A avicultura em uma fazenda ou em um terreno particular às vezes começa com o aparecimento de um pato selvagem, que os proprietários trazem de seus habitats naturais. Adaptar uma ave às novas condições é uma tarefa difícil, mas se você conseguir criar filhotes em cativeiro, os patinhos se sentirão bem no aviário. Isto levanta questões sobre quantos dias diferentes espécies de patos selvagens incubam os seus ovos, como ocorre a nidificação e quantos patinhos podem ser esperados.
Onde os patos selvagens fazem seus ninhos?
Em condições naturais, os patos selvagens constroem ninhos em locais isolados perto de um lago, com menos frequência - longe dele.Podem ser arbustos, juncos, elevações, madeira morta, cavidades abandonadas. As responsabilidades pela arrumação do ninho, bem como pela incubação dos patinhos, recaem sobre as fêmeas, os dracos geralmente não participam do processo.
O pato selvagem, o mais difundido na Rússia, geralmente nidifica na camada inferior. O ninho parece uma depressão suave na grama ou no solo. A fêmea nivela com os seios a depressão feita pelo bico, movendo-se em círculo. selvagem pato nogol Para nidificar escolhe cavidades abandonadas, que podem estar localizadas a uma altura de até 15 metros. O ninho de um pato selvagem pode estar localizado a vários quilômetros de um reservatório no solo ou no subsolo, em um buraco abandonado.
Os patos selvagens fazem ninhos com materiais que podem ser encontrados nas proximidades - grama seca, galhos finos. As laterais são formadas a partir da penugem arrancada do peito, cuja quantidade aumenta com o número de ovos na ninhada. A penugem serve para reter o calor; a fêmea também reveste o fundo com ela e cobre a ninhada ao sair do ninho.
Em condições artificiais, é necessário reservar um canto separado para o pato, separando a galinha das demais aves. Um cesto baixo, uma caixa grossa ou uma pequena caixa de madeira medindo 40 por 50 centímetros com laterais de 10 centímetros de altura são adequados para fazer um ninho. Feno, palha ou serragem são colocados no fundo.
Junto ao ninho colocam comida e água, uma banheira ou uma bacia espaçosa com água para banho. A água precisa ser trocada regularmente para mantê-la limpa. Isso é necessário para manter a pureza da fêmea e gerar descendentes saudáveis.
Quantos dias os ovos eclodem?
Na natureza, os patos selvagens começam a botar ovos em abril ou maio. Todos os dias a fêmea põe 1 ovo, e a incubação começa a partir do dia da postura do último.
O período exato de incubação dos filhotes, além da espécie da ave, também depende das condições ambientais (temperatura, umidade, duração do dia). No início, os patos saem do ninho para comer e tomar banho duas vezes ao dia. Na fase final da incubação, as fêmeas tentam não sair do ninho.
Quantos patinhos a natureza choca?
O número de ovos na ninhada de um pato depende de sua espécie, bem como de seu habitat. Nas latitudes meridionais, sob condições favoráveis, as ninhadas são geralmente maiores do que nas latitudes setentrionais. Embreagens de patos selvagens de vários tipos:
Vista de um pato selvagem | Número de ovos na ninhada | Aparência de ovos | Período médio de incubação, dias |
Pato selvagem | 9-13 | Os ovos de formato regular são brancos com um leve tom oliva claro, desaparecendo à medida que a ninhada eclode | 26-28 |
Gógol | 5-13 | Os ovos são ovais, verde-escuros ou verde-azulados. | 29-30 |
Shelduck | 3-12 | Ovos de formato oval regular, casca brilhante, branca ou com tonalidade ocre | 29-31 |
Em média, os patos selvagens põem de 8 a 10 ovos. A ninhada pode dobrar de tamanho se 2 fêmeas reivindicarem um ninho. Nesse caso, os filhotes de ambos os patos estão condenados - a ninhada permanece abandonada. Um pato pode botar ovos novamente em um ninho destruído, mas eles não serão fertilizados.
Os patinhos eclodem juntos em 24 horas, independente da data de postura de cada ovo. Após 12-15 horas, a ninhada já sai do ninho. Os patinhos enxergam bem, movimentam-se em terra, nadam de forma independente e mergulham na água. A princípio, os filhotes tentam não se afastar muito da mãe e se reúnem sob as asas da fêmea a cada 2 horas.
O pato shelduck, ao contrário de outras espécies de patos, está envolvido na criação de filhotes.Às vezes, várias ninhadas de shelducks se unem e se movem juntas. Os patos selvagens, ao contrário, não aceitam contato com outras ninhadas - seus filhotes e as fêmeas se reconhecem bem e ficam separados.
Quando os patinhos começam a voar?
Os filhotes de pato crescem e se desenvolvem rapidamente. Assim que os patinhos começam a ter penas reais em vez de penas por todos os lados, eles fazem as primeiras tentativas de decolar. Os filhotes de pato selvagem começam a voar acima da superfície 50 dias após a eclosão dos ovos e, após 7 a 10 dias das primeiras tentativas, já estão totalmente em suas asas. A prole do pato selvagem Gogol começa a voar aproximadamente ao mesmo tempo - 57-66 dias, e Patinhos Shelduck Eles emplumam mais cedo - no período de 45 a 50 dias.
Um pato selvagem botou ovos na minha propriedade, então agora estou lendo
No verão, uma pata sempre voa para o nosso sítio, mas ela põe os ovos no lago. E este ano, hoje mesmo, ela nos trouxe 9 patinhos. Não sabemos o que fazer. Ele caminha pelo local com eles e nada em nosso lago artificial. O que fazer?
Sua atitude em relação ao problema não é totalmente clara. O pato está incomodando você? Ou você quer criar condições de vida mais confortáveis para ela? Animais e pássaros escolhem seu “local de residência”, guiados por suas próprias atitudes. Opções possíveis:
1. Enterre o lago.
2. Destrua o pato.
3. Deixe tudo como está.
Mas o melhor a fazer é não incomodar o pato. Deixe-o viver. E alegre-se por ter tanta sorte. Os patos selvagens não se aproximam frequentemente dos humanos. Isso significa que há algo especial em seu lago.
Encontrei 4 ovos de pato debaixo da minha janela. Um pato selvagem gostou deste lugar, voa e coloca ovos todos os dias! É muito interessante ver como ela esconde os ovos enquanto voa! Estamos esperando os patinhos, embora não saibamos quando ela os chocará. Já vi 10 ovos! Estamos preocupados que o gato não faça mal
Também estamos intrigados com o fato de a estrada estar próxima. Precisa cercar?
Pois bem, como o próprio pato escolheu o seu “local de residência”, resolver o seu problema não é tão fácil. Você, é claro, pode construir algum tipo de ninho ou cerca para ela. Mas ela vai morar lá? A qualquer momento o pato pode “mudar de ideia”. E vá para outro lugar. Quanto à proteção contra um gato, aqui tudo é ainda mais complicado. Os gatos são predadores. Idealmente, você precisa isolar completamente seu amigo de cauda. Mas isso dificilmente é possível. Basta observar a situação. Se necessário, intervenha.