É difícil encontrar uma casa de verão onde não seja cultivada pelo menos uma variedade de cerejas. Os frutos da árvore são muito saudáveis e incrivelmente saborosos, a partir deles são preparados diversos pratos, adicionados às compotas e guardados para o inverno. Há mais de 10 anos, foi desenvolvida a variedade Antracite, que se tornou muito popular para o cultivo de cerejas nos jardins russos.
História de criação
A variedade de cerejeira antracite foi desenvolvida graças aos esforços dos criadores G. B. Zhdanov, A. F. Kolesnikov, T. A. Trofimov do Instituto de Pesquisa de toda a Rússia.Orel há mais de 15 anos, mas recebeu um número de registro apenas em 2006. Depois de ser incluído no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento de Frutas, começou a ganhar popularidade entre os jardineiros da Rússia central. Foi obtido por polinização livre de mudas de cereja da variedade Shirpotreb Chernaya e foi selecionado como a melhor opção correspondente às condições climáticas da Rússia central.
Descrição da variedade
Antracite refere-se a uma espécie de cereja comum (Prunus cerasus), do gênero Plum. A cereja antracite é uma variedade parcialmente autofértil, da qual se pode colher mesmo que não haja polinizador. A cerejeira antracite é uma planta de baixo crescimento que cresce rapidamente até 2 m, a raiz é poderosa, penetra profundamente e tolera bem geadas severas.
A copa se espalha, os galhos são fortes, flexíveis e rapidamente lignificam-se, adquirindo casca marrom e brilhante. Botões de frutos em forma de cone se formam em ramos anuais elevados. A casca da árvore está rachada, de cor marrom-bordô com fissuras longitudinais.
As folhas são verde-escuras, curvadas para cima, ovóides, pecioladas, pontiagudas, brilhantes, até 7 cm de comprimento, as nervuras são bem visíveis abaixo, a cor é verde claro.
Os frutos são formados em ramos de um ou dois anos, coletados em inflorescências de 2 a 3 flores, menos frequentemente de 4 a 5, a floração é abundante e perfumada. As flores são compostas por 5 pétalas brancas, sépalas, com um pistilo e até 20 estames. Após a floração, forma frutos verdes que apresentam um período de maturação médio (2-3ª década de julho), tornando-se bordô escuro, quase preto. O formato do fruto é em forma de coração, arredondado na parte inferior, o funil é largo, localizado em um pedúnculo curto de até 1,1 cm.Exocarpo (pele) - fino, denso, mais escuro que a polpa (mesocarpo), suculento, doce e azedo com teor médio de açúcar de 11 a 11,5%, pesando 4 a 5 g O caroço é pequeno, de cor amarelo cremoso, peso do fruto a 6%, facilmente separáveis.
Os frutos silvestres da variedade cereja antracite descrita são classificados como espécies de sobremesa de alto sabor com pontuação superior a 4 pontos.
Características principais
A cereja é parcialmente autopolinizadora, as flores são bissexuais, mas para uma frutificação abundante, são necessárias variedades polinizadoras Sklyanka, Shokoladnitsa, Lyubskaya, Nochka, Vladimirskaya, Shubinka, Griot Moskovsky e variedades de cereja com um período de floração médio:
- Resistência ao gelo do sistema radicular até -37 °C.
- Os botões e ramos jovens toleram bem as geadas noturnas de curta duração.
- A variedade é resistente à seca e tolera facilmente o calor sem regar.
- A produtividade é alta de 96 a 107 c/ha.
- A resistência a doenças e pragas é média, por isso quase não é utilizada para cultivo em fazendas.
- Os frutos têm longa vida útil, não racham e são transportáveis.
A distância mínima de plantio da árvore a ser polinizada deve ser de 25 M. Para o crescimento normal e rápido da árvore é necessário solo macio e solto, solo preto, franco-arenoso com nível de acidez neutro.
Prós e contras da cereja antracite
As cerejas antracite são frequentemente cultivadas em jardins individuais, pois apresentam uma desvantagem significativa - resistência média a doenças fúngicas: coccomicose, moniliose. As cerejeiras ou arbustos antracitos têm vida curta, até 15-18 anos.
Uma grande vantagem da variedade é o alto rendimento, o bom gosto, que permite consumir os frutos silvestres não só in natura, mas também no preparo de confeitos, conservas, geléias, compotas e sucos.
Amadurecimento e frutificação da variedade
Os frutos da variedade Antracite amadurecem na segunda quinzena de julho, de 15 a 25, em ramos de buquê e crescimentos anuais. A frutificação começa de 2 a 4 anos após o plantio e depende das condições climáticas e da região de crescimento. Nas regiões Sul, a maturação ocorre nos primeiros dez dias, nas regiões Norte, no final de julho.
Crescendo nas regiões
A variedade Antracite é recomendada para a zona central da Rússia: regiões de Moscou, Bryansk, Nizhny Novgorod, Smolensk, Ivanovo, Tver, Yaroslavl, Oryol, Kostroma, Vladimir, Kaluga, Tula, e também é adequada para cultivo na Sibéria e nos Urais. Tornou-se difundido nos países da antiga União Soviética: Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Geórgia, Estónia.
O aspecto da cereja antracite é atraente, decorativo e pode ser utilizado para o cultivo de novas variedades devido às suas qualidades de rápido crescimento e sobrevivência das copas, bem como para polinização. Arbustos e árvores têm copa e altura convenientes para colher frutos.