As variedades de uvas resistentes ao frio não são tão comuns porque são uma cultura que adora o calor. No entanto, foram desenvolvidas variedades que podem ser cultivadas em climas frios. Consideremos a descrição e características da uva Amur Breakthrough, a história de sua criação, vantagens e desvantagens, tecnologia de cultivo e cuidado da planta, características de proteção contra doenças e pragas e como formar corretamente os arbustos de uva.
História da variedade
A descoberta de Amur é um tipo cultivado de uva selvagem Amur que cresce naturalmente no Extremo Oriente e no norte da China. Foi criado pelo criador A.P. Potapenko. Em termos de resistência ao frio (resiste a geadas de -35...-40 °C) e despretensão, não é inferior ao seu ancestral selvagem, mas outras características valiosas foram melhoradas.
Uva de uso universal, com cachos grandes e densos, é classificada como casta de mesa. Está no Registro Estadual da Federação Russa desde 2018, adequado para cultivo em todas as regiões russas.
Descrição e características das uvas inovadoras Amur
O arbusto é poderoso, cresce rapidamente, as folhas são grandes, verdes claras no verão e vermelhas no outono. A floração é feminina, para melhor fecundação é necessária a presença de uvas bissexuais junto aos arbustos da casta. Os rebentos anuais amadurecem bem.
Os aglomerados são maiores que a média em tamanho, densos e de formato cilíndrico-cônico. Cada peso é de 250-400 g Os bagos são grandes, de tamanho único, azuis escuros e redondos. Cada peso é de 4-5 g.
Os frutos são carnudos, suculentos, com um sabor original e memorável. O suco é vinho tinto. A pele é forte, com cobertura. Os frutos contêm 1 semente de tamanho médio. Eles suportam o transporte, mas não são armazenados por muito tempo. A variedade inovadora Amur é uma variedade de maturação precoce. Produtividade – 2 kg por metro quadrado. m.
Vantagens e desvantagens
Sutilezas do cultivo
Considerando a origem da uva Amur Breakthrough e suas características, é necessário ter uma abordagem responsável no seu plantio e cultivo. A variedade requer metalocalização e plantio corretos.
Quando plantar
Você pode plantar mudas na primavera ou no outono, as uvas toleram bem o plantio no outono e não congelam no primeiro inverno. A época do plantio na primavera é quando esquenta, quando o solo seca um pouco depois do derretimento da neve. No outono, é necessário plantar 1 mês antes do início do frio.
Selecionando um local
A descoberta de Amur adora solos soltos, bem fertilizados, úmidos e ácidos. Cresce mal em solos secos, por isso, nesses casos, é necessária rega artificial constante. Cresce em áreas ensolaradas ou com sombra parcial.
Processo de plantio
Padrão de plantio: 1,5 m em linha e 2 m entre linhas. São plantados arbustos de 1 a 2 anos. As dimensões das covas de plantio são de 0,8 m de largura e 0,6 m de profundidade. O fundo é coberto com uma camada de drenagem, 1 balde de húmus e 1 kg de cinza são preenchidos e misturados ao solo escavado. Uma muda é plantada no meio. Está enterrado até o colo da raiz. Depois de encher com terra, regue as uvas e cubra a terra com cobertura vegetal.
Características de cuidado
As uvas Amur, assim como as variedades descendentes de espécies europeias, precisam de cuidados. Precisa ser regado, fertilizado, podado. Só neste caso é possível obter o nível de rendimento que a variedade é capaz de produzir.
Regar e fertilizar
A descoberta de Amur precisa de muita umidade. Portanto, é necessário regar não só os arbustos após o plantio, mas também aqueles que há muito criaram raízes e frutificam. No calor do verão, as uvas são regadas desde o momento em que os bagos endurecem até à colheita.
Aparar
A variedade distingue-se pelo seu crescimento vigoroso: sem poda os arbustos engrossam e os rebentos crescem muito em comprimento. Além da poda formativa, todos os anos, na primavera ou no outono, é necessário cortar os brotos excedentes, secos e congelados. E também danificado por doenças e pragas.
Doenças e pragas de plantas
A descoberta de Amur é muito mais resistente a doenças e pragas do que as variedades europeias. Mas muitos jardineiros previnem a infecção por mofo borrifando os arbustos com preparações contendo cobre.
Formação de arbustos de uva
Esquema de formação da videira:
- No 1º ano restam 2 rebentos fortes.
- No segundo ano, restam 2-3 botões em cada um e o topo é cortado.
- No terceiro deles, 2 brotos grandes são selecionados e encurtados para 0,5 M. Durante o verão, crescem 2 a 3 brotos em cada um.
- No dia 4, o ramo superior dará frutos e será podado em 10-15 botões. O ramo inferior é um rebento de substituição, composto por 3 botões.
Nas safras seguintes, o padrão de poda se repete, o broto que dará frutos na safra atual é formado por 15 gemas e o broto de reposição é formado por 3 gemas. Deve haver brotos de 1 ano suficientes no arbusto para que o número total de botões frutíferos seja de 6 a 10 dúzias.
Os arbustos de uva Amur são cultivados em treliça, na posição horizontal. Os ramos principais ocupam 2 camadas inferiores de arame, os jovens são amarrados verticalmente aos superiores. As vinhas verdes excedentes são podadas no verão, sem esperar o outono. Os arbustos não precisam de abrigo durante o inverno.
A nova variedade Amursky Breakthrough resistente ao frio destina-se principalmente às regiões frias da Rússia e é considerada promissora para cultivo em condições climáticas desfavoráveis à cultura. A casta é produtiva e é considerada uma variedade de mesa, mas os bagos também podem ser utilizados para processamento, inclusive para a produção de sumo tinto, cujo rendimento ronda os 70-75% do peso dos bagos.