Os patos de Pequim são criados há mais de 300 anos na China. No século XIX chegaram à América e depois espalharam-se pela Europa. Hoje esta raça é muito popular. Esses patos são criados em condições industriais e em pequenas fazendas. Além disso, tornaram-se a base para muitas raças modernas. Este tipo de ave requer atenção especial às condições de vida.
História de origem e distribuição da raça
Os criadores chineses receberam esta raça há mais de trezentos anos. Ela foi criada em Pequim. Inicialmente, esses patos ganharam grande popularidade na China e depois se espalharam pelo mundo. Primeiro eles vieram para a América e depois para a Europa.
Hoje, os patos de Pequim são frequentemente criados na Rússia. Eles são criados em pequenas granjas privadas e em grandes granjas avícolas. Isso se deve ao seu rápido crescimento e facilidade de atendimento. Cada vez mais novas raças estão sendo desenvolvidas com base nos patos de Pequim.
Descrição e características do pato laqueado
O Pekin é considerado um pato bastante grande e com um físico poderoso. Parece bastante atraente e possui os seguintes recursos:
- cabeça média com testa convexa;
- bico achatado de rica cor laranja;
- peito largo;
- corpo alongado;
- membros curtos e bem espaçados;
- grande envergadura;
- penas brancas densas - alguns indivíduos têm cor creme;
- tonalidade azulada ou branca dos ovos.
Os patos de Pequim são caracterizados por parâmetros de alta produtividade. Portanto, criar e criar esta raça é bastante lucrativo. O principal tipo de produto que pode ser obtido das aves é a carne. Possui alto teor de gordura e inclui um grande número de proteínas, incluindo miosina. Ele também contém microelementos valiosos.
As principais características da raça incluem o seguinte:
- os dracos pesam 3,5-4 kg, os patos - 3-3,5 kg;
- o peso vivo dos patinhos de dois meses é de 2,7 a 3 kg;
- os parâmetros anuais de produção de ovos chegam a 150 ovos;
- peso do ovo - 90 gramas.
Com a criação intensiva, recomenda-se o envio dos patinhos para o abate entre 60 e 70 dias - antes do início da muda. Neste momento, o ganho de peso diminui significativamente, enquanto os custos de alimentação aumentam 2,5 vezes. O rendimento do produto após o abate chega a 80%. Após o corte do pato, o número de partes comestíveis chega a 70% do peso de abate. Os ovos são aceitáveis para comer. Eles não possuem sabor ou aroma específico.
Principais vantagens e desvantagens
Os patos de Pequim são caracterizados por certas características.
Requisitos para manter e cuidar de aves
Criar patos à Pequim não é difícil. Essas aves são consideradas de baixa manutenção. Ao mesmo tempo, têm dificuldade em tolerar quaisquer alterações na manutenção ou nutrição. Portanto, desde os primeiros dias é importante que as aves proporcionem condições normais e procurem mantê-las constantemente.
Os patos de Pequim adaptam-se facilmente às novas condições. Eles podem suportar facilmente climas quentes ou frios. Recomenda-se equipar o aviário levando em consideração o número de indivíduos. Deve haver 1,5-2 aves por 1 metro quadrado. Recomenda-se elevar o piso a 25 centímetros da superfície do solo. Isso ajudará a proteger os patos do frio e dos roedores.
Definitivamente, vale a pena organizar uma ventilação de alta qualidade no ambiente, mantendo um nível de iluminação suficiente e instalando janelas.
A criação de ninhos não é de pouca importância. Suas dimensões devem ser de 40 a 50 centímetros. Um ninho é suficiente para 1-3 patos.Devem ser feitos de caixas, cestos de lixo ou compensados. Criar um pátio para caminhada é de grande importância. Vale a pena semear ervas dentro. No inverno, é importante limpar a neve do recinto e cobri-lo com palha. Graças a isso, os patos poderão ser soltos ao ar livre em dias quentes. Os patos de Pequim não precisam de lagos. Mesmo na sua ausência, os pássaros se sentem bem. Às vezes é permitido colocar uma grande bacia com água no pátio de caminhada. Os pássaros podem nadar nele.
O abate deve ser realizado antes da muda. Recomenda-se que isso seja feito alguns meses após o nascimento. Após a muda, as carcaças não terão uma aparência muito atraente. A limpeza deve ser feita assim que a casa ficar suja. Recomenda-se a troca da cama em tempo hábil, pois é fonte de infecção.
Planejamento de dieta
Ao organizar o processo de alimentação, é importante levar em consideração que os patos absorvem intensamente os alimentos. Eles levam 4 horas para digerir os alimentos. Portanto, é recomendável garantir que sempre haja comida nos comedouros dos pássaros. Os pássaros não deveriam morrer de fome.
Os patos laqueados podem ser alimentados de diferentes maneiras - úmidos ou secos. No primeiro caso, recomenda-se cozinhar no vapor ou misturar alimentos secos com água quente. Como resultado, é importante obter uma consistência de mingau. Vale a pena adicionar ervas frescas, lentilha e vegetais à composição. Ao escolher um método seco, você deve usar ração mista. Neste caso, é permitido comprar misturas prontas ou prepará-las você mesmo. A base da alimentação deve ser milho, aveia, milho e trigo.
Sutilezas da criação
Os patos de Pequim não têm instinto maternal, por isso criá-los dificilmente pode ser considerado um processo simples. Para chocar patinhos, você precisará de uma incubadora.Recomenda-se manter a temperatura em +30 graus.
Se possível, depois de obter patinhos artificialmente, vale a pena colocar uma galinha sobre eles. Caso isso não seja possível, recomenda-se criar condições adequadas para os pintinhos.
Eles devem ser mantidos aquecidos. Se esta recomendação for violada, a probabilidade de morte dos animais jovens é elevada. Patinhos de um dia requerem nutrição especial. Recomenda-se alimentá-los com ovos cozidos. No terceiro dia, é permitido introduzir mingau de trigo cozido na dieta para que as aves ganhem peso ativamente. Os patos de Pequim não precisam de muito tempo para crescer. Já aos 2 meses seu peso chega a 3 quilos. É nesse período que as aves são enviadas para abate.
Possíveis doenças e prevenção
Os patos de Pequim são suscetíveis a algumas doenças. Muitas vezes sofrem das seguintes patologias:
- falta de vitaminas - a causa é uma dieta selecionada incorretamente;
- patologias de bócio - causadas pelo uso de nutrição de má qualidade;
- coccidiose - a patologia é de natureza infecciosa;
- aspergilose - aparece frequentemente em indivíduos jovens;
- A cólera é uma patologia muito rara.
Para prevenir a infecção e as consequências negativas da patologia, recomenda-se criar condições de vida adequadas para as aves. É importante seguir as regras de higiene, lavar e limpar os comedouros. Os exames preventivos realizados por um veterinário não são de pouca importância.
Os patos laqueados são considerados uma raça comum que apresenta muitas vantagens. Para que a criação desta espécie de aves seja bem-sucedida, é importante criar condições adequadas para elas.