Muitos residentes de verão cultivam pés de uva para fazer vinho caseiro após a colheita. Mas nem todas as variedades são adequadas para fazer vinho. Uma das variedades populares é a uva Carmenere.
- Descrição da variedade de uva Carmenere
- Referência histórica
- Características do mato
- Videira
- Monte
- Características
- Produtividade
- Tempo de amadurecimento
- Propriedades das frutas vermelhas
- Qualidades de sabor
- Calorias e acidez
- Benefícios e malefícios do uso
- Plantando uma muda
- Preparando o local de pouso
- Quando plantar
- Aterrissagem: o que para quê
- Tecnologia agrícola e cuidados
- Poda de arbusto
- Regar e fertilizar
- Medidas preventivas para prevenir doenças
- Colheita e armazenamento
Descrição da variedade de uva Carmenere
Antes de adquirir as videiras Carménère, deve-se estudar todas as características da casta para não errar na escolha. Em primeiro lugar preste atenção às características do arbusto, às características da videira e dos cachos.
Referência histórica
Pela primeira vez no século 19, os vinicultores franceses começaram a cultivar Carménère. Mas as uvas eram frequentemente afetadas pelo oídio e pela filoxera. Por conta disso, foi substituída por variedades mais resistentes. E algumas décadas depois, os vinicultores chilenos começaram a cultivar o híbrido. No Chile, a planta enraizou-se bem e ainda é muito popular.
Características do mato
Uma característica distintiva do arbusto é a velocidade de crescimento da videira. Alguns anos após o plantio, se a videira não for podada, a planta ocupará toda a área. As folhas da planta são de cor verde claro. A forma é habitual, característica da maioria das castas, são pubescentes e cobrem densamente toda a videira.
Videira
Como mencionado anteriormente, a videira cresce rapidamente. Os arbustos podem atingir 2 m de altura e o formato da planta está se espalhando. Esta variedade requer podas regulares para evitar superlotação. A videira é de cor castanha escura e capaz de criar sebes poderosas. As inflorescências da variedade são bissexuais e não requerem polinização adicional.
Monte
Os pincéis são pequenos ou de tamanho pequeno. A forma é em forma de cone. Muitos cachos são formados na videira. O peso de um cacho chega a 200 g.
As uvas caracterizam-se por um formato redondo, a casca é de uma rica cor preto-azulada.
A pele tem uma textura aveludada. As uvas são suculentas. Em média, o peso do fruto é de 7 a 12 g, o comprimento da uva chega a atingir 4 cm, a polpa é viscosa e carnuda, com sabor agradável. No final há um aroma de ervas.
Características
Outro ponto importante que se deve atentar antes de adquirir uma muda de uva é o estudo das características da variedade selecionada. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao rendimento, à polinização e ao tempo de maturação da variedade.
Produtividade
O rendimento do híbrido Carmenere é sempre estável. Até 21 kg são colhidos do mato anualmente. Os pincéis vêm em pesos diferentes. O peso mínimo de um cacho é de 700 g e o peso máximo é de cerca de 2 kg.
Tempo de amadurecimento
Carménère é uma variedade de maturação precoce. A primeira colheita é feita 110-130 dias após o aparecimento dos ovários na videira. A colheita começa a amadurecer a partir dos segundos dez dias de agosto até os últimos dias de outubro. No início do período de maturação, os cachos apresentam cor vermelho-bordô. À medida que amadurecem, tornam-se pretos e azuis.
Propriedades das frutas vermelhas
Estudar o sabor é muito importante antes de comprar uma muda de planta. É dada atenção ao sabor das uvas, ao teor calórico e à acidez da fruta. Também é importante estudar os benefícios e malefícios das frutas vermelhas para a saúde.
Qualidades de sabor
Uma uva com um sabor adocicado agradável. A polpa tem sabor agradável de erva-moura e alto teor de suco. Às vezes há uma leve acidez.
Calorias e acidez
O nível de açúcar nas frutas é alto e chega a 17-25%. O nível de acidez é de 6-8 g/l. O conteúdo calórico de 100 g do produto é de 75 kcal. Devido ao alto teor de açúcar nas frutas vermelhas, as uvas são alimentos com alto teor calórico.
Benefícios e malefícios do uso
Propriedades úteis das uvas:
- Tem um efeito positivo nos pulmões.
- Normaliza o metabolismo devido ao alto teor de fibras na composição.
- Satura o sangue com nitrogênio.
- Elimina a constipação.
- Ajuda a baixar a pressão arterial.
- Remove toxinas e substâncias nocivas do corpo.
- Ajuda a aumentar a formação de glóbulos vermelhos no sangue.
- Protege o corpo dos radicais.
- Aumenta a libido.
Comer uvas pode causar danos ao organismo se a pessoa for intolerante ao produto. Não é aconselhável incluir frutas vermelhas na alimentação de pessoas que sofrem de acidez elevada e diabetes. Não é recomendado dar variedades vermelhas às crianças.
Plantando uma muda
Durante o procedimento, atenção especial é dada ao preparo do local, datas de plantio e tecnologia de plantio de mudas no solo.
Preparando o local de pouso
A variedade Carménère deve ser plantada em áreas abertas e ensolaradas. Quanto mais tempo a planta passa ao sol, melhor isso afetará o rendimento:
- O buraco é cavado a uma profundidade de pelo menos 80 cm e a drenagem (seixos, restos de tijolos ou pequenos entulhos) é despejada no fundo do buraco.
- O buraco é então preenchido com uma mistura de cascalho, brita e solo fértil.
- Para desoxidar o solo, adicione 1 colher de sopa. eu. farinha de dolomita ou casca de ovo.
- A última camada é coberta com terra preta.
- É necessário preencher o buraco aos poucos, regando generosamente cada camada com água.
No final da preparação da cova, dois tubos de metal são inseridos lado a lado e um fio forte é amarrado a eles.
Quando plantar
Você pode plantar mudas de uva a qualquer hora que estiver quente. A videira é plantada no início da primavera e no outono. Mas entre os jardineiros existe a opinião de que a primavera é considerada a época mais favorável para o plantio. As mudas plantadas na primavera terão tempo de criar raízes antes do outono e poderão hibernar.
Aterrissagem: o que para quê
Depois que a cova estiver pronta, comece a plantar a muda. Etapas de plantio da variedade Carmenere:
- Cave um pequeno buraco no solo.
- Coloque a muda e endireite as raízes.
- Cubra com terra.
- Compacte levemente o solo próximo ao caule.
No final do plantio regue generosamente a videira com água morna. As regas subsequentes são realizadas uma vez a cada duas semanas.
Tecnologia agrícola e cuidados
Sem cuidado é impossível conseguir uma boa colheita. Cuidar das uvas inclui regar, fertilizar e podar a videira.
Poda de arbusto
Na primavera é realizada a poda formativa. Dois rebentos centrais são deixados na videira. À medida que o arbusto cresce, restam até 3 hastes em cada broto. O resto está cortado. Pelo fato da variedade Carmenere crescer rapidamente, deve ser podada com frequência para não engrossar as plantações. Os caules são removidos com uma tesoura de jardim afiada para que não fiquem vincos.
Regar e fertilizar
A rega e a fertilização são realizadas ao mesmo tempo. Na primeira metade da safra, os arbustos precisam de nitrogênio. Na segunda metade da safra após a frutificação - em fósforo e potássio. Estrume, cinzas e verbasco também são adicionados. A primeira rega é realizada durante o período de brotação, a segunda - durante a floração. A terceira vez é depois da colheita e a última antes do início do frio.
Medidas preventivas para prevenir doenças
Os arbustos são inspecionados regularmente para perceber a tempo a doença e agir. Como procedimentos preventivos, as plantas são pulverizadas com fungicidas, calda bordalesa, Karbofos ou solução de sabão em pó.
Colheita e armazenamento
Os cachos são cortados com tesoura de poda afiada para não danificar a videira. A colheita colhida é armazenada a uma temperatura de 0…+2 graus. A umidade da sala deve ser de pelo menos 80%. Os cachos são armazenados em ambiente escuro, a luz forte contribui para a perda do teor de açúcar.