Os jardineiros usam métodos diferentes para combater os besouros da casca das macieiras. É difícil salvar árvores afetadas pelo besouro. As medidas são eficazes na fase inicial. Estágios avançados não podem ser tratados. As macieiras comidas pelo besouro são destruídas. Para proteger o jardim das pragas, recorrem a receitas populares e produtos químicos.
- Características biológicas do besouro da casca
- Tipos de besouros
- Por que o besouro da casca é perigoso para um pomar de maçãs?
- Como detectar a presença de besouro: vestígios e sinais de parasitismo
- Combatendo o parasita com componentes químicos
- Tipos de fundos
- "Senezh-Insa"
- "Cortador"
- "Vitalizador NV-101"
- "Bi-58"
- Esquema de tratamento e prevenção com medicamentos
- Armadilhas e repelentes
- Injeção do barril
- Métodos tradicionais
- Estimulação da imunidade da macieira para proteção contra o besouro da casca
Características biológicas do besouro da casca
O besouro da casca da maçã é um besouro marrom (marrom escuro). Comprimento do corpo não superior a 4 mm. Os adultos voam. As tampas rígidas dos para-lamas são cobertas por um padrão de pontos em forma de listras paralelas. Na primavera, durante o período de floração em massa das árvores frutíferas, os insetos começam a voar. As fêmeas escolhem uma árvore para si, fazem buracos nela e põem ovos. Deles emergem larvas - vermes brancos com mandíbulas poderosas.
As larvas causam os principais danos à árvore. Até a próxima primavera eles se alimentam de madeira e corroem o tronco. Antes de se tornarem adultos, eles se transformam em pupas. Na primavera, o ciclo de desenvolvimento se repete (adulto, ovo, larva, pupa, adulto).
Tipos de besouros
Os besouros da casca são uma ameaça para árvores, construções de madeira e produtos de madeira. Existem 750 espécies de pragas de árvores no mundo. Os tipos mais comuns:
- Alburno.
- Luboed.
- Impressora.
- Amolador de móveis.
- Besouro chato da madeira.
- Xilófago.
- Shashel.
Por que o besouro da casca é perigoso para um pomar de maçãs?
Um pequeno besouro pode destruir um jardim inteiro. Como vítima, o besouro da casca escolhe árvores frutíferas que, devido ao plantio inadequado ou denso, apresentam sistema radicular pouco desenvolvido e danos mecânicos à casca.
Há momentos em que as pragas atacam uma macieira completamente saudável.
As larvas de pragas comem madeira em toda a circunferência do tronco. A nutrição da árvore se deteriora e a infecção penetra através de inúmeras passagens. As macieiras morrem por falta de nutrientes e doenças fúngicas.
Como detectar a presença de besouro: vestígios e sinais de parasitismo
É necessário inspecionar os troncos das macieiras para identificar a tempo a praga. Os pássaros voando para o jardim podem se tornar indicadores. Você deve ter cuidado se um pica-pau estiver operando nele.
Sinais visuais do besouro da casca da maçã:
- buracos na superfície da casca;
- gotas de goma;
- poeira, cuja estrutura se assemelha a serragem fina.
A cor dos detritos determina o grau de dano. Escuro - estágio inicial. O besouro não penetrou profundamente no tecido da madeira. A serragem leve indica que os besouros penetraram profundamente na madeira e será difícil salvar a macieira.
Combatendo o parasita com componentes químicos
Em primeiro lugar, determina-se o grau de dano à árvore para determinar como lidar com o besouro. Todos os métodos serão inúteis se a casca cair em pedaços. Se ficar firme e houver poucos buracos no tronco, a macieira pode ser salva.
Tipos de fundos
Inseticidas são usados para controlar besouros. É dada preferência a medicamentos de amplo espectro. Eles penetram profundamente no tecido da madeira e atuam em larvas e adultos. Com a ajuda de produtos químicos, as copas das árvores frutíferas são tratadas antes do início do verão do besouro. Repita a pulverização após 2 semanas. Além disso, as árvores são alimentadas com fertilizantes, são feitas podas sanitárias, são retirados tocos velhos e penduradas armadilhas no jardim.
"Senezh-Insa"
Este produto para processamento de madeira e produtos madeireiros é produzido pela empresa russa Senezh. O concentrado aquoso é comercializado em embalagens plásticas de 5 litros e 60 litros. O produto penetra profundamente no tecido da madeira. Resultados do processamento:
- larvas e besouros adultos morrem;
- bactérias e fungos não se multiplicam;
- a droga repele novas pragas.
O custo do produto em uma vasilha é de cerca de 600 rublos, em uma embalagem grande - cerca de 4.000 rublos.
"Cortador"
Inseticida-acaricida russo, análogo do medicamento "Tolstar", produzido nos EUA.Uso pretendido: controle de pragas em hortaliças. O produto pode ser utilizado em estufas.
Forma de liberação: emulsão (concentrado), embalagem:
- recipientes com volume de 5 l;
- Garrafas de 1 litro.
Preventivo processamento de macieira realizado uma semana antes do vôo em massa de besouros. O efeito protetor dura de 20 a 30 dias. O tratamento dos troncos (⅔ altura) é feito com pulverizador industrial, é preparada uma solução a 3%. “Clipper” destrói larvas e adultos do besouro e mata outras pragas de jardim.
"Vitalizador NV-101"
Medicamento atóxico, todos os princípios ativos são de origem natural. A árvore é protegida de pragas e infecções por um extrato obtido de plantas (banana, pinheiro, cipreste, cedro). Forma de liberação HB-101: grânulos, líquido.
Esquema de processamento:
- após a floração, primeira pulverização da macieira;
- O 2º e 3º tratamentos são realizados com intervalo de 7 dias;
- a solução é preparada a partir de 10 litros de água e 1 ml do medicamento.
"Bi-58"
O remédio alemão é eficaz contra besouros e larvas. Quando entra no intestino, causa a morte. A droga tem a forma de uma emulsão concentrada. É acondicionado em embalagens de 1 a 10 litros. "BI-58" pode ser misturado com o medicamento "Clipper". Isso aumenta o efeito terapêutico do inseticida. O produto é tóxico para humanos e abelhas.
Deve ser utilizado com cuidado, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante.
Esquema de tratamento e prevenção com medicamentos
Um plano de ação aproximado ajudará a tratar o besouro da casca das macieiras e a realizar tratamentos preventivos.
Período | Agente de pulverização | Outros métodos |
Antes que os botões se abram | Cobertura com "Diammofoska" | Poda sanitária, caiação do tronco |
Quando as folhas estão florescendo | Curativo de raiz "Gumi-30 Universal" | |
Início da floração | Tratar a coroa com “Bogaty-Micro” e o tronco com “Bitoxibacilina” | Pendure repelentes de besouros antiferomônios nas árvores |
Fim da floração | Trate o barril com Confidor Extra duas vezes (intervalo de 14 dias) | |
Trate a folha com “HB-101” | ||
Quando uma praga é detectada | Limpe os movimentos | |
Seringa com solução Confidor Maxi | ||
Cubra os buracos com verniz | ||
Espalhe grânulos “HB-101” ao redor do tronco da árvore e insira-os no solo | ||
No outono, depois que as folhas caíram completamente | Poda sanitária | |
Destruição de folhas | ||
Caiação do tronco, ramos esqueléticos |
Armadilhas e repelentes
Armadilhas especiais tratadas com feromônios são vendidas em lojas de jardinagem. Eles são colocados no jardim da primavera ao início do verão. O cheiro atrai adultos. Armadilhas com besouros são destruídas.
O princípio de funcionamento dos repelentes é diferente. Os dispositivos emitem um odor ameaçador ou um sinal de perigo. Ao fazer isso, eles forçam os besouros a procurar outro habitat.
Injeção do barril
Você pode se livrar do besouro nos estágios iniciais da infecção por meio de injeção. Soluções de medicamentos podem ser injetadas nas passagens:
- "Anti-bug";
- "Calipso";
- "Confidor";
- "Karbofos".
Para realizar o trabalho é necessária uma seringa de grande volume. Etapas de processamento:
- Preparação da solução.
- Injetando fluido no buraco.
- Cobrindo a passagem com verniz de jardim.
Métodos tradicionais
Se forem detectadas passagens de besouros, o tronco da macieira deve ser coberto com uma mistura de esterco e cal apagada na proporção de 1:1. A aplicação densa garante um resultado positivo. Macieiras danificadas podem ser tratadas com uma solução preparada com os seguintes ingredientes:
- água 10 litros;
- sabonete líquido 2 litros;
- ácido carbólico 2 kg.
Estimulação da imunidade da macieira para proteção contra o besouro da casca
As macieiras enfraquecidas sofrem com o besouro da casca.A madeira de uma árvore saudável é forte, tornando mais difícil para os besouros sobreviverem e se reproduzirem ali. Medidas que aumentam os poderes protetores das macieiras são realizadas para prevenir a praga.
Ative o sistema imunológico, melhore a qualidade da fotossíntese com a ajuda do “HB-101”. Etapas das medidas preventivas:
- Na primavera, os grânulos de sementes são espalhados ao redor do perímetro do tronco da árvore;
- após a floração pulverizar a copa 3 vezes com uma solução (1 ml do produto para cada 10 litros de água), com intervalo de 7 dias.
Usando o fertilizante “Rich-Micro”, os tecidos ficam saturados com microelementos. A fertilização aumenta a resistência a infecções e pragas. Aplicar “Rico-Micro Cobre + Zinco + microelementos”. Ao preparar uma solução, dissolva 1 colher de sopa em 10 litros de água. eu. fertilizantes O tratamento é realizado por folha 4 vezes com intervalo de 7 dias.
Para aumentar a resistência ao estresse, as macieiras são regadas com solução Gumi-30 Universal uma vez a cada 2 semanas. A pasta (100 g) é diluída em água (200 ml). O concentrado é usado para preparar uma solução de trabalho. Para 10 litros de água adicione 1 colher de sopa. eu.
É difícil salvar uma árvore afetada pelo besouro da casca. Os tratamentos preventivos planejados do jardim com preparações modernas são a melhor opção no combate ao besouro.