Shelducks são classificados como membros da família dos patos; os cientistas os consideram uma espécie intermediária entre patos comuns e gansos. Na Rússia, esse pássaro é chamado de pato moído ou pato protuberante, assim como atayka, khorkhal. Consideremos uma descrição da espécie, onde vive, o que come, que tipo de vida leva, como se reproduz e cria seus descendentes. Características dos shelducks domesticados, como mantê-los e cuidar deles.
Descrição do pássaro
Pelo fato dos shelducks ocuparem uma espécie de posição intermediária entre os patos reais e os gansos, eles possuem características inerentes a ambos. Em tamanho, eles são maiores que os patos selvagens, mas menores que os gansos: o peso de um pato é de 0,9 a 1,6 kg, de patos - 0,6 a 1,3 kg. Asas com envergadura larga - 1,1-1,3 M. O corpo é grande, dobrado proporcionalmente, as pernas são altas, a cauda é de comprimento médio. O bico é de uma rica cor vermelha; os dracos têm uma protuberância bem definida, pela qual podem ser distinguidos das fêmeas.
Atayka tem uma plumagem de cor característica: na cabeça é preta com verdura, o pescoço também é preto, mas com base e craw branco. Costas e laterais brancas. Uma larga faixa marrom-avermelhada percorre os ombros, laterais e barriga. Possui penas pretas intercaladas na barriga. As penas de vôo das asas dos shelducks são pretas, a parte inferior é vermelha brilhante, as pontas das penas da cauda são pretas. Os olhos do shelduck são castanho-avermelhados, as pernas e o bico são vermelhos. Shelducks muda 2 vezes por ano: no verão e no outono. Os animais jovens são coloridos como as fêmeas, que possuem a mesma coloração dos machos, mas sua tonalidade é mais modesta.
Habitat do shelduck
Os patos formam 2 populações diferentes nas suas áreas de residência. As condições de vida neles são diferentes: em um, os pássaros fazem ninhos nas costas marítimas, no outro vivem em lagos salgados abertos e estuários (áreas secas da Ásia Central).
Na Rússia, os shelducks estabeleceram-se nas ilhas do Mar Branco, na Sibéria Ocidental e Oriental. Os patos também vivem nas estepes do sul e nas estepes florestais, na região norte do Mar Negro e na Transbaikalia. Além do território russo, são encontrados nos países bálticos, Grã-Bretanha, Ucrânia, Grécia e Moldávia.Shelducks constroem ninhos em colinas arenosas, seixos e matagais costeiros.
Nutrição da raça
O pato shelduck, ou galgaz, prefere se instalar em corpos de água salgada. A dieta consiste em alimentos vegetais e nos animais que ali vivem. A base da dieta são pequenos moluscos, caracóis, crustáceos, pequenos peixes e ovas de peixe. Insetos aquáticos, suas larvas e pupas. Shelducks e insetos terrestres comem quando desembarcam, por exemplo, besouros, gafanhotos e minhocas. Dos alimentos vegetais, eles consomem algas e, às vezes, comem grama e sementes.
Os patos coletam vida aquática da superfície da água; os adultos não mergulham, embora os animais jovens mantenham essa habilidade. Ao sair para a beira-mar, filtram o lodo que sobrou da maré baixa.
Estilo de vida e comportamento social
O shelduck pode ser uma ave sedentária, migratória ou parcialmente migratória. Os patos migratórios passam o inverno nas regiões subtropicais da Eurásia, na região do Mar Negro e nos países do Mar Mediterrâneo. Os shelducks europeus não migram. Após o término do período de nidificação, os patos voam para grandes massas de água, reunindo-se em bandos de vários milhares. Eles passam um mês lá, durante o qual não conseguem voar.
Quando a muda termina, alguns patos voam de volta para seus ninhos, enquanto outros passam de áreas frias para áreas quentes para o inverno.
Shelducks costumam emitir sons característicos que diferem entre dracos e fêmeas. Na primavera, quando os machos correm atrás das fêmeas, eles assobiam em voz alta. Os Drakes são caracterizados por outro grito - um “ga-ga” surdo, que é repetido várias vezes. As fêmeas emitem um grasnado surdo, repetido várias vezes e em alta velocidade. Quando assustado, o grito “ha-ga” é pronunciado em voz alta e retumbante.
Reprodução e comportamento parental
Os patos Shelduck podem dar à luz aos 2 anos de idade, os patos acasalam mais tarde - aos 4-5 anos. O namoro começa em março ou abril, 2 semanas após a chegada. Uma fêmea de shelduck pode ser cortejada por até 10 dracos ao mesmo tempo.
Os ninhos de Shelduck são construídos nas tocas de raposas, coelhos, marmotas e texugos. Vários patos podem chocar ovos em um buraco grande. Se não houver buraco, podem ocupar fendas, ninhos abandonados, buracos e construir ninhos em canos, prédios, raízes de árvores e palheiros.
Sheldung pode chocar de 8 a 16 ovos. Sua casca é cremosa ou branca cremosa. A incubação dura 27-31 dias. O pato guarda o buraco enquanto o pato está sentado. Assim que os patinhos nascem, eles vão com os pais para o lago. Cada patinho é imediatamente capaz de se mover rapidamente, nadar e encontrar sua própria comida. Aos 2 meses de idade tornam-se completamente independentes. Pelos padrões das aves, os shelducks vivem muito tempo - até 15 anos.
Domesticação da raça
Os patos não são tímidos, não têm medo das pessoas. Você pode tentar treiná-los. Eles podem viver em aviários com outras aves e podem até ser criados. Os shelducks precisam ser alimentados com uma dieta balanceada com diferentes tipos de grãos, vegetais, frutas, grama jovem e lentilha d'água. Os patos selvagens podem viver em um aviário comum com área para caminhada e banho. Em geral, mantê-los não é diferente de criar patos domésticos.
livro Vermelho
Na Rússia, o shelduck está listado no Livro Vermelho das Repúblicas de Khakassia e Tyva. A espécie tem status raro na periferia de sua área de nidificação. Não foram tomadas medidas para proteger ou distribuir patos.
Shelduck é uma espécie interessante de pato que se assemelha aos gansos na aparência e nos hábitos. Eles podem ser encontrados em corpos de água salgada e podem ser distinguidos de outros habitantes pela sua característica cor branco-preto-vermelho e bico vermelho com protuberância.São caçados pela sua carne, que, como toda caça, é mais dura que a dos patos domésticos e tem um cheiro específico.