Uvas sem sementes são cultivadas por criadores de todo o mundo. O grupo de variedades é valorizado pela ausência de sementes nos frutos. Consideremos a descrição e as características mais importantes das uvas Vênus, as vantagens e desvantagens da variedade. Como preparar e plantar uma muda, cuidar dela e de um arbusto adulto, como se proteger contra doenças, fazer sua prevenção. Quando e como colher e armazenar.
- História de origem
- Descrição e características das uvas Vênus
- Regras para cultivar um arbusto
- Selecionando um local
- Preparando-se para pousar
- Esquema de plantio
- Recomendações para cuidados com as plantas
- Regando a variedade
- Fertilizando
- Preparando a planta para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
História de origem
A variedade foi desenvolvida nos EUA, na Universidade de Arkansas.Formulários principais – Alden x NY-46000. Como resultado do cruzamento, foi obtido um híbrido sem sementes, que recebeu o nome de Vênus.
Descrição e características das uvas Vênus
A variedade apresenta maturação precoce. Os arbustos são vigorosos, as vinhas amadurecem bem, as flores são bissexuais. A variedade poliniza bem sozinha, por isso não é necessário ter outras variedades por perto. Vênus possui aglomerados cilíndricos, de densidade média ou soltos. Peso – 200-500 g Os frutos são redondos, 2-3 g, de cor azul escuro. Em climas quentes amadurecem na primeira quinzena de agosto. A polpa é suculenta, ligeiramente viscosa, doce, com sabor a groselha. A casca é fina, não tem sementes. A transportabilidade da fruta é baixa.
Regras para cultivar um arbusto
Para que as uvas Vênus cresçam e se desenvolvam bem e tenham uma excelente colheita, é necessário escolher um local adequado e plantar a muda corretamente.
Selecionando um local
As uvas Vênus preferem áreas ensolaradas, mas protegidas de ventos fortes. Pode ser plantada junto a edifícios ou cercas, mas a alguma distância deles. A área selecionada precisa ser preparada: cavar, nivelar o solo, cavar buracos para mudas.
Preparando-se para pousar
É preferível plantar mudas com um ou dois anos. Estes são os vendidos nas lojas. Em tenra idade, eles criam raízes melhor. Antes do plantio é necessário fazer um preparo simples: cortar as pontas das raízes que ressecaram e mergulhar as raízes em uma solução de estimulador de formação de raízes. Deixe por 0,5-1 dia. A estimulação permite que a muda crie raízes mais rapidamente.
Esquema de plantio
Se for necessário plantar não um arbusto, mas vários, então eles são colocados a uma distância de 2,5-3 m, área necessária para que as plantas recebam nutrição e umidade adequadas.
Como plantar: cavar buracos com 0,5-0,7 m de largura e profundidade, despejar a drenagem no fundo, adicionar uma camada de húmus e cinzas por cima, misturar com solo liso. O solo é necessário para que as raízes dos arbustos não entrem em contato com fertilizantes, que podem queimá-los. Abaixe o sistema radicular no buraco, aprofunde-o até o pescoço e cubra-o com terra. Compacte um pouco e regue a planta. Quando a água assentar, cubra o círculo com cobertura vegetal.
A cobertura morta ajudará a reter a umidade do solo por mais tempo e reduzirá a quantidade de irrigação, afrouxamento e remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas não crescem sob uma camada densa, o solo não fica compactado e permanece úmido.
Recomendações para cuidados com as plantas
Cuidar das uvas Vênus não é difícil para jardineiros experientes ou iniciantes. Todo o trabalho é padrão: regar, fertilizar, soltar o solo, podar, abrigar para o inverno.
Regando a variedade
Como qualquer planta, as uvas Vênus precisam ser regadas. Enquanto as mudas criam raízes, elas são regadas com frequência - pelo menos 2 vezes por semana. Depois que as raízes se formarem, você pode regar uma vez por mês. Os arbustos maduros já podem obter água por si próprios, mas em condições de calor extremo também precisam de rega adicional. 3-5 baldes de água são despejados em cada planta. No outono seco é necessário realizar irrigação com recarga de umidade.
Fertilizando
As uvas Vênus são fertilizadas 3 vezes por ano. Os arbustos são alimentados na primavera, logo no início do período vegetativo, antes da floração e após a frutificação. São utilizados fertilizantes orgânicos e sintéticos. Sob cada arbusto adicione 1-2 baldes de húmus e 1-2 kg de cinzas.Na 2ª e 3ª alimentação, o teor de fertilizantes fosfatados e potássicos é aumentado.
Preparando a planta para o inverno
Apesar da resistência à geada, as raízes das uvas precisam ser isoladas durante o inverno. Para fazer isso, cubra o solo sob os arbustos com uma espessa camada de cobertura morta. Você pode usar palha, feno e folhas caídas. Abaixo delas, as raízes respiram e recebem oxigênio. Os rebentos não precisam de ser cobertos, amadurecem bem e não são afectados pelas geadas.
Proteção contra doenças e pragas
A variedade Vênus apresenta alta resistência a doenças. Não é afetado por mofo, podridão cinzenta e oídio. Mas, para prevenção, as plantas devem ser pulverizadas com soluções fungicidas antes que apareçam sinais de doença. Quando surge uma infecção fúngica, é preciso tratá-la novamente, mas tomar os medicamentos em dose terapêutica. No período após a pega dos frutos, é necessário utilizar produtos biológicos menos tóxicos que os químicos, pois os frutos amadurecem precocemente e substâncias tóxicas podem permanecer na planta no momento da colheita.
Colheita e armazenamento
As uvas Vênus são precoces, os cachos podem ser colhidos já no início de agosto. Nessa época, os frutos ganham doçura e ficam suculentos. As bagas são adequadas frescas para consumo, venda e processamento. Você pode usá-los para preparar enlatados, preparações, fazer sucos e secar sultanas. Como matéria-prima para sultanas, esta casta é reconhecida como uma das melhores.
Como muitas variedades precoces, Vênus não dura muito, por isso precisa ser processado ou vendido. Você pode deixar pincéis maduros e intactos para armazenamento. Armazenar em caixas na cave ou em local fresco e seco. Para prolongar o prazo de validade, os cachos precisam ser cobertos com uma camada de papel.
Vênus é uma variedade sem sementes de origem americana, mas está bem adaptada ao clima russo. Não precisa ser coberto durante o inverno.Os frutos amadurecem precocemente e ficam prontos para consumo em agosto. Por isso, a variedade é valorizada pelos jardineiros que cultivam uvas para venda.