Não é difícil propagar uvas com mudas verdes no verão, o principal é seguir corretamente a tecnologia de corte, enraizamento e plantio. A propagação por estacas é a forma mais eficaz de ampliar uma vinha, especialmente nas regiões norte. A opção de dobrar a videira e cobri-la com terra não é adequada para estas áreas, pois o sistema radicular não será resistente às geadas.
Preparação e armazenamento de estacas
O processo de aquisição correto é a chave para o sucesso em quase 70%. Está dividido em três etapas:
Fatiamento
É importante decidir quando e como serão colhidos no outono. Você precisa cortar depois de deixar cair as folhas, antes que chegue a geada. O arbusto está pronto para a hibernação, componentes valiosos são melhor preservados em hastes fatiadas. É dada preferência aos ramos frutíferos, então o resultado final será melhor. Galhos lisos e retos são selecionados para corte.
O comprimento recomendado é de cerca de 70 cm, mas alguns viticultores recomendam aumentar o comprimento para 120 cm. Colhido no meio do galho, deve ter de 3 a 4 botões vivos e até 8 entrenós. O diâmetro de corte ideal é de 7 mm a 10 mm. Os muito finos ou grandes não criam raízes bem. Uma videira sã é selecionada para o corte, livre de doenças e pragas.
Armazenamento de inverno
Esta etapa envolve o processamento do material cortado. São desinfetados em solução de sulfato de cobre ou manganês. Depois do chubuki, é preciso tricotar várias peças. Se forem de variedades diferentes, é recomendável anexar uma etiqueta. Enrole o cacho com um pano úmido e depois com um saco plástico, e as mudas estão prontas para armazenamento.
Se não forem muitos, podem ser guardados na geladeira, se forem em grande quantidade, são encaminhados para a adega, polvilhados com areia umedecida, que deve ser umedecida periodicamente. Durante o armazenamento, você precisa monitorar a umidade e os botões. Se secarem ou incharem antes do tempo, o trabalho será em vão.
Preparando-se para o enraizamento
Nos últimos dias de fevereiro ou início de março, os chibouks precisam ser despertados da hibernação. Eles precisam ser verificados quanto à frescura: corte ambas as extremidades em um centímetro. Se a madeira cortada for clara com tonalidade verde e dela sair uma gota d'água, ela é adequada para o plantio.Se a extremidade cortada tiver uma tonalidade marrom, será necessário cortar mais alguns centímetros. Se a situação não mudar, as mudas morrem. Se sair água, mas houver manchas escuras no corte, o corte está podre.
As estacas de alta qualidade são embebidas em água por cerca de 2 dias. Se possível, você precisa levar água derretida. A água da torneira não é adequada devido ao seu teor de cloro. Se desejar, você pode adicionar 20 g de mel ou babosa (suco) à água para cada 10 litros de líquido. Em seguida, as mudas são colocadas em estimulantes de crescimento especializados, que promovem a rápida formação do sistema radicular.
Características de propagação de uvas por mudas verdes
O jardineiro também deve saber como propagar a partir de mudas verdes. É produzido aproximadamente em meados do primeiro mês de verão. É necessário cortar chibouks com 2-3 olhos. Na parte inferior, o corte deve ser cortado 50 mm abaixo do nó, na parte superior - 20 mm acima do olho. Em seguida, coloque-os em um recipiente com água. Faça furos no fundo de uma garrafa plástica de 5 litros. Para o plantio, é preparada uma composição de solo a partir de composto (decídua) e solo de grama. Encha a garrafa com isso. É importante instalar uma moldura de madeira feita de ripas e fixá-las.
Para um chibouk com dois olhos, retire a folha de baixo, deixando a de cima. Para um chibouk com três olhos, retire a folha de baixo, corte as folhas do meio e de cima ao meio. Isso reduz a área de evaporação. São plantados 3-4 chubuks, eles precisam ser aprofundados 5 cm no solo e colocar uma garrafa plástica ou saco plástico por cima. Coloque a estrutura em casa até enraizar. Após 10 dias, será necessária rega regular. O processo de enraizamento dura cerca de 6 semanas, após as quais são plantadas no solo, até outubro terão tempo de crescer 40 cm.
Germinação de mudas de uva
Para obter uma videira, você precisa decidir como germinar e enraizar adequadamente o material preparado.
A maneira mais fácil é germinar em copos ou garrafas. Se desejar, são utilizadas caixas de madeira, plástico ou baldes.
Como é feito o cultivo em vidro? Usando um objeto pontiagudo, vários furos são feitos no fundo. 2,5 cm de húmus de folhas ou solo de grama são colocados no recipiente. A seguir, é preciso pegar um segundo copo, um pouco menor, cortar o fundo e colocar dentro do maior. Preencha a distância entre as paredes dos vidros com terra. Compacte a terra.
Despeje a areia do rio em um copo pequeno, despeje a água novamente e retire o copo pequeno. Faça um furo no meio da areia com um palito, insira a ponta inferior da estaca e despeje água. Coloque uma garrafa com o fundo cortado. A areia deve ser sempre umedecida até que apareçam cinco folhas na estaca. Então a garrafa pode ser removida.
Enraizar em uma garrafa é semelhante. A parte superior da garrafa precisa ser cortada e furos feitos no fundo. Coloque uma camada de drenagem no fundo do recipiente e depois 6 cm de mistura de solo. Um chibouk é inserido nele. Isso é feito para que o olho mágico superior fique no nível do corte da garrafa. O vazio existente é preenchido com serragem vaporizada e um copo plástico é colocado em cima. Quando o galho superior não cabe, o vidro é removido.
Uma bandeja é usada para regar (em ambos os métodos de germinação). Água é despejada nele e recipientes com material plantado são colocados por um quarto de hora. Eles germinam em cerca de três semanas.
Plantar mudas em terreno aberto
O plantio no solo é a etapa final. Recomenda-se o plantio na segunda quinzena de maio, quando não são mais esperadas geadas noturnas. É importante saber: como plantar corretamente para que o material de plantio crie raízes:
- Prepare uma cova para o plantio e use uma estaca para fazer uma cavidade de 10 cm de largura.
- Coloque um pernil no buraco, polvilhe com terra, compacte e regue generosamente.
- Após a absorção do líquido, despeje terra na cova de plantio, mas não acima do nível do primeiro olho desenvolvido. No buraco fica 5 cm abaixo do nível do solo, em seguida instale uma estaca de madeira, que servirá de suporte para o arbusto em crescimento.
Plantar mudas germinadas não é difícil, o principal é cuidar do sistema radicular formado.