O pato laqueado é uma das melhores raças de pato para carne. Não é apenas criado em todos os lugares, mas também usado em trabalhos de criação para criar outras variedades. Consideremos a descrição e características, prós e contras, bem como a tecnologia de criação de patos de Pequim em casa, rações alimentares, requisitos para as condições de criação e cuidado desta raça.
História de origem e distribuição
A raça foi desenvolvida há aproximadamente 3 séculos na China. No século 19, o pato laqueado foi introduzido na América e depois na Europa.Agora, na avicultura, a raça é difundida tanto em fazendas industriais quanto em fazendas privadas. Muitas raças de patos, incluindo frangos de corte, descendem desta raça.
Descrição e características do pato laqueado
O pato tem uma constituição poderosa: costas e peito largos, cabeça grande e pescoço curvo. É caracterizado por uma testa convexa e um bico grande e achatado de cor laranja brilhante. Asas grandes e cauda pequena e levantada. As pernas são curtas, a plumagem é densa. Sua cor é predominantemente branca pura, embora existam aves com plumagem de cor creme.
Drakes e patos são quase do mesmo tamanho, mas maiores que os patos almiscarados. Quando cruzados com eles, produzem mulards, que ficam maiores que seus pais. As fêmeas de Pequim põem ovos de cor branca ou azulada, sem cheiro ou sabor específico. Características de produtividade:
- peso de um pato adulto – 3,5-4 kg, pato – 3-3,5 kg;
- peso de patinhos de 2 meses – 2,7-3 kg;
- número de ovos postos por ano – 150 unidades. (cada – 90 g).
Os patinhos são criados por 60-70 dias até o abate. Até essa idade, eles crescem intensamente, depois começa a muda e aumenta o consumo de ração. Os avicultores preferem abater durante este período também porque as aves são difíceis de depenar posteriormente. Rendimento de abate – 70%.
Lados positivos e negativos
Apesar de pequenas desvantagens, os patos de Pequim são reverenciados pelos avicultores de diversos países e, na hora de escolher uma raça para criação, são preferidos a outras variedades.
Requisitos para manutenção e cuidados
Pela despretensão às condições de vida, boa tolerância ao calor e ao frio, os patos podem viver em um aviário simples, sem quaisquer comodidades. É preciso estar atento à umidade, que deve ser mantida entre 65-75%.
No verão e no inverno, as aves podem viver em um celeiro, que deve ser espaçoso (para patos adultos a área deve ser de 0,5 m² por 1 pato, para patinhos - 1 m² para 12-16 cabeças), iluminado e ventilado. Como já mencionado, os patos laqueados não gostam de umidade, por isso é necessário monitorar a limpeza e a umidade da roupa de cama. A ave não tolera correntes de ar, por isso é necessário fechar todas as fissuras nas paredes e janelas. A roupa de cama pode ser feita com turfa seca, aparas e palha. A espessura deve ser de 30 cm, se adicionar uma nova camada por cima pode trocá-la 2 vezes por ano. Ou remova-o frequentemente assim que a camada ficar suja.
No verão, os patos devem ser mantidos a uma temperatura não superior a 25 °C, no inverno – não inferior a 10 °C. Se estiverem muito quentes ou frios, comerão menos bem e o ganho de peso diminuirá. Ao manter um aviário, é necessário ventilá-lo todos os dias para que a amônia e outros compostos nocivos evaporem. Para ventilação é necessário instalar janelas na parede com área de 100 cm² por m² de ambiente. A iluminação é natural no verão, artificial no inverno, até 10-12 horas.
O que alimentar a raça pequinês
Ao preparar uma dieta para os patos de Pequim, é preciso levar em consideração as características da raça: eles têm metabolismo acelerado, o alimento passa rapidamente pelo intestino. A este respeito, os patos devem receber comida constantemente. O ganho de peso da ave depende disso.
A dieta dos patinhos de Pequim deve incluir produtos proteicos. Quanto à alimentação, as aves são onívoras, podem comer tudo o que lhes é oferecido, alimentos vegetais e animais. Eles recebem purê de grãos, grama e vegetação aquática. Para reabastecer o corpo com vitaminas, proteínas - peixes, resíduos de laticínios, suplementos minerais. Os patos comem muito e muitas vezes, se lhes falta comida, começam a perder peso.
Note-se que os patos de Pequim são patos barulhentos e facilmente excitáveis. Nem todo mundo gosta disso. Para não ouvir o canto dos patos, é necessário fornecer ao pássaro tudo o que ele precisa. Se os patos viverem em um ambiente quente e limpo, longe de outras criaturas vivas, eles grasnarão menos. As aves são abatidas aos 2 meses de idade, antes do início da muda. Os patinhos já conseguem atingir o peso de cerca de 3 kg, depois começam a gastar energia no crescimento das penas, por isso o ganho de peso é reduzido. Criar patinhos torna-se menos rentável economicamente à medida que os custos da alimentação aumentam.
Além disso, a carne do jovem pequinês não é gordurosa, mas engorda com a idade. A partir dele é preparado um prato famoso - pato laqueado.
Criação em casa
Patinhos de Pequim Eles se distinguem pela resiliência, ao contrário das galinhas, mais de 95% sobrevivem após a eclosão. Os pintinhos nascem em incubadora, podendo a incubação também ser confiada à galinha. Para a postura, é necessário selecionar apenas os melhores ovos, grandes, frescos e com casca lisa. Para obter uma ave de raça pura, você precisa selecionar ovos de fêmeas e machos de Pequim.
Após a eclosão, os patinhos são mantidos por 1 mês em chocadeira, sob lâmpada, com umidade moderada do ar. O primeiro alimento para os pintinhos é um ovo cozido, queijo cottage e mingau de grãos triturados. Aos poucos, é necessário transferir os patinhos para a dieta de aves adultas, dar capim, lentilha d'água e purê de grãos. Bem como pequenos peixes, resíduos de laticínios e suplementos minerais.
Em seguida, os patinhos de um mês são transferidos para serem criados em rebanho. Se a alimentação e a manutenção forem organizadas corretamente, os patos de Pequim podem ser considerados lucrativos para criação doméstica. Você pode guardar pequenas quantidades para você ou organizar fazenda de patos para a produção de carne e ovos. Criar patos de Pequim é lucrativo: ovos para incubação, patinhos pequenos de raça pura e adultos não são baratos. Cruzamentos com outras raças e espécies também podem trazer lucro, por exemplo, você pode começar a criar mulards.
Doenças frequentes
Os patos que vivem em ambientes úmidos e com correntes de ar sofrem de resfriados. Patinhos pequenos podem morrer por causa disso. Os patos adultos são caracterizados por doenças e problemas:
- esôfago entupido, causado por verduras grossas;
- prolapso do oviduto nas mulheres, a causa são ovos grandes, o tratamento é lavar o oviduto com permanganato de potássio ou alume por 5-7 dias;
- arrancar penas, a causa é falta de vitaminas e elementos minerais, o tratamento é adicionar suplementos minerais e vitamínicos aos alimentos, carvão, cascas trituradas.
Para não perder o aparecimento da doença, a ave é monitorada e examinada com maior frequência. Aos primeiros sinais, como perda de apetite, letargia, depressão ou entorpecimento e perda de penas, entre em contato com o seu veterinário.
Para prevenir infecções, os animais jovens recebem suplementos vitamínicos e vacinas.Limpar e desinfetar as instalações, equipamentos e garantir a limpeza da ração. Passeie com o pássaro ao ar livre, ou melhor ainda, em um lago onde ele nadará. Os indivíduos doentes devem ser separados dos saudáveis durante o tratamento e devolvidos somente após a recuperação.
O pato laqueado é conhecido pelos avicultores que criam patos para carne ou para reprodução. A raça apresenta muitas vantagens e poucas desvantagens, pelas quais é valorizada. Os pequineses crescem rapidamente, engordam a sua carne com alimentos simples e padronizados, a sua qualidade é reconhecida por todos os especialistas culinários.