Existem vários motivos pelos quais uma macieira pode secar no verão. Os jardineiros costumam encontrar esse problema quando a coroa verde de repente começa a amarelar e secar. Se a causa não for descoberta a tempo e nenhuma ação for tomada, a árvore pode morrer. Entre os principais fatores desfavoráveis estão pragas e doenças, falta de nutrientes no solo, falta ou excesso de umidade.
- As principais razões para a macieira secar
- Mudas
- As árvores jovens estão secando
- Árvores frutíferas maduras
- O efeito do calor e da seca do verão na macieira
- Sinais característicos
- Nas folhas
- Nos galhos
- No porta-malas
- Em flores
- Nas frutas
- Remédios anti-ressecamento
- Doença da maçã relacionada
- Não relacionado a doença
- Quando os esforços de resgate devem começar?
- Prazos
- Tecnologia de processamento
- Rega e fertilização oportunas
- Prevenção
As principais razões para a macieira secar
O murchamento e o ressecamento das folhas e galhos de uma macieira podem ocorrer por vários motivos. Os principais fatores desfavoráveis incluem:
- cuidados inadequados e violação de práticas agrícolas;
- ataque de pragas de insetos;
- infecção por várias infecções;
- falta de microelementos no solo (falta de fertilização).
A árvore não pode secar rapidamente. Isso ocorre ao longo de várias temporadas, portanto, jardineiros atentos podem salvar a árvore identificando a causa e tomando as medidas adequadas.
Mudas
Freqüentemente, os galhos e folhas de uma macieira jovem começam a secar e cair. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:
- Solo inadequado para o crescimento da macieira faz com que as folhas murchem, sequem e caiam. As árvores não devem ser plantadas em solos com alto teor de pequenas pedras. A composição do solo argiloso e arenoso não é adequada.
- As mudas podem morrer devido ao ambiente inadequado. O sistema radicular de outras plantas não permite o desenvolvimento das raízes da macieira.
- É imprescindível observar o momento do plantio das mudas. O plantio é realizado na primavera e no outono em solo preparado. As árvores plantadas muitas vezes não se desenvolvem mais no verão.
- A folhagem da muda reage ao calor. Portanto, a causa da queda das folhas no verão é o ar quente e seco.
Os brotos de uma muda recém-plantada podem secar por falta ou excesso de umidade, bem como por adubação inadequada.
As árvores jovens estão secando
Se uma macieira jovem, que ainda não completou 5 anos, começar a secar, medidas urgentes devem ser tomadas.Eles são mais vulneráveis a fatores ambientais adversos e cuidados inadequados:
- Nas árvores jovens, o sistema radicular já está suficientemente formado, espalhando-se por longas distâncias. Se a água subterrânea fluir próximo ao subsolo, o fornecimento de oxigênio será interrompido e as raízes apodrecerão. A árvore para de crescer, perde as folhas e o número de colheitas é significativamente reduzido.
- Se o desbaste e o afrouxamento periódicos não forem realizados ao redor de uma macieira jovem, algumas ervas daninhas e gramíneas podem interferir no seu desenvolvimento.
- O tratamento inadequado com produtos de controle de pragas e doenças pode causar queimaduras. O uso excessivo ou a falta de manutenção das proporções na diluição da solução causa danos às folhas, cascas e brotos.
Árvores jovens e imaturas geralmente morrem devido ao ataque de várias pragas e infecções por doenças. As raízes jovens são frequentemente comidas pelas larvas do cockchafer.
Árvores frutíferas maduras
As macieiras, que há muitos anos proporcionam uma rica colheita, também podem começar a secar e morrer repentinamente. Há várias razões para isso:
- o inverno é muito frio e as árvores não estão preparadas para o inverno (os troncos são embrulhados para o inverno para evitar a formação de rachaduras);
- devido à proximidade com outras árvores frutíferas maduras e poderosas, a macieira não recebe nutrientes suficientes e a copa seca;
- A poda inadequada dos galhos leva ao enfraquecimento da macieira e, se o local do corte não for tratado, aumenta o risco de doenças;
- Para vacinar é necessário conhecimento e habilidades, portanto, um procedimento realizado incorretamente também causa ressecamento.
As macieiras mais antigas do local reduziram a imunidade e ficaram mais fracas, por isso têm maior probabilidade de serem atacadas por pragas e infectadas com doenças infecciosas.
O efeito do calor e da seca do verão na macieira
A razão para o ressecamento da colheita pode ser as condições climáticas. O problema ocorre especialmente nas regiões do sul, quando a temperatura do ar em junho ou julho está acima de +30 graus. O ar quente e a luz solar direta contribuem para a rápida evaporação da umidade da superfície das folhas e elas começam a secar.
Sinais característicos
Os sinais de ressecamento em diferentes partes da macieira aparecem de diferentes maneiras. Apenas as folhas de uma parte da árvore ou apenas a copa podem secar. Os motivos podem estar relacionados a condições climáticas desfavoráveis, cuidados inadequados, doenças e pragas.
Nas folhas
Devido a cuidados inadequados, galhos e folhas secam apenas de um lado da árvore. Isso acontece devido à falta de fertilização oportuna, ao plantio de arbustos poderosos próximos à árvore e à falta de afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo ao redor do tronco. As bordas das folhas começam a secar e aparecem manchas amarelas.
Nos galhos
As pontas dos galhos das macieiras secam devido a danos nas raízes, infecções por doenças, umidade excessiva do solo ou enxertos inadequados. Os ramos jovens começam a secar por cima. A causa pode ser a falta de potássio no solo.
Se apenas ramos individuais morrerem e as bordas das folhas secarem, isso significa que a água subterrânea está passando nas proximidades. As raízes que chegam à água começam a apodrecer. Como resultado, os galhos e as folhas secam.
No porta-malas
Na maioria dos casos, o tronco e a casca começam a secar como resultado de uma infecção fúngica ou de danos à árvore causados pelo câncer negro.A casca escurece, aparecem protuberâncias, separa-se facilmente, expondo o tronco.
Em flores
Também podem surgir problemas durante a floração da macieira. As flores secam e caem com mais frequência como resultado de doenças ou falta de componentes minerais. Portanto, assim que aparecerem os botões, recomenda-se pulverizar com preparações como Zircão e Epin. Quando as flores desabrocham, são borrifadas com os preparados “Bud” e “Ovary”.
Nas frutas
Se os galhos secarem junto com as maçãs, o motivo está associado a algum tipo de doença. Na maioria das vezes é podridão parda. Manchas marrons aparecem nas frutas e se espalham rapidamente. As maçãs secam e caem antes de atingirem a maturação completa.
Remédios anti-ressecamento
O conjunto de medidas destinadas a salvar uma árvore doente depende dos motivos que levaram ao amarelecimento e ressecamento da copa. É possível salvar a cultura com soluções preparadas a partir de medicamentos adquiridos ou remédios populares.
Doença da maçã relacionada
Se a macieira for atacada por pragas ou estiver doente, então, além do ressecamento das folhas e galhos, há outros sinais:
- Uma doença comum que na maioria dos casos afeta macieiras velhas é a citosporose. A casca e os galhos secam e formam-se protuberâncias escuras no tronco e nos frutos.
- O câncer negro é uma doença difícil de tratar. A luta está na remoção oportuna dos ramos doentes. Manchas e listras pretas aparecem nas folhas. Depois de algum tempo, galhos inteiros secam.
- A crosta causa o aparecimento de manchas marrons nas folhas. À medida que a doença progride, as folhas secam e caem.
- O oídio aparece como uma camada branco-acinzentada nos botões e folhas da árvore. Uma doença fúngica que surge durante a fase de floração leva à queda de flores e ovários.
Os meios de combate às doenças incluem o tratamento de outono com sulfato de cobre, a pulverização anual das árvores com calda bordalesa ou preparações “Hom”, “Abiga-Peak”, “Skor”, “Topázio”, “Vectra”.
Não relacionado a doença
A colheita de frutas deve ser cuidada com os devidos cuidados:
- Se o solo estiver excessivamente úmido, é melhor transplantar a árvore para outro local ou drenar o solo.
- Se houver falta de umidade em dias secos e quentes, são realizadas regas regulares e abundantes.
- Periodicamente, remova ervas daninhas e solte o solo ao redor de cada árvore frutífera.
Se a causa do ressecamento da árvore não for uma doença, é mais fácil lidar com o problema:
- Se a árvore secar devido ao congelamento após o inverno, é recomendável regá-la com água morna com adição de nutrientes.
- Se a água subterrânea flui por toda a área e não é possível replantar as mudas, é necessário manter um tamanho pequeno de árvores. O sistema radicular não sofrerá muito estresse e a macieira se desenvolverá ainda mais.
- Uma solução de heteroauxina ajudará a curar feridas após a poda.
- Uma árvore perene seca por motivos naturais: fertilizar e remover galhos velhos e secos ajudará a prolongar a vida da macieira.
Se todas as práticas agrotécnicas forem seguidas, a colheita poderá ser restaurada rapidamente. Se a causa não for eliminada a tempo, a qualidade e a quantidade da colheita diminuem.
Quando os esforços de resgate devem começar?
O combate ao ressecamento começa imediatamente após a descoberta do problema para evitar a destruição total da lavoura. A desaceleração leva à diminuição da produção e à morte da árvore frutífera.
Prazos
O tratamento das árvores começa em março e continua até o final do outono:
- Na primavera, as árvores são tratadas para prevenir o aparecimento de pragas e doenças.As áreas são tratadas após poda de galhos velhos e doentes.
- No verão, organize o tratamento adequado do solo com fertilizantes e umidade.
- No outono, a árvore frutífera está preparada para o inverno.
Você não pode pular nenhuma das etapas do cuidado da colheita. Isso reduzirá a probabilidade de várias partes da árvore secarem.
Tecnologia de processamento
Na maioria dos casos, a causa do ressecamento das árvores são doenças e pragas. O processamento das macieiras é feito de acordo com um determinado esquema, que não permite excesso de agrotóxicos:
- Antes que os botões inchem, para se livrar das pragas do inverno, faça a primeira pulverização com uma solução de uréia.
- Para proteger os botões das pragas, o tratamento é realizado com preparações como “Skor”, “Chorus” e mistura bordalesa.
- Após a floração, a pulverização é realizada com preparações como “Marshal”, “Nurel”, “Neoron”. Se o tratamento for realizado para fins profiláticos, a solução é preparada com preparações menos seguras: “Fitoverm”, “Barrier”, “Aktofit”.
- No verão, basta aplicar fertilizantes, o que aumentará a resistência da cultura a diversos fatores desfavoráveis.
- No outono, a pulverização é realizada para fins preventivos, utilizando o medicamento "Skor" ou calda bordalesa.
No verão, quando as frutas começam a amadurecer, não se pode usar produtos químicos.
Rega e fertilização oportunas
Para a aplicação dos fertilizantes, são feitos furos de 6 cm de profundidade ao redor da macieira, onde são colocados os componentes nutrientes. Em julho é melhor usar nitrogênio, e em agosto fósforo e potássio.
Estrume fresco não deve ser usado como fertilizante. É mais útil diluir o componente em um balde com água e despejar a solução resultante no solo ao redor do tronco.Para aumentar os benefícios, adiciona-se superfosfato à solução.
Para cultivar a terra ao redor da macieira, você precisa escolher apenas água morna e estabilizada. A primeira rega é feita imediatamente após a floração e depois durante a formação dos frutos. A última rega é realizada no final de agosto. Após cada rega, recomenda-se soltar o solo.
Prevenção
A prevenção consiste em seguir as regras de cuidado das fruteiras:
- Folhas caídas e galhos cortados devem ser retirados do local ou queimados. Eles não podem ser usados como cobertura morta.
- Após o corte, o corte é tratado com soluções especiais.
- É dada especial atenção à preparação da macieira para o inverno. O solo ao redor do tronco é coberto com cobertura morta e o próprio tronco é coberto. Depois que a neve cai, um grande monte de neve se forma perto do tronco.
- Os fertilizantes são aplicados periodicamente.
- Na primavera, são realizados dois tratamentos fungicidas.
Os remédios populares usados no cuidado de uma macieira são seguros e eficazes, especialmente para fins preventivos. Portanto, é necessário seguir as recomendações preventivas para evitar o desenvolvimento de problemas.