Uma casta até recentemente pouco conhecida está a ganhar popularidade pelas suas qualidades positivas. As uvas Lírio do Vale têm muitas vantagens, mas são valorizadas por sua autofertilidade e pela capacidade de formar ovários em condições climáticas desfavoráveis.
- História do desenvolvimento de variedades
- Vantagens e desvantagens
- Onde você pode cultivar Lírio do Vale?
- Características varietais
- Produtividade
- Resistência ao gelo
- Autofertilidade
- Imunidade a infecções
- Plantando um arbusto
- Boas condições de cultivo
- Local de pouso
- Iluminação
- Cuidando de vinhas jovens e maduras
- Rega
- Fertilizantes
- Aparar
- Cobertura para o inverno
- Métodos de reprodução
- Doenças e pragas: formas de combatê-las
História do desenvolvimento de variedades
O criador ucraniano V.V.Zagorulko é considerado o autor desta espécie. A primeira menção foi em 2012, a variedade foi apresentada pelo próprio autor. A criação de uma nova planta baseia-se em dois tipos de uvas:
- Mascote;
- Kishmish Radiante.
As plantas resultantes obtiveram o máximo de características positivas de seus pais. Depois que os jardineiros aprenderam sobre as propriedades da planta, ela se tornou especialmente popular.
Vantagens e desvantagens
A variedade tem uma desvantagem significativa: não foi suficientemente estudada. Mas um grande número de qualidades positivas incentiva os jardineiros a adquirir uvas Lírio do Vale.
Prós:
- alto rendimento anual;
- versatilidade de uso;
- alta imunidade;
- tolerância a condições climáticas adversas;
- características de sabor;
- capacidade de armazenamento a longo prazo;
- boa capacidade de enraizamento;
Desvantagens:
- a variedade é pouco estudada;
- demandas de formação;
- suculência excessiva;
- Os frutos muito envelhecidos na videira perdem o sabor e tornam-se pastosos por dentro.
Um jardineiro pode determinar pessoalmente as vantagens e desvantagens de uma variedade se a plantar em seu terreno.
Onde você pode cultivar Lírio do Vale?
O conhecimento insuficiente da variedade não nos permite dizer exactamente em que áreas o cultivo será favorável e em que não o será. Portanto, as uvas Lírio do Vale são cultivadas principalmente nas regiões sul. A resistência média ao gelo permite cultivar uvas na zona intermediária.
Características varietais
Depois de estudar a descrição, o jardineiro toma a decisão final. Os critérios de seleção são diferentes e, portanto, as variedades procuradas são diferentes. A planta é poderosa, os arbustos são altos. O peso de um cacho é de pelo menos 0,5 kg. A forma é alongada e cilíndrica. A floração é longa e perfumada, o que distingue a variedade Lírio do Vale de muitas outras..
As frutas são saborosas, muito suculentas. O peso de um fruto chega a 18 G. A tonalidade das uvas maduras é amarela.
Produtividade
O correto plantio, cuidado e formação do arbusto determinam a quantidade de frutos obtidos de uma planta. Como não há informações estatísticas, é difícil indicar o volume de colheita da variedade. Os pesquisadores estão apenas coletando informações.
Resistência ao gelo
Os fabricantes garantem que a videira resiste a temperaturas até -21 ⁰C. Isso permite que seja usado sem cobertura. Ou embrulhe para o inverno em regiões com condições climáticas mais severas.
Autofertilidade
As flores são bissexuais, para a polinização não é necessário plantar uma variedade polinizadora nas proximidades. Para aumentar a produtividade, os veranistas aconselham o plantio de diversas variedades de uvas que florescem ao mesmo tempo.
Imunidade a infecções
As uvas do lírio do vale têm alta imunidade. Resistente a doenças comuns nas culturas. Mas, ao mesmo tempo, é desejável o tratamento preventivo na primavera e no outono. São tratados contra doenças fúngicas antes da floração e após a colheita.
Plantando um arbusto
Mudas saudáveis são adquiridas para cultivo e somente de pessoas de confiança. A cova de plantio é preparada no outono e plantada na primavera. Uma camada de drenagem deve ser colocada na parte inferior. Use tijolos quebrados ou outros meios disponíveis. Em seguida, uma camada de solo misturada com húmus e fertilizantes minerais é derramada sobre ele.
Antes do plantio, as mudas são colocadas em Kornevin ou outro produto similar por 2 a 3 horas.
Isso é necessário para um melhor enraizamento. Plante em uma colina ou forme um monte. Regue generosamente e amarre em uma estaca. A distância entre plantas é de 3 m, o espaçamento entre linhas é de 5 m.
Boas condições de cultivo
Para que as uvas cresçam bem e se desenvolvam adequadamente, devem ser cultivadas em condições favoráveis. Lírio do Vale não possui requisitos quanto à composição do solo. É necessário escolher a área certa do jardim.
Local de pouso
A cultura é termofílica, isso deve ser levado em consideração na hora de escolher onde plantar as plantas. O local deve ser adequado em termos de composição do solo, iluminação e outros parâmetros importantes.
O lírio do vale não tem preferências estritas quanto à composição do solo. Mas é recomendado plantar uvas em solo fértil e respirável. A ocorrência de águas subterrâneas não deve ser superior a 3-4 m. Para decoração, gazebos, galpões e outras edificações são plantadas com plantas.
Iluminação
A planta que adora luz se sente melhor no lado ensolarado do local. Quanto mais tempo as plantas ficam expostas ao sol, mais ricos são o sabor, a cor e o aroma da fruta. As uvas crescerão à sombra, mas os frutos serão azedos e sem sabor.
Cuidando de vinhas jovens e maduras
A produtividade das plantas depende de cuidados adequados. O cumprimento das técnicas de cultivo agrícola levará ao seu aumento.
Rega
Recomenda-se regar regularmente, nunca deixando secar. Mas não há necessidade de preenchê-lo impensadamente. O sistema radicular da cultura apodrece quando há excesso de umidade.
A rega é obrigatória:
- antes da floração;
- após a floração;
- após a colheita.
Nenhum tipo de uva é regado durante a frutificação, o excesso de umidade leva à quebra dos bagos.
Fertilizantes
As plantas também precisam de fertilização. Nos primeiros 2-3 anos não são necessários, as uvas só precisam do que é adicionado durante o plantio. É importante aplicá-los na hora certa e com moderação. O excesso de nutrientes leva ao efeito oposto. Na primavera, é adicionada matéria orgânica, seguida de fertilizantes minerais complexos. A alimentação alternada não levará ao vício.
Uma vez a cada 3 anos eles são alimentados com potássio e magnésio para manter o teor de açúcar nas frutas.
Aparar
A poda é realizada no outono. Assim as uvas adoecem menos. Deixe 10 olhos nos brotos.Para escolher o método de poda correto, é recomendável levar em consideração a composição do solo, as características da variedade, a localização no local e o método de cultivo.
Cobertura para o inverno
Nas regiões sul, o Lírio do Vale é cultivado como planta descoberta, mas nas regiões norte é necessário embrulhá-lo para o inverno. Para isso, utilizam material especial do armazém ou constroem eles próprios um abrigo, utilizando palha, restos de plantas e película grossa, tecido não tecido e terra. Se um jardineiro decidir plantar uvas no outono, atenção especial deve ser dada à cobertura delas para o inverno. Uma planta frágil precisa de abrigo de alta qualidade.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar uvas. A escolha do método depende dos desejos e capacidades do jardineiro.
- Estacas. O método mais comum de propagação de cultura. As estacas são cortadas de um ou vários brotos, dependendo da quantidade a ser preparada. São cortados no outono, embrulhados em pano úmido e guardados na adega. Plantado no solo na primavera. E esperam que as mudas criem raízes e cresçam. Em seguida, eles são transferidos para um local permanente.
- Propagação de sementes. Método de longo prazo, as plantas darão seus primeiros frutos 6 a 7 anos após o plantio.
Os arbustos de uva assim plantados não conservam as características maternas.
- Vacinação. São necessários um porta-enxerto de alta qualidade de uma planta forte e um rebento da planta mãe. O local da enxertia deve estar localizado acima do solo.
- Em camadas. O rebento da videira é escavado e regado abundantemente. Eles dão a oportunidade de criar raízes e continuar a se alimentar da planta-mãe por cerca de 2 a 3 meses. Depois é necessário desconectá-lo com uma tesoura de jardim e plantá-lo em local permanente.
A eficácia de cada método é diferente e o resultado será diferente. Portanto, ao escolher um método, você deve pesar os prós e os contras.
Doenças e pragas: formas de combatê-las
A variedade ainda é pouco estudada, mas segundo avaliações, a uva Lírio do Vale é resistente a doenças comuns nas culturas. A resistência ao mofo e ao oídio é de 3 pontos. A planta também resiste a pragas de insetos. Mas para consolidar o resultado, os jardineiros recomendam tratar as plantas. 2 tratamentos preventivos irão lidar com a propagação da doença.
As armadilhas são colocadas contra insetos, uma vez que os ataques ocorrem frequentemente durante a frutificação. A uva Lírio do Vale foi desenvolvida recentemente. Mas, apesar disso, está ganhando popularidade e reconhecimento entre os jardineiros. Sua versatilidade de uso, alta imunidade e baixa necessidade de manutenção estão gradualmente tornando-o um favorito para muitos veranistas.