Acontece que na região sul do país a cerejeira é uma das árvores mais populares nas residências particulares. As frutas suculentas são amplamente utilizadas para enlatados e consumidas frescas. Certamente muitas pessoas conhecem a variedade de cereja Podbelskaya. A copa grande e exuberante desta árvore fica harmoniosa no local, e durante a floração delicia-se com um cheiro perfumado.
História de origem da variedade
A variedade cereja Podbelskaya foi obtida através da seleção de duas variedades: Lotova e Griot Ostgeimsky.Seu nome foi dedicado ao Ministro da Agricultura da Prússia, Viktor von Podbelsky. A árvore foi criada especificamente para cultivo em regiões com clima quente.
Descrição e características da variedade
Esta cereja cresce e frutifica com mais sucesso nas regiões do sul. Pertence a variedades com maturação de frutos no meio da estação.
Para mudas plantadas no solo, a frutificação inicia-se no 4º ano. A colheita ocorre na primeira quinzena de julho.
A cerejeira Podbelskaya não tolera bem invernos frios. Também reage negativamente ao retorno das geadas primaveris. Neste momento, os botões inchados podem congelar e as flores emergentes podem cair. Portanto, é ideal plantar esta variedade em locais onde o período quente seja estável.
A descrição da casta indica que esta cereja pode atingir os 5 metros de altura. Aumentou a produtividade. De uma árvore é possível colher até 13 quilos de frutas por ano. Na colheita é necessário utilizar equipamentos de colheita agrícola ou outros dispositivos. A copa tem formato esférico, abundantemente coberta por folhagem. À medida que a cerejeira envelhece, a copa perde a configuração original.
Outras características da cereja Podbelskaya:
- A casca do tronco é lisa, com fissuras longitudinais rasas.
- Os ramos são castanhos claros.
- A lâmina foliar é fosca, de cor verde escura. Seu tamanho pode chegar a 12 centímetros de comprimento e 6 centímetros de largura.
- A floração na primavera é abundante, 3-4 flores em uma inflorescência.
- O comprimento do corte é de aproximadamente 2 centímetros.
Características de cultivo
Em primeiro lugar, antes de plantar mudas, é preciso escolher o local certo para o plantio.Neste local, a água subterrânea não deve ultrapassar 2 metros. É dada preferência a solos férteis. A cerejeira tolera boa proximidade com plantas como morango, alfafa ou leguminosas. Recomenda-se que sejam plantadas em espaços entre linhas.
O cultivo de plantas adicionais ajuda a reabastecer o solo com nutrientes essenciais. Após o término da fase de crescimento ativo da cereja, o plantio de culturas adicionais pode ser interrompido. Além disso, o solo próximo ao tronco é afrouxado periodicamente. Recomenda-se também realizar afrouxamentos após a rega.
Alimentando
Certifique-se de aplicar fertilizante ao plantar cerejas. No final da fase de crescimento ativo da árvore, também são aplicados fertilizantes. A cada 3 anos, o húmus é espalhado no solo próximo ao tronco (cerca de 2 gramas por 1 metro quadrado). Toda primavera é realizada a fertilização com superfosfato (100 gramas por 10-20 litros de água).
Aparar
A árvore requer poda anualmente. A poda de primavera é realizada para retirar galhos secos e quebrados. Ao mesmo tempo, a casca seca é removida. Além disso, para formar a copa, são realizadas podas formativas, a partir do segundo ano após o plantio no solo.
Novos brotos crescem a partir do sistema radicular da cereja, que às vezes é usado para plantar novas mudas. A principal razão de seu aparecimento às vezes é o solo seco, que danifica as raízes. Esses brotos protegem o sistema radicular da geada, mas ainda é melhor livrar-se deles, pois retiram nutrientes da árvore e criam estresse na planta. Ao removê-los, você pode fornecer um bom acesso à árvore e facilitar o processo cuidado de cereja.
Cobertura do solo
Para isolar a zona radicular e também prevenir o aparecimento de ervas daninhas, é realizada cobertura morta. Cascalho, pedaços de casca de árvore, turfa, folhas secas do ano passado ou feno são usados como cobertura morta.
Característica
A desvantagem desta variedade é a necessidade de polinização por outras variedades de cereja durante a floração.
Possíveis polinizadores
Para que o processo de polinização ocorra, outras variedades de cerejas polinizadoras devem crescer perto da árvore plantada: May Duke, Lotovaya, Griot Ostgeisky, Anadolskaya, English Early ou cerejeiras.
Fruta
Uma baga Podbelskaya madura pesa cerca de 5-6 gramas. É de cor bordô escuro. A forma é redonda. A casca da cereja é lisa e com brilho característico. A polpa é vermelha escura. É suculento, com clara presença de fibras. O sabor é bastante agradável, com um tom agridoce. É utilizado para conservação e são preparadas sobremesas diversas.
Doenças e pragas
Esta cereja tem resistência média a doenças e pragas. Entre os insetos, uma árvore pode ser afetada por pulgões, moscas viscosas ou lagartas. O gorgulho da cereja pode atacar flores e frutos maduros.
Prevenção de doença
Para enfrentar as infestações de insetos e prevenir sua ocorrência, a árvore é tratada com um inseticida de amplo espectro. Além disso, para evitar a invasão de insetos nocivos, o tronco é tratado com sulfato de cobre.
Não se deve plantar cerejas em terras baixas, pois a água estagnada pode danificar o sistema radicular, o que levará à morte da árvore.