O cultivo e a criação de raças de patos de corte são um dos ramos lucrativos da avicultura. Entre as variedades de patos, destacam-se os patos franceses, criados a partir dos patos de Pequim e da Moscóvia. Vamos considerar sua origem, descrição e características, prós e contras, características de criação e cultivo, como criar uma dieta alimentar, quais doenças você pode encontrar e como evitá-las.
Origem
O pato laqueado Orvia cross ST5 (ST5) foi criado na França. Esta é uma ave de corte, o híbrido é usado para cultivo industrial.O cruzamento foi obtido a partir de 4 linhagens puras selecionadas da raça Pequim. O aprimoramento do cruzamento foi realizado a partir de 2004, e hoje a empresa fornece aves para 4 continentes. Os patos têm características típicas de frangos de corte: engordam rapidamente, por isso são valorizados pelos avicultores. Simultaneamente ao cruzamento do pato laqueado, a empresa desenvolveu híbridos de pato almiscarado – os cruzamentos ST6 C e ST6 LC.
Aparência e características da raça
O pato francês parece uma ave de carne - de constituição forte, maciço, denso, com grande massa muscular, principalmente no peito. Os representantes da cruz crescem rapidamente, atingindo peso de 3,5 kg em 42 dias de cultivo, gastando 1,88 ração para cada 1 kg de ganho de peso. unidades A plumagem do CT5 é de cor branca pura, o que permite também lucrar com a venda de penas.
A linha pesada de Pequim patos são criados como frangos de corte, tanto nas fábricas industriais como nas residências.
A descrição da raça afirma que os patos também podem ser mantidos como boas poedeiras - em 1 temporada de cada pato você consegue, em média, 296 ovos, pesando 88 g cada. Se você tiver patinhos em sua fazenda, a taxa de sobrevivência deles será de 96%.
Prós e contras dos patos franceses
Desvantagens dos cruzamentos de patos franceses: você não pode conseguir patinhos em casa com seus próprios patos, pois são híbridos.
Requisitos para manutenção e cuidados
Apesar da natureza pouco exigente dos híbridos franceses, você precisa assumir a responsabilidade pela organização de sua manutenção e cuidados. Patos criados para produção de carne como frangos de corte e como reprodutores devem viver em um cômodo espaçoso. Cada pato deve ter pelo menos 0,5 metros quadrados. M. área.
Se as aves forem forçadas a viver em condições de superlotação, não só não atingirão o seu potencial, como também ficarão doentes.
A casa dos patos franceses deve ser quente, leve e seca. Umidade, entupimento, frio ou calor, correntes de ar e ar cheio de amônia não são aceitáveis. O chão da sala dos patos deve ser coberto com uma camada de material absorvente de umidade - palha, turfa, palha de feno. Ele precisa ser trocado assim que ficar sujo. Roupas de cama sujas provocam a propagação de infecções e doenças digestivas, causando a morte de aves.
A temperatura e a umidade do aviário são de 20 a 30 ˚С e 60-70%. A iluminação no verão é natural, no inverno – artificial, com duração de 10 a 12 horas.Se o dia for mais curto, as galinhas poedeiras botarão ovos pior. Não devemos esquecer a ventilação diária do aviário. O ar fresco que os patos respiram os mantém saudáveis.
Como os patos de outras raças, os patos cruzados franceses devem poder passear - até um lago ou pátio para caminhadas. Sua área deve ser tal que para cada quadrado. m foi responsável por 1 pássaro. Você pode colocar um recipiente no local onde pode derramar água para nadar. Os patos devem passar pelo menos 8 horas por dia caminhando.
Dieta
Como qualquer raça ou cruzamento de produção de carne e frangos, os patos franceses Orvia são caracterizados por um metabolismo acelerado. Comem muito e com frequência, absorvem bem os nutrientes dos alimentos, transformando-os em massa muscular, ou seja, em carne.Você só poderá obter bons resultados na alimentação de patos se abordar esse assunto com toda a responsabilidade. As aves, especialmente as engordadas para obter carne, precisam ser alimentadas pelo menos 3 vezes ao dia, ou até com mais frequência.
A dieta consiste em alimentos com ervas e grãos. Os patos comem alimentos macios e absorvem melhor os nutrientes do purê úmido ou do mingau quebradiço do que dos grãos secos. Eles, ao contrário das galinhas, não digerem bem os grãos inteiros, precisam receber grãos pequenos cortados e de preferência cozidos. Adicione cortes de grama, vegetais ralados e raízes ao purê ou mingau, misture com giz, sal e pré-misturas.
Os patos franceses adoram nadar e não se importam em visitar um lago. Se houver água por perto, você pode soltar os pássaros no lago. Em seu ambiente natural eles encontrarão comida, então dificilmente você terá que alimentá-los.
Características de criação e cultivo em casa
Você só pode conseguir seus próprios patinhos cruzados franceses se comprar um ovo para incubação e chocar os patinhos em uma incubadora. A segunda opção é comprar animais jovens em fazendas de criação. Os patos são híbridos, portanto não podem ser criados como patos de raça pura, produzindo gerações de pássaros em casa. A cada nova geração, as qualidades híbridas desaparecerão.
A incubação dos ovos de pato francês é igual à de outras raças. Os cuidados adicionais com os pintinhos consistem em colocá-los em uma chocadeira e alimentá-los até completarem um mês de idade. Se os patinhos estiverem sob o comando de um pato, ele e seus filhotes deverão ser transplantados separadamente pelo mesmo período de tempo.
Os patos da seleção francesa são engordados por 1,5 meses. Nessa idade, como prometem os fabricantes, pesarão até 3 kg. Então a taxa de crescimento diminuirá, mas o apetite aumentará. Os patos comerão mais, mas o ganho de peso diminuirá.Portanto, apenas as aves que irão botar ovos podem ser mantidas para manutenção posterior.
Doenças e prevenção delas
Sujeitos a condições de higiene e alimentação adequada, os híbridos raramente adoecem. Eles são caracterizados por saúde, resistência e atividade. Mas se você negligenciar as condições de manutenção, manter o pássaro na terra, não andar com ele, alimentá-lo mal ou incorretamente, as doenças não irão diminuir. Os patos cruzados franceses sofrem de doenças infecciosas e patologias do sistema digestivo e doenças metabólicas. Isto leva à deterioração da produtividade do gado, ao ganho de peso mais lento e à mortalidade das aves.
Prevenção de infecções e doenças digestivas: limpeza regular do aviário, alimentação oportuna, trocas de água, caminhadas diárias. Bem como a desinfecção de instalações e equipamentos.
Os patos franceses, novos híbridos de patos de Pequim e de Moscóvia, foram criados para uso industrial. Mas também podem ser mantidos em casa. A tecnologia de criação e alimentação, cuidado e criação é padrão, portanto o avicultor não deverá ter dificuldades. Você pode criar patos para si mesmo ou organizar uma pequena fazenda de patos; os cruzamentos são adequados para organizar a criação de carne e obter lucro.