Entre as culturas hortícolas, não se pode deixar de notar aquelas variedades que foram cultivadas não por criadores científicos, mas por amadores. Todo residente de verão conhece as uvas Sofia. Esta mesa híbrida tem muitas vantagens. E nas regiões do sul é muito difundido. Mas os amantes da fruticultura em regiões de clima temperado também cultivam a videira, criando condições favoráveis para ela.
História da seleção
O jardineiro ucraniano V. Zagorulko, conhecido entre os viticultores, há muitos anos cria novas variedades. E consegui um híbrido que combina as melhores qualidades das uvas Arcadia e Kishmish Radiant.Dos pais, a variedade Sofia recebeu o sabor adocicado dos frutos silvestres, carnudos e suculentos. Além disso, as uvas têm vinha forte e frutificam em abundância.
Descrição
A uva Sofia possui uma característica distintiva:
- a força de um arbusto com folhas grandes, ligeiramente dissecadas;
- escovas cônicas grandes, atingindo peso de 1,5 a 2 kg;
- bagas rosadas pesando 10-20 gramas;
- polpa de fruta doce e suculenta, quase sem sementes.
A descrição da casta inclui também elevada produtividade da vinha. Em condições favoráveis, você pode remover até 40-50 kg de frutas vermelhas de um arbusto. Além disso, a videira é decorativa e vai se tornar uma verdadeira decoração do jardim. As folhas dos caules acastanhados são ligeiramente onduladas, grandes e de cor verde brilhante, adquirindo tonalidade amarelada no outono.
Características das uvas
A principal vantagem da casta Sofia é a força da videira e o carácter apetitoso da fruta. Entre as folhas grandes, cachos gigantes de uvas ficam lindos. Há muitas frutas em cada um e elas se encaixam perfeitamente. A cor das uvas é interessante. Os frutos rosa suave parecem brilhar quando iluminados pelo sol.
Apesar do predomínio de flores femininas na videira, a variedade Sofia frutifica perfeitamente, captando pólen dos arbustos vizinhos.
As uvas florescem por muito tempo e o tempo de maturação dos frutos chega a 110-115 dias. No início de agosto, os primeiros frutos já estão colhidos. Você não deve mantê-los nos arbustos por muito tempo, caso contrário eles começarão a rachar e cair.
O que diferencia a uva Sofia:
- resistência à seca;
- excelente taxa de sobrevivência das mudas durante o plantio;
- imunidade média a infecções fúngicas;
- baixa tolerância a baixas temperaturas.
Embora a variedade exija condições especiais de cultivo, ela é cultivada tanto na Sibéria quanto no Extremo Oriente.
Regras para plantio e cuidado
As mudas de uva para plantio são escolhidas com um ou dois anos. As covas são preparadas com antecedência com até 80 centímetros de profundidade e 50-60 de largura. Certifique-se de misturar o solo com composto ou húmus, superfosfato e sal de potássio. Antes do plantio, as raízes das mudas são encurtadas para 20 centímetros. Você pode mergulhar a muda na solução Kornevin e depois colocá-la em um purê de argila e esterco. Após o plantio, é necessário regar abundantemente as mudas. A rega deve ser feita moderadamente. A casta Sofia não gosta de alagamentos excessivos, mas não tolera secas prolongadas.
Os arbustos de frutos silvestres precisam ser formados por poda anual. Todos os anos, restam 10-12 botões em cada videira. Os processos laterais se rompem completamente. É imprescindível desbastar os galhos, criando melhor permeabilidade das plantações ao ar e à luz. Os bagos dos cachos também precisam de ser desbastados, caso contrário começam a apodrecer com uma densidade tão elevada. São aparados com tesoura, descarregando o pincel em 30-40% na fase de ervilha.
Controle de doenças e pragas
Para prevenir a infecção da variedade com oídio ou míldio, borrife os arbustos com uma solução de calda bordalesa a 1%, primeiro na primavera, quando as folhas já floresceram. O próximo tratamento é necessário em 10 a 15 dias. Entre os medicamentos ativos contra fungos patogênicos estão “Skor” e “Topaz”. Eles também são usados no tratamento de doenças.
As vespas são atraídas pelas frutas doces de Sofia. Eles podem arruinar toda a colheita. Os insetos são repelidos da videira com iscas pegajosas. Os ninhos próximos à vinha são pulverizados com Diclorvos e Karbofos.
Reprodução
Existe uma forma tão comum de propagação das uvas Sofia como por meio de estacas. Eles são cultivados em vasos e depois transferidos para um terreno aberto após o surgimento de um sistema radicular forte.
A enxertia é utilizada como propagação para aumentar a resistência da variedade à geada. A variedade Arcadia é adequada como porta-enxerto.