Muitos jardineiros desejam plantar um canteiro de videiras. Porém, antes de fazer isso, você precisa escolher uma variedade adequada para o cultivo. A variedade de uva Angélica é popular. Antes de plantar tal planta em seu local, você precisa ler sua descrição e dicas para plantio e posterior cultivo.
- História da seleção
- Descrição e características da variedade Angélica (Ksenia)
- Cachos e frutas vermelhas
- Resistência a geadas e doenças
- Vantagens e desvantagens
- Cultivo
- Quando plantar
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Como plantar corretamente
- Cuidados com as plantas
- Rega e fertilizantes
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Conclusão
História da seleção
Esta casta é considerada relativamente jovem, pois foi desenvolvida há apenas dez anos. A planta foi criada pelo criador russo VN Krainov, que batizou a variedade de uva resultante de Angelica. Ao criar a planta, foram utilizadas variedades como Radiant Kishmish e Talisman. Estas plantas são mal protegidas da geada e, portanto, recomenda-se que Angélica seja cultivada no sul da Rússia, Bielorrússia e Ucrânia.
Descrição e características da variedade Angélica (Ksenia)
Antes do plantio, recomenda-se familiarizar-se com as características e descrição da casta.
Cachos e frutas vermelhas
Uma característica distintiva dos arbustos é a sua altura. Com os devidos cuidados, cada muda cresce até dois metros e meio. A videira de Angélica cresce rapidamente e por isso precisa ser desbastada e podada regularmente. Sem poda, os frutos formados na planta amadurecem pior.
Os especialistas recomendam podar a variedade pelo menos três vezes por temporada.
Os cachos têm formato cônico e pesam em média um quilo e meio. No entanto, às vezes formam-se aglomerados maiores nos arbustos. São um pouco soltos e têm tendência a ervilhar se as mudas não forem bem cuidadas. Os frutos maduros de Angélica são bastante grandes, apresentam formato oval e oblongo. Cada uva pesa cerca de 30-35 gramas. Os frutos silvestres têm sabor agradável com ligeiro aroma a noz-moscada. Ao mesmo tempo, o teor de açúcar não excede vinte por cento.
Resistência a geadas e doenças
Angélica não pode se orgulhar de ser resistente às geadas e, portanto, não deve ser cultivada nas regiões norte.
No entanto, é resistente a muitas doenças, por isso raramente sofre de oídio ou bolor cinzento.
Vantagens e desvantagens
Angélica tem certas vantagens e desvantagens com as quais você deve se familiarizar antes de plantar. Entre as vantagens da variedade estão as seguintes:
- grandes cachos de frutas vermelhas;
- casca densa com excelente transportabilidade;
- polinização independente;
- rápido amadurecimento da colheita.
As desvantagens da planta incluem:
- fraca resistência à geada;
- a necessidade de poda regular.
Cultivo
Para cultivar Angélica adequadamente, você precisa se familiarizar com dicas para cultivá-la.
Quando plantar
Primeiro, você precisa descobrir o momento ideal para o plantio de mudas de uva. Alguns jardineiros plantam a variedade no outono. Porém, neste caso é preciso ter muito cuidado, pois a geada pode começar a qualquer momento. Portanto, é melhor adiar o plantio para a primavera, após o fim do frio do inverno. O plantio começa no final de abril ou início de maio.
Seleção e preparação de um local de pouso
Decidido o momento do plantio, eles selecionam um local de plantio. Os vinhedos crescem bem em áreas bem iluminadas e não expostas a muito vento. A área selecionada é preparada com antecedência. Durante o processo de preparo, é desenterrado e fertilizado com fertilizantes orgânicos contendo componentes minerais.
Como plantar corretamente
O plantio começa com a criação de uma cova de plantio onde será plantada a muda. Suas dimensões não devem ultrapassar quarenta centímetros de profundidade e largura. O fundo do buraco cavado é preenchido com fertilizante misturado com solo. Em seguida, é plantada uma muda de uva na cova, que é cuidadosamente coberta com terra e umedecida com água.
Cuidados com as plantas
As mudas plantadas devem receber cuidados adequados para manter sua produtividade.
Rega e fertilizantes
Angélica é considerada uma variedade que adora umidade e, portanto, precisa ser regada regularmente com água. Se for utilizada mangueira para irrigação, o procedimento deverá ser realizado à noite ou pela manhã. Água morna é usada para irrigação. Não use água fria, pois pode danificar o sistema radicular.
Aparar
Um elemento importante da viticultura é a poda das mudas plantadas. Os especialistas aconselham podas regulares para eliminar os caules que não dão frutos. O corte do excesso de caules é feito com uma tesoura de jardim afiada. Quebrar galhos manualmente é contra-indicado.
Preparando-se para o inverno
Para proteger a vinha dos ventos frios ou das geadas, é necessária a construção de um abrigo isolante. Para isso, a base dos arbustos é bem coberta com grama seca, folhas caídas ou galhos de madeira seca. O abrigo é retirado no meio da primavera, quando a temperatura sobe para 5 a 10 graus Celsius.
Doenças e pragas
Para proteger a variedade de pragas e doenças, ela é pulverizada periodicamente com os seguintes meios:
- "Thanos";
- pedra de tinta;
- Mistura bordalesa.
A pulverização é realizada à noite ou de manhã.
Colheita e armazenamento
Em meados de agosto, todas as uvas estarão totalmente maduras e prontas para serem colhidas. A safra colhida só pode ser armazenada por muito tempo se for guardada em local fresco. Portanto, não se deve deixar os pincéis cortados ao sol por muito tempo.
Conclusão
Angélica é considerada uma variedade de uva comum cultivada por muitos viticultores. Porém, antes de plantar uma planta, é necessário ler sua descrição, bem como recomendações para posterior plantio.