Os agricultores consideram os patos mudos uma das raças de maior sucesso para reprodução em casa. A ave é despretensiosa e não necessita de condições especiais de manutenção. A carne é saborosa e não contém muita gordura. E o conhecimento de alguns recursos de cuidado salvará os iniciantes de erros e tornará o processo de cultivo simples e lucrativo. Os descendentes do pato selvagem são férteis e não perderam o instinto taciturno.
História da origem da raça
A raça mais antiga do mundo remonta à época dos astecas. De acordo com uma versão, os patos, também chamados de patos almiscarados, foram criados na tribo indígena Muisca.Outros pesquisadores acreditam que as aves receberam esse nome devido ao aroma que a gordura libera ao ser aquecida. E o terceiro apelido - sussurradores - foi dado aos patos por sua capacidade de emitir sons baixos em vez de grasnados altos.
Os patos mudos vieram da América do Sul para o continente africano e países asiáticos junto com os escravos que retornaram à sua terra natal. Gradualmente, os patos selvagens domesticados se espalharam pelo mundo.
No início, os avicultores relutaram em criar a subespécie de almíscar. Os agricultores ficaram desanimados com a aparência desagradável dos pássaros. Mas com o tempo, os criadores apreciaram a alta produtividade dos patos. Criadores mudos são frequentemente usados por criadores para desenvolver novas raças.
Descrição e características dos patos mudos
Os mudos são facilmente reconhecidos por seu corpo grande e alongado com patas bem espaçadas. Ao redor do bico achatado dos patos indo há protuberâncias vermelhas.
No futuro, as aves ganharão peso devido ao acúmulo de gordura. A carne de Indo-pato é altamente valorizada. O produto não possui odor desagradável. A produção de ovos de patos mudos é média. As fêmeas põem até 100 ovos anualmente, cada um pesando cerca de 90 gramas.
Vantagens e desvantagens
Os agricultores são atraídos pelos patos mudos por sua disposição pacífica e comportamento tranquilo. Os pássaros também apresentam algumas desvantagens.
A presença de qualidades negativas não interfere no cultivo de patos mudos. Os pássaros têm características mais positivas.
Requisitos para manutenção e cuidados
Ao criar patos mudos em casa, os conselhos de avicultores experientes serão úteis para iniciantes:
- As aves são mantidas em quartos espaçosos. Em condições restritas, os patos mudos tornam-se agressivos. Não mais do que 3 indivíduos podem viver em um metro quadrado.
- Os patos têm medo de correntes de ar e de mudanças bruscas na temperatura do ar.
- Recomenda-se manter a limpeza do aviário e realizar limpezas regulares.
- O chão é coberto com palha ou polvilhado com aparas secas.
- Os poleiros são instalados a uma altura de 10 a 15 centímetros do nível do solo.
- Uma boa iluminação por 14 horas aumenta a produção de ovos.
Um cercado para pássaros ambulantes também foi instalado próximo ao aviário. É útil que os patos fiquem ao ar livre desde a manhã até tarde da noite.
O período de atividade sexual dos dracos começa em abril e vai até julho. 1 macho fertiliza 2 ou 3 patos. As galinhas poedeiras a partir dos 6 meses são mantidas em uma sala separada.
Nutrição
Os patos mudos são despretensiosos na alimentação, mas abordam a preparação de dietas para aves aquáticas com responsabilidade.
Nome do Produto | Característica |
Cereais | Cevada, trigo e milho moído |
Verdura | Dentes de leão, trevo, grama recém-cortada |
Vegetais | Abóbora e cenoura ralada, purê de batata cozida |
Suplementos nutricionais | Óleo de peixe, farelo, farinha de ossos, sal, fermento, cascas |
Agricultores experientes alimentam seus patos com grãos em 2 doses. Metade da ingestão diária é fornecida sem processamento, o restante é complementado com vegetais e ervas.
Se houver reservatório, as mulas são transferidas para o pasto a partir das 10h. E as aves recebem uma mistura de cereais com outros ingredientes uma vez ao dia. A superalimentação é prejudicial às aves, assim como a subalimentação.
Reprodução
Os patos mudos atingem a idade de atividade sexual aos 9 meses. Normalmente, as aves põem ovos à noite ou ao amanhecer. Por esta razão, as aves aquáticas não são enviadas para pastar muito cedo. O número de ovos no ninho é cuidadosamente controlado. A galinha não inicia a incubação até ter 15 ovos. Às vezes, os agricultores põem ovos na fêmea que o pato com o instinto maternal perdido se recusou a chocar.
A fêmea leva pouco mais de um mês para incubar. Todo esse tempo os patos podem não se levantar. Os pássaros viram os ovos de forma independente e borrifam-nos com água dos bicos.
Durante a reprodução, as aves mudas não são cruzadas com indivíduos da mesma prole. Relacionamentos próximos levam a patologias e degeneração.
Possíveis doenças
Os patos têm alta imunidade. Mas algumas doenças também são inerentes a esta raça:
- A hepatite viral às vezes ocorre em pintinhos de duas semanas. Os patinhos doentes tornam-se letárgicos e perdem o apetite. Para o tratamento, é prescrito um curso de antibióticos.
- Quando mal conservadas, as aves desenvolvem parasitismo. Neste caso, toda a sala deve ser desinfetada. A patologia é combatida com a ajuda de medicamentos.
- A salmonelose se manifesta como convulsões e conjuntivite. A higienização do aviário e os antibióticos ajudam a corrigir o problema.
- Fezes verdes e frequentes e recusa em comer significam eimeriose. Neste caso, os veterinários prescrevem um tratamento complexo.
- Uma das doenças mais terríveis é a cólera, que pode destruir toda a articulação. Os sintomas característicos são patas inchadas e febre alta. A carne dessas aves não é mais adequada para alimentação.Carcaças de pato são queimadas.
Para prevenir o desenvolvimento de patologias perigosas, as aves estão sujeitas a vacinação obrigatória. As medidas de higiene sanitária são de grande importância.
A criação muda é um negócio lucrativo. Se você seguir regras simples de cuidado, os patos ganharão peso rapidamente. A carne de aves é macia, saborosa e sem cheiro específico. Lucro adicional pode ser obtido com a venda de ovos.