O nome casta Traminer refere-se a uma família de diversas variedades de bagas de origem austríaca. Esta variedade é comum na Europa Ocidental e é amplamente cultivada não só neste território, mas também na Rússia. O material proposto examina as variedades de uvas desta família e as características de sua tecnologia agrícola.
- História de criação
- Variedades de variedades
- Rosa
- Preto
- Branco
- Dados externos
- Arbusto
- Folhas e brotos
- Frutas e rendimento
- Região de crescimento
- Datas e tecnologia de plantio
- Regras da tecnologia agrícola
- Composição do solo
- Irrigação
- Cobertura
- Tratamento
- Formação de uma videira frutífera
- Métodos de reprodução
- Quando esperar a primeira frutificação
- Datas de amadurecimento e colheita
- Onde as uvas são usadas?
História de criação
Esta uva e a sua principal casta, a Gewürztraminer, foram cultivadas na Idade Média, onde hoje é a Áustria, nas encostas alpinas. Com o tempo, a variedade se difundiu em outros países. O nome atual Traminer foi atribuído há relativamente pouco tempo - em 1973, e é dedicado à província italiana de mesmo nome. Foi originalmente cultivado por agricultores a partir de uvas silvestres que cresciam nesta área.
Variedades de variedades
Traminer pertence à variedade de uva Muscat. A família inclui diversas variedades diferentes, caracterizadas por algumas diferenças.
Rosa
Resistente a pragas e doenças, variedade produtiva com frutos redondos e cor rosada. Os bagos são de tamanho médio e com elevado teor de sumo. O objetivo principal é fazer vinho.
Preto
Esta variedade foi cultivada recentemente - em 2007 na Grécia. O fruto apresenta tonalidade preto-azulada, o cacho é denso e de tamanho médio.
Branco
Variação da variedade rosa. Caracteriza-se pela cor mais clara (quase branca) dos bagos. Tem sabor picante e é muito utilizado na vinificação.
Dados externos
Todas as variedades listadas diferem principalmente apenas na cor e nas características dos frutos. A seguir - sobre os dados externos da variedade.
Arbusto
Não apresenta grande vigor de crescimento, principalmente quando se trata de cultivo industrial. Parece clássico - altura média, densamente coberto de folhas e repleto de cachos de uvas.
Folhas e brotos
As folhas são largas, coriáceas, com dentes arredondados e de tamanho pequeno. A cor da folhagem jovem é verde, tornando-se vermelho-amarelado à medida que a estação avança. Os rebentos espalham-se, os topos apresentam uma tonalidade esbranquiçada.
Frutas e rendimento
O tamanho do fruto é pequeno. A cor dos frutos depende da variedade. O pincel é denso, em formato de cone e após a maturação pesa, em média, cerca de noventa gramas. O Traminer caracteriza-se pelo amadurecimento precoce, os bagos permanecem muito tempo na videira, o que permite a colheita completa dos frutos. A produtividade é consistentemente alta, com pequenas flutuações de ano para ano.
Região de crescimento
Traminer prefere um clima quente e é cultivado no sul da Europa, no nosso país - em Kuban, Crimeia e outras regiões com clima quente.
Datas e tecnologia de plantio
Os brotos são plantados em áreas planas e encostas voltadas para sul e sudoeste. O local é escolhido com livre acesso à luz solar e deve ser suficientemente umedecido.
Se for usada uma muda de inverno, o plantio é feito em meados de abril, os brotos são plantados mais tarde - no início de junho.
Primeiro é cavado um pequeno buraco, com até oitenta centímetros de profundidade e setenta centímetros de diâmetro. As raízes são borrifadas com a camada superior e mais fértil do solo, e a inferior é distribuída uniformemente pela área. Se o solo for argiloso, coloca-se um pouco de brita com areia na cova antes do plantio; se o solo for arenoso adiciona-se composto. O buraco é preenchido até a metade com a composição especificada, depois são adicionados fertilizantes e o solo é preenchido.
A muda deve ser colocada de forma que a gema aberta superior fique cinco a dez centímetros abaixo da superfície do solo. As raízes devem ser colocadas a uma profundidade de pelo menos quarenta centímetros, para evitar que sejam danificadas pelas geadas do inverno.
Regras da tecnologia agrícola
As peculiaridades do cultivo da uva levam em consideração diversos fatores que determinam a intensidade do desenvolvimento do arbusto.Traminer não tolera geadas severas, por isso para o inverno a videira é escavada e coberta com película. No início da campanha, após a abertura, a videira é colocada sobre uma treliça rígida, feita de cabos de sustentação, entre dois postes instalados.
Composição do solo
Solos argilosos de alta fertilidade são adequados para uvas. É necessário pré-calar o solo, principalmente se o solo for altamente ácido.
Irrigação
A irrigação abundante deve ser fornecida pelo menos uma vez por semana. A rega deve ser limitada durante o período de maturação para eliminar o excesso de umidade.
Cobertura
A alimentação regular garantirá o fornecimento dos nutrientes necessários e deve ser feita todos os meses, exceto no período especificado de maturação dos bagos. Os fertilizantes também são colocados no plantio de um arbusto, diretamente na cova. Utilizados: cinza de madeira, potássio, nitrogênio, húmus, turfa.
Tratamento
Para proteger os arbustos de pragas, são usados fungicidas. As uvas são inspecionadas regularmente para excluir pragas. No início da safra, o solo ao redor do arbusto e da videira deve ser tratado com sulfato de ferro. Com o tempo, os tratamentos regulares irão neutralizar possíveis pragas e doenças.
Formação de uma videira frutífera
Para garantir rendimentos estáveis, o arbusto deve estar devidamente formado. Inicialmente, metade dos botões existentes localizados na parte superior do broto são deixados para frutificar, os pincéis são retirados dos galhos inferiores - forma-se uma videira para a colheita do próximo ano. Isso é feito a cada temporada, retirando gradativamente os galhos mais baixos e cortando os fracos, deixando brotos fortes.
Se o arbusto não for podado por vários anos, você não deve esperar altos rendimentos e frutos grandes.A formação adequada do arbusto garantirá a qualidade necessária dos frutos e uma colheita estável.
Observação! Um arbusto recém-plantado não pode ser podado, esta operação é realizada a partir da segunda safra.
Métodos de reprodução
Os principais métodos de propagação do Traminer são alporquias e estacas. Para formar uma estaca, a borda da videira jovem é escavada a meio da estação, para posterior enraizamento e produção de um rebento separado. Este método permite obter um rebento mais forte e resistente a baixas temperaturas.
As estacas são cortadas de uma videira jovem e armazenadas até a primavera no porão, tratadas com cera. Eles são plantados no solo no início de um clima consistentemente quente, de acordo com as regras acima.
Quando esperar a primeira frutificação
A primeira frutificação ocorre já na segunda safra. Mas o arbusto começará a produzir rendimentos estáveis a partir do quarto ou quinto ano de cultivo.
Datas de amadurecimento e colheita
Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono. Não se deve retirar os pincéis prematuramente, pois os frutos mais velhos têm tempo de ganhar aroma e doçura.
Onde as uvas são usadas?
As uvas Traminer são amplamente utilizadas na vinificação. Serve como matéria-prima para a preparação de requintados vinhos brancos de elite.
Ao cultivar Traminer em um terreno pessoal, o jardineiro receberá frutos silvestres deliciosos e suculentos e poderá preparar de forma independente um vinho aromático que em nada é inferior ao comprado na loja. Esta variedade é suficientemente estável para cultivo nas condições russas nas regiões do sul e é caracterizada por rendimentos estáveis.