultivo na maioria das regiões da Rússia, mesmo nos climas mais adversos.
Resistência a doenças
A resistência excepcional a doenças e pragas é uma das razões pelas quais as macieiras Cortland são tão populares. Mas isso não significa que, em princípio, não sejam afetados por eles. Infelizmente, existem duas doenças que estas plantas ainda podem sofrer, sob certas condições desfavoráveis:
- oídio;
- crosta.
O principal sintoma do oídio é uma camada branco-acinzentada nas folhas.Com o tempo, a folhagem afetada pela doença fica marrom e cai. A placa também aparece nos brotos. Mais tarde, eles perdem a forma e morrem.
A doença não contorna as inflorescências, assim como os frutos. Os sintomas são os mesmos de quando os brotos são afetados. Uma rede cor de ferrugem se forma na fruta.
A principal condição para o desenvolvimento (oídio ou crosta) é chamada de noites frias de verão combinadas com alta umidade. A queda das gotas de orvalho da manhã desempenha um papel importante.
Frequência de frutificação
A variedade é daquelas que começa a frutificar rapidamente. Se for enxertado em porta-enxerto anão, a primeira colheita é obtida já no terceiro ano.
A árvore floresce em meados de maio. Na Zona Média, durante uma primavera fresca, o início do processo é adiado até o início de junho. De acordo com a época de amadurecimento dos frutos, é classificado como pré-inverno - os frutos são colhidos em meados de outubro.
A frutificação é igualmente regular nas macieiras enxertadas e nas cultivadas a partir de mudas. Estes últimos, aliás, começam a produzir safras no sexto ano. O rendimento geral é médio.
Produtividade
Esta variedade de maçã tem um rendimento médio que, em condições favoráveis, torna-se elevado. Ao mesmo tempo, dá frutos regularmente. Anos magros são raros para ele.
Regiões de distribuição
Esta variedade é comum em quase todas as regiões da Rússia, exceto no Extremo Norte. Frequentemente encontrado nas regiões de Volgogrado e Saratov, onde as condições para o cultivo de maçãs são adequadas.
Conclusão
A macieira Cortland é apreciada por muitas coisas - pelo seu sabor agradável e bela aparência, pela sua durabilidade e capacidade de sobreviver a diversas condições climáticas. Não requer cuidados constantes durante o cultivo.
O principal é prevenir infecções por sarna e oídio.Para isso, deve-se evitar locais úmidos e usar medicamentos preventivos em anos úmidos e frescos.