O pato selvagem, chamado goldeneye, é um dos representantes dos patos que vivem nas zonas florestais do Hemisfério Norte. O habitat é heterogéneo, ou seja, em alguns locais esta ave aquática é encontrada em abundância, noutros - raramente, e no território de alguns países europeus, as áreas de assentamento dos patos estão intimamente ligadas a áreas florestais desabitadas ou protegidas.
De onde veio a visão?
O pato goldeneye é encontrado tanto na Eurásia quanto na América, mas a América do Norte é considerada sua pátria.Daqui os seus antepassados migraram para a Ásia e depois espalharam-se pelo resto das terras até às extremidades ocidentais da Europa. Trata-se de um pato mergulhador, pouco numeroso, mas também não raro.
Acredita-se que existam duas subespécies do pato goldeneye:
- Norte-americano, maior.
- Eurasiático.
Não há diferenças significativas na aparência, comportamento e nutrição. A caixa-ninho é usada como ninho; as aves preferem as margens dos rios e lagos da floresta; não formam grandes bandos para migração; passam o inverno nas costas de mares e lagos, grandes rios e estuários.
Descrição do pássaro
O pato goldeneye é uma ave de tamanho médio, não ultrapassando 50 centímetros de comprimento, forte, atarracada, com cabeça arredondada com “bochechas” emplumadas perceptíveis e um “tufo” oval liso. Como é típico entre os pássaros, as fêmeas dos patos goldeneye são menores que os machos e têm cores mais modestas.
Eles têm plumagem marrom-acinzentada, cabeça marrom-clara, uma faixa branca em um anel no pescoço, patas amareladas e alguns indivíduos têm uma bandagem laranja clara no bico. O peso do pato varia de 550 a 810 gramas. Os olhos dourados jovens têm as mesmas cores, independentemente do sexo.
Os machos se distinguem por sua plumagem colorida de reprodução. A parte inferior do corpo, as laterais e o pescoço são brancos como a neve, a parte superior é preta com listras peculiares formadas pelas penas das asas. A cabeça preta do pato goldeneye tem uma tonalidade característica de “gasolina” e manchas brancas nas bochechas. O bico é preto, as patas são laranja. O peso do pato é de 570 a 900 gramas.
Estilo de vida e habitat
O pato goldeneye prefere lagos florestais, rios e reservatórios, que lhes fornecem alimento e abrigo. Os pássaros escolhem locais onde existem velhas árvores ocas ao longo das margens, necessárias para a nidificação, mas também se instalam com calma em ninhos artificiais criados para eles pelas pessoas. O pato goldeneye não gosta de lugares abertos, por isso praticamente não é encontrado em várzeas “nuas” de rios.
Para os ninhos, a ave prefere escolher árvores caducifólias, mas também pode usar árvores coníferas, por exemplo, o pinheiro. Se houver um grande número de cavidades, o pato goldeneye prefere manter distância entre os locais de nidificação, mas, se necessário, suporta o apinhamento forçado.
São aves migratórias, porém, em condições climáticas favoráveis e com abundância de alimentos, podem permanecer durante o inverno. Na maioria das vezes, são pares únicos de patos ou pequenos grupos de até 5 a 6 indivíduos. Na parte noroeste da Europa existem alguns bandos de aves que levam uma vida sedentária.
Os patos voam cedo, a partir do final de agosto, mas a maior parte das aves parte na segunda quinzena de outubro. Eles se reúnem em pequenos bandos de 10 a 30 aves cada.
Em vários países, o pato goldeneye é considerado uma ave de caça, mas na Bielorrússia está listado no Livro Vermelho.
O que eles comem?
A dieta do pato goldeneye consiste em invertebrados aquáticos, que caça no fundo do reservatório ou na coluna d'água. O pato é capaz de mergulhar até 10 metros de profundidade, mas prefere se instalar em rios e lagos com águas de até 4 metros.
No inverno, os pássaros comem ativamente esses moluscos e crustáceos. No verão, o cardápio do pato goldeneye é muito mais variado. Inclui vermes sanguíneos (larvas de mosquitos), mosquitos, libélulas, moscas caddis, besouros aquáticos e outros insetos.Os patos também comem pequenos peixes, anfíbios e minhocas, coletam sementes e raízes de plantas e podem bicar as partes verdes e suculentas das plantas aquáticas.
Reprodução e vida útil
Os pássaros chegam cedo, já em março. Ao mesmo tempo, começa a época de acasalamento dos patos goldeneye. Na maioria das vezes, os futuros pares são formados durante o inverno, mas muitos olhos dourados encontram sua alma gêmea já nas áreas de nidificação. Os patos atingem a maturidade sexual aos dois anos de idade. O período de “limpeza” das aves é muito luminoso e expressivo. É então que os drakes assumem uma pose característica com o peito orgulhosamente saliente e a cabeça erguida, o que deu origem à expressão “andando como um olho dourado”.
O pato goldeneye começa a construir ninhos no meio ou no final da primavera, escolhendo árvores com buracos de 10 a 15 metros de altura. Prefere árvores isoladas, mas também pode usar locais de nidificação artificiais e, às vezes, até tocas abandonadas, por exemplo, tocas de lebre. Freqüentemente, o ninho é usado pelo mesmo casal ou fêmea por vários anos ou décadas consecutivas.
O fundo do ninho é coberto com pó de madeira e forrado com penugem, que a fêmea arranca do próprio peito. Uma ninhada pode conter de 5 a 13 ovos, mas mais frequentemente o número médio é de 8 a 11 ovos. São pintados em tonalidade azulada ou azul esverdeada, grandes, com até 67 milímetros de comprimento e 46 milímetros de largura.
Apenas a fêmea incuba, o processo dura de 29 a 30 dias. Os filhotes nascidos ficam molhados, secam sob o pato por 24 horas e depois saltam sozinhos do ninho, independente da altura. Depois de apenas 14 dias, os patinhos podem nadar e mergulhar regularmente, podem se alimentar sem precisar da supervisão de um adulto, mas só começam a voar aos dois meses. Na natureza, o pato goldeneye pode viver até 20 anos.
Qualidades de sabor
O pato Gogol pertence à categoria das aves aquáticas. A carne tem sabor e cheiro característicos associados ao consumo de alimentos específicos. Para retirá-los da carcaça, os patos são esfolados e retirada a gordura, sendo depois embebidos durante um dia numa marinada à base de vinagre de vinho.
Frito ou assado, esse pássaro é muito saboroso. O pato Gogol não tem nenhum valor nutricional ou gustativo especial, não é classificado como “caça vermelha”, mas pode servir de decoração para qualquer mesa.
Os ovos Goldeneye são saborosos, mas você só pode tirar alguns ovos do ninho e apenas em áreas onde o número de patos é grande. Ao consumir, é preciso levar em consideração o risco de infecção por salmonela e outros parasitas, por isso os ovos de pato são utilizados somente após tratamento térmico.