Desde a antiguidade, a uva foi reverenciada por muitos povos, sendo considerada a baga dos deuses. A partir dele eram feitas bebidas intoxicantes, infusões medicinais e óleo de sementes. Devido ao alto teor de diversos tipos de açúcares (glicose, frutose), ácidos orgânicos, vitaminas, macro e microelementos, possui efeito antibacteriano, antiinflamatório e antipirético. As uvas foram cultivadas principalmente nas regiões do sul, mas os milagres da criação moderna permitem que as regiões do norte desfrutem do sabor dos frutos divinos de variedades de uvas como a Julian.
História da seleção
A variedade Julian foi criada experimentalmente pelo criador nacional Vasily Ulyanovich Kapelyushny. Em uma fazenda na região de Rostov através do cruzamento das variedades Kesha e Rizamat. Da casta Rizamat, Julian tirou lindos cachos grandes, que, quando maduros, mudam de cor de verde-amarelo-rosa para rosa escuro. Também alto rendimento e maturação precoce e doçura dos frutos silvestres. Da variedade Kesha, os cachos de uvas Julian adotaram despretensão às condições de cultivo, resistência à geada, sabor insuperável e resistência a doenças.
Descrição das uvas Julianas
A uva Julian é uma variedade híbrida, criada há 16 anos, caracterizada por:
Característica | Descrição |
Período de amadurecimento | Cedo, os pincéis amadurecem em 90-105 dias |
Adaptação e enraizamento | Adapta-se rapidamente e cria raízes |
Seleção e cuidado do solo | Despretensioso |
Doenças | Resistente a muitas doenças, especialmente as fúngicas |
Colheita | Abundante, a partir de 3-4 anos |
Qualidades comerciais | Armazenamento a longo prazo, quase não enruga durante o transporte |
Crescimento da videira | Rápido |
Resistência ao gelo | -23…-25 °C |
Em 2011, recebeu o prêmio “Golden Bunch” por suas características de qualidade. A seguir está uma descrição da variedade de uva Julian.
Os cachos de uvas crescem em peso de 0,9 kg a 2 kg, o formato dos bagos é em forma de dedo, oval-alongado. Uma baga pesa até 20 g, tem leve aroma almiscarado e sabor adocicado de noz-moscada. A casca é fina, crocante ao cortar, a polpa é densa, com 3 a 5 sementes. O cacho é cilíndrico ou disforme, ligeiramente solto, até 40 cm de comprimento. As vinhas crescem até 4 m de altura na Rússia central. Julian é uma variedade de uva de mesa, possui caule longo e flores bissexuais.
Vantagens e desvantagens
Como todas as variedades, Julian tem seus prós e contras, embora haja mais vantagens do que desvantagens.
Desvantagens:
- Escolhendo um local de pouso. Durante o período de maturação, a escolha de um local ensolarado, sem correntes de ar e com lençóis freáticos próximos é de grande importância.
- Mudanças repentinas no clima de mais para menos podem danificar as vinhas jovens, embora esta variedade seja considerada resistente à geada.
Prós:
- Armazenamento a longo prazo de escovas que não se deterioram externamente.
- Resistente ao míldio e outras doenças fúngicas.
- Bagas deliciosas, grandes, doces, sem amargor.
- Cresce rapidamente e se adapta às novas condições.
- Não atacado por vespas.
- A frutificação dos cachos sinalizadores começa no 2º ano de vida da muda.
- Tolera bem verões quentes e secos.
- A colheita é precoce e abundante.
Julian é uma das melhores variedades adequadas para consumo in natura e processada: compotas, sumos, vinhos, passas, compotas, compotas, marmeladas.
Características da variedade
Julian pegou as melhores qualidades das plantas-mãe e pode ser chamada de variedade de nova geração:
- Acúmulo de açúcar até 28%.
- Despretensioso na escolha de plantas vizinhas.
- Compatível com a maioria das variedades e porta-enxertos.
- Requer podas constantes devido à colheita abundante e aos cachos pesados.
- Variedade autofértil, flores bissexuais.
- Dependendo do tamanho e da idade do arbusto, são colhidos de 4 a 10 kg de colheita.
- A vida útil dos cachos sem perda de aparência é de até 20 dias.
Graças às suas qualidades, os arbustos podem ser cultivados não só por profissionais, mas também por amadores.
Tempo de amadurecimento
A variedade extra-precoce Julian começa a florescer em meados de maio, as inflorescências florescem por 7 a 14 dias e em meados de agosto você pode obter cachos maduros. Do momento da floração aos frutos maduros, decorrem 90-105 dias.
Plantio e cuidado
Mudas ou estacas devem ser plantadas na região sul no outono (setembro ao início de novembro), na primavera (abril-maio); nas regiões norte, o plantio tem maior sucesso na primavera, do início de maio ao primeira quinzena de junho:
- Trama. Ensolarado (sul, sudeste), com apoios fortes, sem vento.
- O solo. De preferência franco-arenoso, com lençóis freáticos profundos ou bem drenados.
- Corte. É realizada no outono, cortando-se as vinhas verdes verdes. A primavera é realizada com o objetivo de retirar brotos congelados e formar ramos frutíferos.
O plantio é realizado em várias etapas:
- A preparação, largura e altura da cova devem ser 1,5-2 vezes maiores que o sistema radicular.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo e, em seguida, adicione uma mistura de solo e fertilizantes orgânicos por cima.
- Regue generosamente o buraco, mas para que não haja estagnação da água.
- Plante uma muda, polvilhe com mistura de terra, pressione um pouco.
Deve-se deixar uma pequena depressão ao redor da bucha e fazer um sulco para drenar o excesso de água. As estacas são plantadas da mesma forma que as mudas, mas em um ângulo de 40-50 graus.
Na primavera e no outono, para melhor adaptação e inverno, as plantas devem ser fertilizadas com fertilizantes nitrogenados, e durante o período de formação dos cachos, fertilizadas com complexos de fósforo-potássio.
É importante podar os rebentos e os cachos extras no verão para que as uvas encham mais rápido e a videira não quebre devido ao peso dos cachos.
Doenças e pragas
A variedade tem forte imunidade à maioria das doenças, mas não se deve pular a pulverização preventiva. A primeira pulverização é feita na primavera, quando aparecem os botões, e também no outono, após a colheita.Tal como outras castas, se as práticas agrícolas não forem seguidas podem ser atacadas por: antracnose, alternária, podridão cinzenta, oídio, míldio.
Básico pragas da uva - pássaros e vespas, mas se uma rede repelente for esticada sobre a planta e o fruto não estiver rachado, não atrairá a atenção deles. Também uma praga perigosa: filoxera, ácaro da uva, mármore Khrushchev Estas pragas devem ser combatidas de forma rápida e eficaz, pois a sua propagação pode levar à morte de toda a vinha.
Melhores regiões em crescimento
A variedade Julian é bastante jovem e ainda está sendo testada nas regiões Norte. Sem abrigo para o inverno, ela cresce na Crimeia, no território de Krasnodar, nas regiões de Rostov, Astrakhan, nas repúblicas da Calmúquia e na Adiguésia. De acordo com avaliações de entusiastas da jardinagem, ela é cultivada com sucesso em Moscou, na região de Moscou, no sul e na Sibéria Central, mas as mudas jovens precisam de abrigo para o inverno.
Para qualquer casta devem ser observadas as condições agrotécnicas de cultivo, assim será possível obter uma colheita farta e superar com segurança o frio do inverno.