Nas parcelas dos jardineiros domésticos, os arbustos de uva são encontrados com bastante frequência. Os frutos desta cultura têm uma finalidade universal: a partir dos frutos silvestres são preparados vinho e sumos, adicionados às marinadas, feitas compotas e congeladas para o inverno. Antes de decidir sobre uma variedade adequada, é necessário estudar sua descrição e características. Uma das vantagens da uva Russian Concord é sua alta robustez invernal, o que permite seu cultivo em regiões frias.
História
O “pai” da variedade nacional é o American Concord. Os cientistas cruzaram-na com a espécie Amur, graças à qual a casta apresenta elevada resistência às geadas, graças à qual as uvas podem ser cultivadas na zona média e nas regiões norte. A variedade americana dotou a nova variedade de um sabor agradável.
As primeiras mudas de Russian Concord foram cultivadas por criadores em 1947, desde então, a variedade se espalhou por toda a CEI e, apesar do surgimento de novos híbridos, continua a ser popular e a produzir colheitas ricas.
Descrição da variedade Russian Concord
As uvas Russian Concord são variedades Isabel e são plantadas por jardineiros e agricultores nas regiões sul e norte. Descrição e características da planta:
- As folhas da videira são trilobadas, de formato redondo e grandes. A cor das placas é verde rico e na superfície inferior da folha há pubescência, lembrando uma teia de aranha branca.
- As flores são femininas, portanto os polinizadores devem ser plantados nas proximidades.
- O cacho é de tamanho médio, formato cilíndrico e apresenta densidade média quando totalmente formado.
- Os bagos são redondos, bastante grandes, de cor vermelho escuro com ligeiro tom púrpura. A casca do fruto é de densidade média e a polpa é suculenta e carnuda.
- O período de maturação é de 128 dias a partir do início da brotação.
- O rendimento médio é de 75 centavos por hectare.
Prós e contras das uvas
Ao longo de muitos anos de cultivo da variedade Russian Concord, os jardineiros identificaram suas vantagens e desvantagens.
Sutilezas do cultivo
Para que a casta Russian Concord apresente todas as características declaradas pelos criadores, é necessário preparar adequadamente o local para a mesma e ter uma abordagem responsável na compra de mudas.
Datas e local
É permitido plantar mudas jovens da variedade Russian Concord tanto na primavera quanto no início do outono. Se o inverno chegar cedo na região de cultivo, é melhor fazer o plantio na primavera, pois a videira terá tempo de enraizar-se totalmente e não congelará no inverno.
Se o solo do local do plantio proposto for pobre, algumas semanas antes do início dos trabalhos, adicione nutrientes e cave a área.
Regras de pouso
Covas medindo 100 por 100 cm são cavadas uma semana antes do plantio pretendido. Mantenha uma distância entre furos de 2 metros. Uma camada de drenagem é primeiro colocada no fundo de cada buraco ou vala. Tijolo quebrado, mato seco triturado ou cascalho pequeno são usados como material de drenagem. Isto é necessário para que a água depois da chuva não fique estagnada nas raízes das uvas.
Solo fértil misturado com fertilizantes minerais é despejado sobre a camada de drenagem e a muda é instalada, endireitando as raízes em diferentes direções. Depois disso, são cobertos com o solo restante e levemente compactados. Regue generosamente a muda e aplique uma camada de cobertura morta orgânica.
Nesse caso, você não terá que lidar com ervas daninhas, e a matéria orgânica, em decomposição, alimentará as raízes das uvas.
Sutilezas do cuidado com as plantas
Não só a quantidade de colheita, mas também a saúde das uvas depende da qualidade dos cuidados com as plantas. A videira precisa de modelagem, irrigação e componentes nutricionais em tempo hábil. Também é importante realizar tratamentos preventivos periodicamente - embora a variedade seja resistente aos danos de microrganismos fúngicos, se não for tratada pode ser afetada por doenças e pragas de insetos.
Formação de arbusto e sua poda
Jardineiros experientes recomendam podar a planta no outono, antes de proteger a videira da geada. A partir do segundo ano de cultivo, inicia-se a formação do arbusto. Todos os ramos são cortados em dois botões, formando assim mangas. No 3º ano é realizada a formação das mangas de segunda ordem.
Antes do inverno, remova todos os brotos secos, doentes e fracos que não sobreviverão ao frio.
Regar e fertilizar
Irrigue a videira enquanto o solo seca. A rega regular é especialmente importante no primeiro ano após o plantio da cultura. Em clima quente e ensolarado, umedeça cada arbusto uma vez por semana, colocando um balde de 10 litros de água embaixo de cada um. Se chover, a irrigação é abandonada, pois o excesso de umidade causará o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Se, ao plantar uma cultura em um buraco ou trincheira, foi adicionado fertilizante suficiente, a planta precisará de fertilização somente após um ano de cultivo. Para tanto, são utilizados compostos orgânicos e fertilizantes com componentes minerais. Pela primeira vez, a fertilização é aplicada na primavera, utilizando composições com nitrogênio.A fertilização repetida é utilizada na fase de formação dos frutos, momento em que a planta necessita de potássio e fósforo.
Proteção contra doenças e pragas
Apesar da imunidade persistente da variedade a doenças fúngicas, jardineiros experientes recomendam a realização de tratamentos preventivos duas vezes por temporada com preparações fungicidas. Para evitar que as pragas destruam as uvas, as ervas daninhas da área são prontamente arrancadas e, quando aparecem os primeiros sinais de infestação de insetos, são utilizados compostos acaricidas.
Colheita e armazenamento
A colheita das uvas começa no final de agosto ou início de setembro, dependendo da região de cultivo. Você pode armazenar as frutas na geladeira, em recipientes plásticos herméticos por 3 semanas ou em um porão fresco. No entanto, a maioria dos jardineiros usa as frutas para fazer vinho ou suco.