As uvas da variedade Conde Monte Cristo são apreciadas pelos jardineiros. Possui pincéis grandes e não requer cuidados especiais. Adequado para fazer sucos ou fazer vinho. Pode ser utilizado na culinária ou para consumo in natura.
- História da criação do híbrido
- Descrição e características das uvas Conde de Monte Cristo
- Arbusto
- Fruta
- Produtividade
- Maturação
- Resistência ao gelo
- Vantagens e desvantagens da variedade
- As nuances do cultivo de uma planta
- Datas de desembarque
- Seleção de material de plantio
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Tecnologia de pouso
- Regras para cuidar das colheitas
- Regar e fertilizar
- Poda e a influência dos enteados
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Tecnologia de colheita e armazenamento
- Conclusão
História da criação do híbrido
As uvas Montecristo foram cultivadas na região de Rostov. Talisman e Rizamat foram usados como base para esta variedade. O híbrido foi criado no final dos anos 90. Ganhou popularidade muito rapidamente devido aos seus frutos suculentos e à facilidade de tratamento.
Descrição e características das uvas Conde de Monte Cristo
A casta apresenta características distintivas que são tidas em consideração no momento do plantio.
Arbusto
O arbusto é grande. A videira é flexível e costuma ser usada como decoração de jardins. A videira é densa e pode ser usada para criar arcos e mandris. As folhas são grandes, com cinco lóbulos.
Fruta
Os cachos podem atingir até 1,5 kg de peso. O cacho é alongado, os bagos são grandes e com casca rosada. Os bagos são alongados, a polpa é suculenta e com elevado teor de açúcar.
Produtividade
Com os devidos cuidados é altamente produtivo. A produtividade aumenta no 7º ao 8º ano após o plantio.
Maturação
O período de maturação depende da região onde a variedade é plantada. Na maioria das vezes, o período de coleta ocorre em meados de agosto e início de setembro.
Resistência ao gelo
A planta tolera bem doenças, por isso pode ser cultivada em regiões de inverno. Nos primeiros anos após o plantio é necessário cobrir os arbustos.
Uma planta adulta não precisa de abrigo.
Vantagens e desvantagens da variedade
Ao plantar uma planta, você precisa considerar as seguintes vantagens:
- amadurece rapidamente;
- qualidades gustativas;
- adequado para armazenamento;
- A densa casca da fruta evita danos por insetos.
As desvantagens incluem rachaduras na casca sob condições de umidade prolongada.
As nuances do cultivo de uma planta
Ao cultivar uma variedade, é necessário levar em consideração algumas características que podem afetar o rendimento.
Datas de desembarque
É necessário plantar mudas no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.Além disso, as mudas podem ser plantadas em meados de setembro. Esse período é suficiente para a planta se preparar para o inverno.
Seleção de material de plantio
Na escolha das mudas, as seguintes características devem ser levadas em consideração:
- o material de plantio deve ter pelo menos 4 gemas;
- as raízes devem ser de cor clara e livres de podridão e danos.
É necessário adquirir material de plantio em locais especializados que comprovem repetidamente a qualidade de seus produtos.
Seleção e preparação de um local de pouso
O local de plantio da uva deve ser em local ensolarado. O nível das águas subterrâneas deve ser neutro. As uvas preferem solos com nitrogênio. Em solo argiloso requer fertilização regular.
O local de plantio da uva deve ser limpo de pedras e grama. Cave e prepare a cova de plantio. A profundidade do furo deve ser de pelo menos 60 cm.
Importante. Para que a muda crie raízes rapidamente, é necessário preparar o seguinte tipo de solo nutriente: 1 parte de solo, 1 parte de húmus e 0,5 parte de areia.
Tecnologia de pouso
O plantio de uvas é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- a drenagem deve ser feita no fundo da cava;
- as raízes da muda são podadas;
- o buraco é preenchido ¼ com a mistura de solo preparada;
- instale a muda e endireite as raízes;
- polvilhe com terra e compacte;
- despeje água morna sobre ele.
Durante a rega, você pode dissolver fertilizantes minerais em água, 100 gramas por balde de água.
Regras para cuidar das colheitas
Após o plantio, é importante cuidar adequadamente da cultura.
Regar e fertilizar
A rega é realizada uma vez a cada 3 dias. É necessário adicionar até 1 balde de água morna por arbusto. A primeira fertilização é aplicada um ano após o plantio.Os fertilizantes nitrogenados são usados na primavera e os fertilizantes minerais complexos no verão. No outono é introduzido o húmus, que satura as raízes com todos os nutrientes necessários.
Poda e a influência dos enteados
O arbusto é podado na primavera. São retirados os brotos laterais que interferem na formação do arbusto. Também é necessário garantir cuidadosamente que não se formem enteados. O aparecimento de enteados pode levar à diminuição da produtividade. Portanto, na primavera e meados do verão, os rebentos são removidos.
Preparando-se para o inverno
Para que a cultura sobreviva ao inverno, é necessário colocar húmus e uma camada de serragem uma semana antes da geada, que funcionam como abrigo para as raízes. Para as vinhas jovens é necessário o uso de estopa, que protegerá os brotos das baixas temperaturas. Para plantas com mais de 5 anos, apenas a parte da raiz é isolada.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças e raramente está sujeita ao ataque de podridão e pulgões. No entanto, em tempo chuvoso, os frutos racham e apodrecem.
Tecnologia de colheita e armazenamento
A vantagem desta variedade é que os pincéis permanecem nos arbustos após a maturação. A vindima ocorre no início de setembro. Os pincéis devem ser cuidadosamente aparados com tesoura e colocados em uma caixa.
Para simplificar a apanha dos bagos, utilizam-se sacos especiais que, depois de cortado o cacho, guardam todos os bagos.
Conclusão
O cultivo da uva Monte Cristo permite colher grandes colheitas de frutos silvestres. As uvas são utilizadas para consumo in natura e também para fazer vinho. Com os devidos cuidados, a cultura sobrevive ao inverno e não é suscetível a doenças.