Uma beleza estrangeira, a cereja Bessey, pode cada vez mais ser vista nos terrenos dos moradores de verão e nos canteiros de flores da cidade. Seu aspecto decorativo e incrível produtividade foram herdados da cereja da areia, originária da América do Norte. Despretensioso e habituado às condições adversas, o arbusto enraíza-se facilmente nas regiões de estepe e estepe florestal do nosso país.
História de origem
Um arbusto de cereja de areia baixa bastante comum pode ser encontrado na América do Sul e do Norte, tanto na natureza quanto em jardins. Uma planta muito despretensiosa e bonita muitas vezes desempenha o papel de uma sebe. A floração longa e exuberante na primavera (cerca de três semanas) e a folhagem vermelha brilhante no outono tornam esta cultura um residente frequente em canteiros de flores e jardins. Os frutos não são utilizados para alimentação devido ao seu desagradável sabor amargo e ácido, mas são adequados para alimentação animal.
O professor de botânica Charles Bessey, no final do século XIX, chamou a atenção para uma das subespécies de cerejas arenosas com frutas mais saborosas e doces. Ele descreveu esta planta e começou o trabalho de melhoramento. Através de seus esforços, diversas variedades com sabor aprimorado foram desenvolvidas.
Posteriormente, os criadores americanos se interessaram e continuaram trabalhando com o arbusto, que recebeu o nome da cereja do cientista Bessey.
Descrição da variedade
Esta fruta com caroço foi chamada de cereja devido à semelhança da fruta, mas os parentes mais próximos de Bessey são as ameixas. Na descrição da variedade, os botânicos a classificam como pertencente ao gênero Microcherry. Ameixa, cereja, damasco e pêssego são adequados para polinização cruzada. As cerejas comuns não são cruzadas com variedades de cereja arenosa e não são enxertadas.
Aparência
A principal decoração da planta são as folhas elegantes, densas e com tonalidade prateada. Na primavera, os arbustos explodem com rendas brancas de pequenas flores, e esse esplendor dura cerca de três semanas. No outono, a folhagem fica vermelha e permanece nos galhos até a geada. Nos primeiros anos, os ramos estendem-se para cima, atingindo geralmente uma altura não superior a 1,2-1,5 M. Os arbustos aos 6-7 anos assumem a forma reclinada.
Ao longo do período vegetativo, a cereja de Bessey vai decorar o local com o seu aspecto decorativo “estrangeiro”.
Fruta
O tamanho dos frutos pode variar, desde muito pequeno - 1,5-2 g, até médio - 2,5-3 g A polpa é suculenta, esverdeada, muitas vezes com veios vermelhos. O sabor do Bessey também pode variar. Espécimes com drupas doces sem amargor são valorizados. Mas, infelizmente, muitas vezes as mudas, mesmo de frutas saborosas, crescem e produzem frutos azedos e amargos.
Os criadores ainda têm muito trabalho a fazer para consolidar as propriedades varietais benéficas. Os frutos carecem da clássica acidez da cereja e lembram o sabor do chokeberry.
Produtividade
O que a cereja Bessey pode se orgulhar é de seu rendimento incrível. Os ramos ficam anualmente cobertos de frutos; cada arbusto adulto costuma produzir pelo menos 5 a 8 kg de drupas. Os frutos não caem, as cerejas maduras que aguardam a colheita podem murchar um pouco, mas isso torna o sabor mais doce e a adstringência diminui. Os ramos flexíveis caem facilmente com o peso da colheita, por isso é aconselhável instalar um suporte antes de carregar os frutos.
Requisitos para condições climáticas
A cereja Bessey é valorizada por sua resistência à geada e à seca. Em sua terra natal, é ótimo onde outras frutas de caroço não conseguem crescer e dar frutos. Galhos flexíveis e muitas vezes reclinados sobrevivem facilmente a geadas severas sob uma camada de neve. E mais tarde, em comparação com outras drupas, a floração permite evitar o congelamento do ovário na primavera.
Características de cultivo
A cereja Bessey veio até nós da distante América do Norte, onde cresce principalmente em áreas áridas com solos rochosos e arenosos. Portanto, ao cuidar de plantas, é preciso se guiar por diversas regras baseadas nas expectativas genéticas dessa espécie.
Escolhendo um local de pouso
Um local elevado e ensolarado é a principal condição para o crescimento normal da cereja Bessey.A planta não tolera sombreamento e excesso de umidade do solo. Mesmo a estagnação de água no solo por um curto período de primavera leva ao aquecimento dos arbustos. O solo deve permitir a passagem fácil da umidade; solos arenosos e franco-arenosos são desejáveis. Em alguns casos, é melhor colocar uma camada de drenagem adicional sob o plantio futuro.
Pousar
As mudas de cereja Bessey são plantadas no início da primavera, com menos frequência no outono. O preparo do solo consiste em saturá-lo com húmus e areia. Para o plantio na primavera, é melhor preparar as covas no outono. Embora a planta seja famosa por sua despretensão na escolha do solo, o solo franco-arenoso com uma mistura de húmus e composto será aceito com gratidão pelo arbusto Bessey.
As mudas são colocadas a uma distância de 1,5-2 m, sendo preferível formar um pequeno monte para cada uma, o que as protegerá adicionalmente do apodrecimento.
É fácil cultivar este tipo de “microcereja” semeando sementes frescas ou hibernadas em solo úmido. Besseya é caracterizada pela alta germinação de sementes; geralmente mais da metade das sementes são produzidas por mudas saudáveis. Após a germinação, a planta forma rapidamente uma raiz desenvolvida e não requer cuidados complexos. No segundo ano, as mudas estão prontas para serem transplantadas para local definitivo.
Conselho. É melhor plantar mais sementes para depois selecionar exemplares com frutos silvestres de sabor aceitável.
Cuidado
A cereja Bessey é despretensiosa e pouco exigente no cuidado, listamos as principais atividades:
- regar e fertilizar;
- afrouxamento e remoção de ervas daninhas;
- formação de arbusto (poda).
O arbusto deve sua resistência à geada em grande parte à sua capacidade de cair ao solo sob o peso da neve. Em invernos com pouca neve, faz sentido remover você mesmo a neve com uma pá para evitar a exposição e o congelamento dos galhos.
Regar e fertilizar
A cereja Bessey tolera facilmente a seca, mas a falta de água pode afetar a qualidade da fruta.Portanto, são recomendadas 2 a 3 regas por estação, após a floração e durante o amadurecimento dos frutos. A fertilização mineral complexa é aplicada no início da primavera. No outono, são realizadas escavações rasas com adição de húmus e composto. 2-3 alimentações foliares minerais complexas por temporada são úteis.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O sistema radicular da cereja Bessey é superficial e não tolera a privação de oxigênio. Após cada rega, recomenda-se um afrouxamento superficial do solo. A remoção regular de ervas daninhas prevenirá a maioria das possíveis doenças das plantas.
Importante. As plantações de arbustos Bessey cobertos de grama sofrem sombreamento e são suscetíveis a superaquecimento e infecções.
Formação de arbusto
A colheita principal é formada a partir do crescimento do ano passado. Os ramos com mais de 4-5 anos ramificam-se mal, quase não dão frutos e têm tendência a cair. Portanto, a formação de um arbusto consiste no rejuvenescimento anual da planta, podando ramos velhos da cereja Bessey.
Após o plantio, as mudas jovens são cortadas na parte superior do galho principal para provocar imediatamente o crescimento dos brotos laterais. Cerejas saudáveis não formam brotos; às vezes, um arbusto velho e muito congelado pode produzir vários brotos de raízes para rejuvenescimento. Partes da planta que ficam congeladas após o inverno são, sem dúvida, cortadas; Besseya produzirá rapidamente novos brotos saudáveis.
Reprodução
A cereja de Bessey não brota, então a propagação ocorre por meio de mudas a partir de sementes ou alporquias. A germinação das sementes é muito boa. As mudas já formam um sistema radicular completo no primeiro ano, e a primeira floração é possível no segundo ano.
Importante. Infelizmente, muitas vezes as mudas não retêm o bom gosto dos arbustos-mãe, então a seleção terá que ser feita.
Para formar as camadas, é necessário dobrar o galho, fixá-lo com um alfinete e polvilhar com terra úmida. Ele criará raízes muito rapidamente e estará pronto para ser transplantado para um local permanente.
A cereja Bessey provou ser um excelente porta-enxerto para ameixa, pêssego, cereja de feltro e outras frutas de caroço. A raiz do arbusto está localizada na superfície e possui uma “âncora” fraca. Portanto, para mudas pesadas é necessário construir um suporte. A cereja Bessey cruza-se facilmente com diversas variedades de ameixa, formando um híbrido de ameixa cereja. Essa planta tem uma raiz mais poderosa e é usada como porta-enxerto. O híbrido se reproduz apenas por estratificação, pois as mudas da semente carregarão os genes de apenas um dos pais.
Os híbridos de Bessey com ameixa cereja e cereja de feltro caracterizam-se pelo aumento da produtividade e boa resistência às difíceis condições climáticas.
Doenças e pragas
A cereja Bessey demonstrou ser resistente às doenças dos frutos de caroço. O risco de infecções aumenta se as condições de plantio e regras de cuidado não forem observadas:
- alta umidade;
- solos argilosos pesados;
- iluminação insuficiente;
- ventilação insuficiente;
- capina rara;
- estagnação da água do degelo, ocorrência próxima de águas subterrâneas.
Uma doença grave em anos chuvosos é a mancha furada (clusterosporíase). O combate à infecção faz-se pulverizando os arbustos com calda bordalesa antes e depois da floração. Os fertilizantes foliares contendo cobre são úteis. Plantada em local elevado, aberto e ensolarado, Bessey irá deliciar os jardineiros com uma aparência saudável e uma colheita anual abundante. Em geral, a cultura do nosso país é jovem e promissora. Ainda resta muito trabalho de criação para garantir uma subespécie de bom gosto.