Cada estação do ano agrada com características próprias. Com o início do outono, os donos da macieira Katerina aguardam a colheita. Essas frutas, tão doces e suculentas, são excelentes representantes de seus “pais”: as variedades Golden Delicious e Mekintosh Vazhek. A cultivar é uma das tardias, então você poderá transferir um pedaço do outono para o frio e as geadas sem perda de qualidade. Vamos dar uma olhada nas características.
Descrição da variedade
A variedade foi cultivada pela seleção ucraniana em 1978.As maçãs desta variedade apresentam formato de cone achatado, com superfície levemente nervurada na parte superior. O peso de uma fruta oscila em torno de 200 gramas, mais frequentemente – um pouco menos, de 160 a 190 gramas. A polpa é de delicada cor creme, com veios verdes, muito suculenta, densa e crocante.
Por fora, as maçãs de Katerina são rosadas, verde-amareladas, vermelhas, com um tom laranja no lado ensolarado. A pele é de espessura média, seca e densa. O sabor é doce, com acidez agradável e notas levemente picantes. O formato da macieira é piramidal, os galhos se espalham, os brotos são fortes.
A árvore se distingue por sua poderosa força de crescimento, a copa é grande e decomposta.
A folhagem é de cor verde padrão, com densidade média. Ao descrever a cultivar, deve-se mencionar que há muitos frutos na árvore, eles crescem como se estivessem em cachos. As frutas são mais consumidas in natura, mas também são utilizadas no preparo de sucos.
Características
Abaixo está uma descrição detalhada da variedade de macieira Katerina.
Vantagens e desvantagens da variedade
Antes de mais nada, vamos falar das vantagens:
- Precocidade. A variedade Katerina é doadora de frutificação precoce no melhoramento.
- Alto rendimento. Este fato agradará tanto o proprietário de um modesto jardim com diversas árvores quanto de uma grande plantadeira. Um grande número de frutos cresce e amadurece em uma árvore. Deve-se observar que não existem requisitos especiais para o cuidado da planta. Portanto, com o mesmo investimento de mão de obra e tempo, você obterá uma colheita muito maior do que outras variedades de macieiras.
- Excelente transportabilidade. Graças a este indicador, as maçãs Katerina são frequentemente exportadas para outros países, onde também são muito populares.
- Excelente sabor. Em uma escala de cinco pontos, Katerina recebeu nota de 4,5 a 4,9. Estes são números surpreendentes.
- As mudas ficam bem fixadas no solo, por isso não precisam ser mais fortalecidas. Você também ficará satisfeito com o fato de a árvore não formar brotos de raízes.
- O período de funcionamento do jardim é bastante longo - de 28 a 35 anos.
Se falamos de desvantagens, devemos mencionar a resistência média à seca. As regiões do sul da Ucrânia são caracterizadas pelo calor excessivo do verão e pela baixa precipitação. Nessa temperatura, os frutos não recebem umidade suficiente do solo. A consequência disso é a suculência insuficiente da fruta.
Devido ao fato de haver muitos frutos em uma árvore, isso cria a ameaça de galhos que não são grossos e fortes o suficiente para se quebrarem (o que acontece se a estação for rica em chuvas). Portanto, é necessário racionamento de flores e ovários.
Produtividade
Uma árvore adulta que atingiu a idade de oito anos produz uma colheita de 35 a 40 quilos de maçãs. Este é um excelente indicador do qual nem todas as cultivares podem se orgulhar.
Frequência de frutificação
A muda começa a frutificar, via de regra, no segundo, terceiro (no máximo quarto) ano após o plantio. A partir deste momento, a colheita amadurece todos os anos.
Resistência ao gelo
O indicador é excelente. De dezembro a junho do próximo ano, as maçãs da cultivar Katerina podem ser consumidas in natura. Basta lembrar que o período de nove meses deve ser amparado por condições corretas de armazenamento: proporcionar ventilação de boa qualidade no ambiente, com temperatura amena.
Resistência a doenças
A variedade possui forte imunidade a doenças e raramente é suscetível a elas. Os criadores notaram uma boa reação protetora contra sarna e oídio.
Época de floração e amadurecimento dos frutos
A macieira cultivar Katerina floresce no período intermediário. A árvore inteira está repleta de flores. Os frutos ficam prontos para a colheita no início de outubro. Porém, lembre-se que a essa altura os frutos já maduros cairão. Portanto, se o jardineiro pretende conservar as maçãs o maior tempo possível, comece a colheita até o final de setembro. As frutas amadurecem no porão ou na geladeira.
Regiões favoráveis para cultivo
Esta cultivar foi introduzida pela seleção ucraniana e tornou-se mais difundida na Ucrânia. Em 2001, a espécie foi incluída no Registro de Variedades Vegetais da Ucrânia para Polésia e Estepe Florestal. Fora do território da Ucrânia, para uma frutificação bem-sucedida, uma muda requer um clima temperado, solo fértil (chernozem) e uma quantidade suficiente de energia solar e calor.