A macieira Kostelya tem outro nome - maçã açucareira polonesa. É considerada uma das espécies mais populares. Os jardineiros adoram porque os frutos são bastante resistentes ao inverno e altamente resistentes à crosta. Frequentemente encontrado em jardins localizados na parte sudoeste da Bielorrússia. As árvores são duráveis, têm copa arredondada, Koshtelya frutifica regular e abundantemente.
Descrição da variedade
A macieira adulta apresenta copa arredondada, esparsa e arredondada, com ramos presentes.A sua popularidade reside no facto de, apesar da frutificação tardia, tolerar bem o frio. Também é resistente a danos de putrefação, não é suscetível a doenças e as pragas são raras. A macieira dá frutos uma vez a cada dois anos.
Principais características:
- número médio de folhas;
- o tronco tem muitos galhos;
- quanto à descrição das folhas - padrão, são de formato oval, cor - verde brilhante;
- as flores começam a desabrochar imediatamente após o aparecimento das folhas;
- árvore - longeva;
- Cada vez que o número de frutas aumenta.
Os frutos da maçã são de cor verde e formato redondo. Eles podem diferir em tamanho - frutos muito pequenos ou formas achatadas. A casca é lisa e sem manchas. O formato das maçãs é sempre cinzelado. O funil é largo, mas não muito profundo. O pires inferior tem leves nervuras e também é largo.
O pedúnculo é grosso e curto. A polpa da quebra é ligeiramente esverdeada, branca, densa, moderadamente açucarada. O sabor da fruta é doce, há acidez.
Maçãs desta variedade podem ser facilmente transportadas para outras cidades, mantendo bem a sua aparência original. Eles dão frutas às crianças desde cedo. A partir deles são preparados sucos, purês, geléias e outros pratos saborosos e saudáveis.
Características da macieira Kostela
A espécie é considerada de floração tardia e as maçãs são armazenadas de novembro a março. Acredita-se que a colheita seja feita quando as maçãs ainda estão verdes. A polpa é aromática e densa.
Em peso, as maçãs apresentam tamanho médio - 130-160 G. A macieira começa a dar frutos 3-4 anos após o plantio, produzindo colheitas ricas e regulares. O tamanho da árvore é médio - altura de até 2,5-3 m, copa ligeiramente espalhada.A resistência da variedade às geadas e às doenças está ao nível das melhores variedades imunes.
Dimensões
Peso de 130 a 160 gramas. As próprias árvores não crescem muito - o comprimento máximo é de 3 metros. A copa é ligeiramente espalhada, não densa.
Produtividade
Frutifica aproximadamente 8 a 12 anos após o plantio. Até este momento, cresce gradualmente. A cada frutificação, o número de frutos aumenta.
Frequência de frutificação
O aumento da produtividade ocorre gradativamente. Cada vez que o número de frutas aumenta. Quanto maior for a macieira, maior será o rendimento. Os frutos estão totalmente maduros no final de setembro. Mas a colheita, via de regra, começa no início de outubro.
A frutificação da macieira pode variar dependendo dos seguintes fatores:
- condições climáticas;
- condições climáticas em que a macieira está localizada enquanto floresce e ocorre a polinização;
- idade;
- a qualidade com que o cuidado é prestado.
Todas as frutas estão bem localizadas na árvore.
Resistência do inverno
A árvore tolera temperaturas frias, por isso em nossa região é especialmente popular devido aos invernos frios.
Resistência a doenças
Ao longo da sua existência, a variedade desenvolveu imunidade a um grande número de doenças diversas. As macieiras são resistentes a sarna e doenças fúngicas.
Os jardineiros recomendam pulverizar macieiras para obter uma boa frutificação e evitar doenças infecciosas que afetam um grande número de árvores frutíferas.
Colheita e armazenamento
A colheita amadurece tarde - no primeiro mês do outono, e a colheita começa no início de outubro. Os frutos são densos, por isso podem ser armazenados por muito tempo. Na hora de armazenar é importante considerar que as frutas necessitam de condições corretas de armazenamento.
Você pode comer maçãs sem problemas, mesmo nos primeiros dias do outono. A variedade não amadurece demais, os frutos têm casca muito densa e, se necessário, podem ser transportados por longas distâncias.
Quais são as variedades?
A partir desta variedade foi possível desenvolver vários tipos de maçãs; vamos analisá-los em detalhe:
- Iman. A árvore foi selecionada na Bielo-Rússia e a variedade foi registrada oficialmente em 1999. Resistente a doenças, os jardineiros afirmam que possui todas as melhores qualidades inerentes ao Koshtel. Resistente a crostas.
- Truta. Este tipo de macieira foi selecionado na Letônia. Pode ser classificada como uma variedade tardia de inverno. A variedade tem boa imunidade ao apodrecimento, crostas e frio. É muito popular devido à frutificação regular e excelente rendimento.
Todas as frutas das variedades podem ser oferecidas às crianças, desde que não sejam alergênicas.
Regiões de distribuição
A variedade é distribuída principalmente nas regiões de Gomel e Brest, na Bielo-Rússia. Adequado para cultivo em países de clima frio devido ao fato de tolerar bem o frio.