O cultivo de uvas é lucrativo porque, com os devidos cuidados, a colheita produz uma rica colheita. No cultivo da uva Moldava Zarevo, as regras agrotécnicas devem ser rigorosamente observadas, pois a variedade é caprichosa. Uma colheita que recebeu os devidos cuidados irá deliciá-lo com enormes cachos de grandes frutos lilás-rosa. As qualidades gustativas da variedade Zarevo são altas, os frutos têm sabor suave, sem doçura enjoativa.
- História da seleção
- Descrição e características da variedade
- Monte
- baga
- Resistência a doenças
- Vantagens e desvantagens das uvas Zarevo
- Como cultivar a colheita?
- Quando plantar a variedade?
- Selecionando um local
- Técnica de pouso
- Características do cuidado da uva
- Aparar
- Regar e fertilizar
- Uvas de inverno
- Controle de doenças e pragas
- Coleta e armazenamento
História da seleção
Acredita-se que a variedade Zarevo foi criada por criadores moldavos a partir das uvas Cardinal e Moldova. O segundo nome da variedade é Pridorozhny.
Hoje a variedade é popular nas regiões do sul da Rússia e da Ucrânia.
Descrição e características da variedade
Zarevo é uma variedade rosa sobremesa de maturação meio tardia, destinada ao consumo in natura. As uvas precisam de um longo período de calor para que os frutos ganhem doçura, por isso o cultivo só é possível nas regiões do sul, onde o frio do outono e as fortes chuvas chegam tarde.
A videira é forte, cresce rapidamente, amadurecendo 2/3. Tem 30-40 olhos. A casca é marrom-avermelhada. As folhas são de cor verde rica, com cinco pontas, bordas recortadas e nervuras proeminentes.
As flores são bissexuais, portanto não são necessárias condições especiais para a polinização. Cerca de 60% dos brotos estão frutificando.
Monte
Em forma de gota, maciço. Pesa de 800 ga 2 kg. As bagas se encaixam perfeitamente.
baga
Para frutas vermelhas da variedade Zarevo:
- formato oval alongado;
- casca densa, quando madura apresenta coloração rosada, tingida de lilás;
- a polpa é verde-rosada, elástica, suculenta, de sabor delicadamente doce, sem enjoativo;
- há uma leve camada de cera na superfície;
- amadurecimento – 140 dias após a formação dos botões;
- peso médio – 12-14 g;
- comprimento – 38 mm, largura – 23 mm;
- nível de acidez – 8 g/l, teor de açúcar – 15%;
- pontuação de degustação – 8,5.
Resistência a doenças
A resistência a pragas e infecções está abaixo da média. Para prevenção, é necessário inspecionar semanalmente os plantios, desbastar os brotos e queimar as folhas caídas no outono. Para prevenir infecções fúngicas, os fungicidas são pulverizados em doses profiláticas. Folhas com flor esbranquiçada e manchas oleosas são imediatamente arrancadas e queimadas.
Vantagens e desvantagens das uvas Zarevo
As uvas moldavas Zarevo são populares para:
- bagas grandes, suculentas e de sabor agradável;
- pincéis grandes e densos;
- estabilidade e qualidade da colheita (até 12 kg por planta);
- decoratividade das plantações.
Entre as desvantagens deve-se destacar:
- sensibilidade ao alagamento (rachaduras na casca da fruta);
- a necessidade de construção de drenagem;
- suscetibilidade a infecções fúngicas e insetos;
- a necessidade de instalar um abrigo para o inverno (se a temperatura cair abaixo de -20 °C).
Como cultivar a colheita?
A variedade Zarevo é forte, alta, com vinha forte e alto nível de maturação dos frutos. A planta ficará sã e frutificará abundantemente se forem observadas as normas agrotécnicas de plantio.
Quando plantar a variedade?
Você pode plantar no outono - de meados de outubro até a geada, e na primavera - do início de abril a meados de maio.
Se a muda foi comprada no outono, não se deve adiar o plantio até a primavera. Afinal, no inverno, as plantas muitas vezes apodrecem e secam.
Selecionando um local
As uvas são termofílicas, são plantadas na parte sul do jardim, bem iluminadas pelo sol e protegidas dos ventos. A melhor opção é colocá-lo ao longo da parede sul da casa ou cerca. Ou você pode construir uma estrutura para proteção contra correntes de ar.
Para a variedade Zarevo, o solo arenoso é o preferido. Os arbustos desenvolvem-se rapidamente nele e doçura suficiente se acumula nos frutos ao longo da estação. É inaceitável colocar uvas em planícies pantanosas ou em áreas salinas.
Técnica de pouso
Após determinar o local de plantio, prepare as covas de plantio. Eles são sempre feitos no outono. O volume do buraco é determinado pelo tamanho do sistema radicular, a profundidade é de 60-80 cm.
Algoritmo de trabalho adicional:
- uma drenagem de brita é construída no fundo do buraco;
- adicionar 2 baldes de matéria orgânica (composto, esterco podre), 1,5 kg de cinza, 300 mg de complexo mineral;
- no topo forma-se um monte de solo fértil;
- regar com 2 baldes de água;
- as uvas com caroço de terra nas raízes são colocadas em uma cova de forma que a zona de formação das raízes fique 40 cm abaixo da superfície do solo e o botão a partir do qual se desenvolve o rebento inferior fique 10 cm abaixo do solo;
- as uvas são cobertas com solo fértil até um nível de 5 cm abaixo da gema, compactadas e regadas com 2 baldes de água morna;
- adicione o solo restante, mas não compacte;
- adubo.
Se o plantio for feito em linha, eles não cavam buracos, mas uma trincheira. Certifique-se de instalar uma treliça ou outro suporte para as vinhas.
A variedade Zarevo é grande e requer muito espaço. Portanto, as mudas são colocadas enfileiradas a uma distância de pelo menos 2,5 m uma da outra.
Características do cuidado da uva
Para que a colheita seja abundante e de qualidade, as uvas Zarevo devem ser devidamente cuidadas.
Aparar
As uvas são podadas para aumentar a produtividade e formar frutos grandes. As vinhas são removidas de forma que não fiquem mais de 45 botões no arbusto. Podado em 6 botões.
Regar e fertilizar
As uvas desenvolvem-se plenamente com humidade suficiente. Regue as plantas pelo menos 4 vezes por temporada:
- depois que as folhas abrem;
- meio mês antes da floração;
- após a formação dos ovários;
- após a colheita.
Um balde de 10 litros de água é colocado sob o arbusto de cada vez.
Você não pode regar as uvas durante a fase de floração. Isso levará à queda de flores e à redução do rendimento. Para a alimentação são utilizados complexos minerais, aplicados de acordo com as instruções. Da matéria orgânica, composto e esterco podre são usados uma vez a cada 2 temporadas.
Uvas de inverno
No final do outono, as videiras são baixadas do seu suporte para o solo coberto com contraplacado e cobertas com patas de abeto. Não os coloque no solo descoberto, caso contrário os rebentos apodrecerão.
Controle de doenças e pragas
Se houver sintomas de mofo (flor branca e folhas oleosas), as áreas doentes da planta são cortadas e queimadas. Para profilaxia, partes saudáveis das uvas são tratadas com solução bordalesa, sulfato de cobre e Antrakol.
A variedade Zarevo é frequentemente afetada pelo rolo de folhas da uva, cujas lagartas devoram botões, botões e folhagens jovens. Quando aparecem borboletas com asas dianteiras marrom-amareladas e traseiras cinzentas, a primeira coisa que fazem é queimar as folhas caídas. 2 semanas após o vôo dos insetos adultos, as plantas são pulverizadas com Zolon, Fury ou Talstar. O procedimento é repetido após mais 2 semanas.
Coleta e armazenamento
A maturidade das uvas é determinada pela cor da casca da fruta. Na variedade Zarevo torna-se rosado, com tonalidade lilás na parte inferior.
Sinais adicionais de maturidade:
- lignificação do caule;
- fácil separação dos frutos do caule;
- diminuição da acidez no paladar;
- o aparecimento de um efeito de pele translúcido;
- as sementes adquirem coloração marrom;
- o aparecimento de um aroma característico de uva.
Colheita em tempo seco. Ao colher uvas, você deve tentar apagar o mínimo possível a camada cerosa da fruta. Caso contrário, o produto perderá a apresentação e deteriorar-se-á rapidamente.
As uvas Zarevo, como todas as variedades meio-tardias, podem ficar penduradas nos arbustos até a geada, sem estragar. Nas condições adequadas, pode ser armazenado até maio. Armazene-o em um porão ventilado e sem iluminação. Os cachos de uva são colocados em camadas em um recipiente com serragem de pinheiro no fundo, e também polvilhada serragem por cima. As uvas são inspecionadas periodicamente e os frutos podres são removidos.