A variedade Brunette cereja tem muitas vantagens. Para colher anualmente uma colheita grande e de alta qualidade, é necessário ter uma abordagem responsável na escolha da muda e do local para o plantio. Ao criar certas condições e levar em consideração as regras de cuidado da colheita, você não terá que lidar com doenças e pragas, e os frutos ficarão suculentos e doces. O cuidado envolve estabelecer um regime de rega, fertilização e poda.
História de origem da variedade
A variedade Brunette foi criada por dois cientistas criadores, Kh. K. Enikeev e S. N.Satarova, por polinização livre da variedade cereja Zhukovskaya. A variedade foi incluída no Registro Estadual da Região Central da Federação Russa em 2001.
Descrição da variedade
A descrição da variedade afirma que a cereja é de tamanho médio e chega a atingir 2,5 metros. A copa é espalhada, em forma de bola e de densidade média. As folhas oblongas são de cor verde escura e possuem pequenos dentes arredondados nas bordas. Durante a floração, pequenas flores brancas se abrem.
Os frutos em si são pequenos, de formato redondo e achatado. O peso de uma cereja chega a 4 G. A casca grossa é de cor bordô escuro. A polpa é suculenta, de cor vermelho escuro. O caroço oval é facilmente separado da polpa madura. As bagas agarram-se firmemente ao pedúnculo, para que não caiam. O amadurecimento começa no final de julho.
As vantagens da variedade incluem:
- frutificação consistentemente alta;
- as cerejas toleram bem a seca;
- alta resistência a baixas temperaturas;
- os frutos maduros não se esfarelam nem racham por muito tempo.
O ponto fraco da variedade Brunette é a sua fraca resistência a doenças fúngicas.
Regras de pouso
A variedade Morena é plantada em área aberta, livre de luz solar e calor. As cerejas desenvolvem-se bem em solos férteis e soltos, caracterizados por alta aeração e acidez neutra.
Os trabalhos de plantio começam no final de abril, quando não há risco de retorno das geadas e o clima permanece quente e seco por longos dias. Mudas plantadas na primavera enraízam-se melhor e se adaptam ao novo local.
Cave um buraco com 60 cm de profundidade e no fundo deve ser colocada uma camada de drenagem de brita ou argila expandida. Em seguida, uma camada de solo é preenchida com adição de fertilizantes minerais e orgânicos.Depois disso, o solo normal é novamente preenchido e regado.
As mudas selecionadas são plantadas na cova de plantio preparada e cobertas com terra e regadas com água morna e sedimentada.
Características de cuidado
Cherry Brunette é despretensiosa e adapta-se rapidamente a qualquer condição. Mas para aumentar a produtividade é preciso seguir as regras de cuidado.
Aparar e modelar
Formação de cereja inclui vários pontos:
- poda de ramos laterais;
- folhagem rala;
- remoção de galhos danificados, secos e excedentes;
- rejuvenescimento da cultura.
Do tronco central da cerejeira surgem muitos ramos laterais que crescem em três camadas. Iniciam a poda a partir dos 50 cm de comprimento, iniciando-se a poda com galhos abaixo de 40 cm do solo.
Rega
Como a cereja morena continua a desenvolver-se sem humidade suficiente, a rega é efectuada apenas algumas vezes durante todo o período vegetativo: durante a floração, formação dos ovários, após a queda das folhas.
Um mês antes da colheita prevista, a rega é interrompida, mesmo que o tempo esteja seco. A umidade excessiva do solo leva à quebra dos frutos e ao seu apodrecimento.
Fertilizantes
Se fertilizantes foram aplicados ao solo durante o plantio, o fornecimento de componentes nutricionais será suficiente para 2 a 3 anos. Após dois anos, a fertilização é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- a fertilização é necessária após o período de floração;
- A aplicação repetida de fertilizantes é realizada após duas semanas.
Os fertilizantes devem conter potássio, fósforo e nitrogênio. Imediatamente após a alimentação, a área do tronco da cerejeira é regada com água. Isso promove melhor distribuição dos componentes nutricionais.
Pragas e doenças
A variedade cereja morena é danificada pelas seguintes pragas:
- pulgão cereja alimenta-se da seiva da planta, o que leva ao ressecamento da copa;
- gorgulhos e larvas adultos danificam botões, ovários, flores, sementes, resultando em diminuição da produção;
- as larvas da mosca comem as folhas, a planta se desenvolve lentamente ou para de crescer completamente;
- As lagartas da mariposa se alimentam de botões, folhas, botões e ovários.
Na maioria das vezes, as cerejas estão infectadas com doenças como:
- A clusterosporiose se desenvolve como resultado do excesso de umidade e calor, aparecem manchas marrons nas folhas e frutos, que depois se transformam em buracos;
- a doença fúngica antracnose em alta umidade afeta as sementes dos frutos, os próprios bagos ficam cobertos de tubérculos com uma camada marrom;
- Uma queimadura bacteriana causa danos aos galhos e à casca, eles ficam pretos e ressecam e os botões não abrem.
Quando um problema é descoberto, eles imediatamente começam a corrigi-lo. Caso contrário, não só o rendimento diminuirá, mas toda a árvore morrerá.
Prevenção
Para evitar problemas, são tomadas medidas preventivas:
- As ervas daninhas ao redor do tronco da árvore devem ser destruídas;
- no outono recomenda-se soltar o solo na zona do tronco da árvore;
- É necessária poda regular e desbaste da copa;
- É importante definir o regime de rega correto.
Como medida preventiva, utilizam-se soluções à base de sulfato de cobre ou permanganato de potássio, que são pulverizadas sobre a copa da cereja.