Quando as folhas da macieira começam a secar, significa que algo está errado com a árvore frutífera. Esta situação pode surgir por vários motivos. Então, talvez o dono da árvore do jardim tenha cometido erros no cuidado dela ou houvesse condições climáticas desfavoráveis na época do crescimento. Em todo caso, não importa o que faça com que as folhas da árvore sequem, é preciso salvá-la da morte. A seguir, você aprenderá o que fazer se as folhas de uma macieira murcharem.
- Causas comuns e sintomas associados
- Condições atmosféricas e climáticas
- Plantio e cuidados inadequados
- Solo inadequado
- Doenças foliares
- Crosta
- Oídio
- Míldio
- Doenças da casca
- Cancro da maçã europeia
- Citosporose
- Câncer negro
- Como tratar e o que fazer se as folhas da macieira secarem
- Se a árvore estiver doente
- Em mudas jovens
- E ficar amarelo na primavera e no verão
- E eles caem abundantemente
- Como depois de uma queimadura
- E se enrolar
- Ao longo das bordas
- Depois da floração
- Durante a floração
- No topo
- Filiais inteiras
- Conselhos de jardineiros sobre cuidados e prevenção adequados
Causas comuns e sintomas associados
Existem muitas razões pelas quais as folhas da macieira começaram a secar. No entanto, existem os mais comuns. A seguir sugerimos que você se familiarize com os motivos populares, bem como descubra quais são seus sintomas.
Condições atmosféricas e climáticas
Se falamos de razões atmosféricas ou climáticas, em primeiro lugar, vale a pena mencionar a falta de luz solar. Assim, tal fenômeno leva à interrupção do processo de fotossíntese, razão pela qual a folhagem da árvore fica amarela e seca. Junto com isso, acontece também que as folhas caem sem sequer ter tempo de secar.
Plantio e cuidados inadequados
O motivo mais comum é o plantio inadequado e posterior cuidado com as árvores. Por exemplo, uma cultura pode começar a secar se crescer em solo argiloso ou argiloso pantanoso. Por isso, no outono recomenda-se adicionar farinha de dolomita, giz ou cal ao solo. Essa medida é utilizada para enriquecer o solo com cálcio. Areia ou turfa também são adequadas para este fim.
Jardineiros experientes não recomendam o plantio de cereais silvestres, como capim-rabo-de-raposa ou capim-rabo-de-gato, próximo à macieira. Essas culturas podem afetar negativamente a macieira próxima a elas.
Solo inadequado
Plantar uma macieira em solo inadequado também pode causar perda de folhas. Muitas doenças das árvores surgem devido à falta de certos componentes, especialmente componentes nutricionais.Este processo é chamado de jejum.
Distinguem-se os seguintes tipos de jejum: boro, manganês, magnésio, potássio e zinco.
Doenças foliares
A próxima razão para a queda das folhas de uma macieira pode ser a doença. A seguir, propomos considerar as doenças foliares mais conhecidas.
Crosta
Certamente não existe um único jardineiro que não tenha encontrado, pelo menos uma vez na vida, um problema como a sarna. É uma doença fúngica que se caracteriza pelo aparecimento de uma camada verde-acastanhada nas folhas. Como resultado, eles secam e caem.
Se você não começar a tratar a árvore em tempo hábil, os esporos desta doença podem facilmente se espalhar para os frutos. Você pode perceber pela maneira como as maçãs ficam cobertas de manchas escuras. Em geral, não se pode dizer que o balde cause danos irreparáveis à árvore, mas prejudica sua apresentação.
Oídio
Uma doença como o oídio é caracterizada pelo aparecimento de uma camada branca suja nas folhas de uma árvore e em seus brotos. Depois de algum tempo eles secam e caem. Uma macieira afetada por esta doença frutifica mal e praticamente para de crescer.
Se você não tratar em tempo hábil, os esporos penetrarão no solo e viverão lá sem problemas até a primavera, após a qual infectarão a árvore novamente. O oídio gosta de se instalar em plantas que escolhem um lugar para si em solo encharcado.
Míldio
O míldio começa com o aparecimento de manchas brancas, que com o tempo tornam-se cinza-violeta. Esta doença também é chamada de míldio. As folhas afetadas secam e caem rapidamente. A árvore para de dar frutos e de crescer bem.
Doenças da casca
Se houver doenças na casca da macieira, com o tempo seus brotos deixam de receber os nutrientes e a umidade necessários ao crescimento.Devido a alterações patológicas, a árvore seca.
Cancro da maçã europeia
O câncer europeu é caracterizado pelo fato de que no tronco e nos galhos da árvore começam a aparecer protuberâncias e amassados, caracterizados por uma cor marrom-avermelhada. Se você olhar sob a vegetação, poderá encontrar uma ferida ou até mesmo o câmbio do tronco exposto embaixo dela.
Citosporose
Um dos primeiros sinais desta doença é o aparecimento de protuberâncias escuras com úlceras marrom-avermelhadas na casca. Com o tempo, o tronco da macieira, afetado pela citosporose, resseca e os componentes nutricionais necessários não chegam às folhas. A doença é considerada muito perigosa, especialmente se seus esporos se espalharem pela árvore - como resultado, ela inevitavelmente secará.
Câncer negro
Reconhecer o câncer negro é bastante simples. Afinal, a doença é caracterizada pelo aparecimento de uma placa preta. Parece que os galhos estão cobertos de fuligem. Por sua vez, as folhas ficam marrons e secam.
É necessário tratar esta doença imediatamente, pois uma macieira afetada pelo câncer negro pode morrer literalmente em uma estação.
Como tratar e o que fazer se as folhas da macieira secarem
Com os motivos da situação quando sai macieiras estão começando a secar, nós descobrimos. É hora de saber o que tratar e o que fazer nessas circunstâncias para manter a árvore frutífera saudável. O regime de tratamento e as ações necessárias são selecionados dependendo do problema que está ocorrendo. A seguir, consideraremos as maneiras mais comuns pelas quais os problemas se manifestam em uma macieira.
Se a árvore estiver doente
Se uma árvore estiver doente e suas folhas secarem, é necessário examiná-la cuidadosamente para descobrir o que causou isso.Portanto, se esta for uma das doenças da casca ou das folhas, é necessário um tratamento adequado em cada caso individual.
Em mudas jovens
Uma macieira jovem pode ter problemas devido a mudanças bruscas de temperatura, o que ocorre principalmente no inverno ou na primavera. Infelizmente, nada pode ser feito.
E ficar amarelo na primavera e no verão
Se a macieira deu uma boa colheita em julho e agosto, pode faltar nutrientes à árvore e é melhor alimentá-la.
Residentes de verão experientes recomendam o uso de fertilizante Kemira ou Sudarushka para esses fins. Se a macieira já não for jovem, o amarelecimento das folhas pode indicar que necessita de alguma poda anti-envelhecimento.
E eles caem abundantemente
As folhas podem cair significativamente devido à seca. A solução é simples: regue com freqüência. Se o sistema raiz estiver danificado, a árvore não poderá ser salva.
Como depois de uma queimadura
Se a queima ocorrer por excesso de fertilizante, a árvore deve ser regada abundantemente. A causa também pode ser a influência de venenos. Neste caso, a folhagem é tratada com uma solução de vinagre ou refrigerante.
E se enrolar
Aqui a árvore é verificada quanto a todas as possíveis causas de ressecamento das folhas e ações são tomadas de acordo com a situação.
Ao longo das bordas
Se isso acontecer por excesso de fertilizantes, regue abundantemente.
Depois da floração
Se a árvore não apresentar danos óbvios, a culpa é do inverno desfavorável. A árvore não pode ser salva.
Durante a floração
Isso pode ser consequência da fome da macieira. É necessário fertilizar.
No topo
Se as folhas de uma macieira jovem começarem a secar até o topo da árvore, isso é um alarme. Muito provavelmente, o local do enxerto está danificado ou as raízes estão morrendo. Em qualquer caso, infelizmente, já não é possível corrigir a situação.Se isso aconteceu com uma velha macieira, pode indicar que sua vida útil expirou. Se a macieira não for jovem nem velha, mas a copa estiver secando, isso pode indicar que há uma fome complexa de microelementos essenciais.
Filiais inteiras
Isto pode ser devido à irrigação insuficiente.
Conselhos de jardineiros sobre cuidados e prevenção adequados
Há dicas de jardineiros experientes sobre cuidados adequados com macieiras e prevenção de doenças.
- A árvore está protegida do congelamento.
- É necessário controlar o aumento dos níveis das águas subterrâneas.
- Cuide periodicamente de alimentar a árvore.
- Execute regularmente medidas preventivas para combater parasitas e pragas.
- Certifique-se de que a poda ocorra de acordo com as regras.