Você pode reconhecer o peixe-queimador por sua bela e brilhante plumagem vermelha e cabeça de cor clara. Esses patos são há muito tempo os favoritos dos lagos urbanos. Os pássaros não têm um caráter tímido, eles sabem se defender sozinhos. Durante o período de acasalamento, reprodução e cuidado dos filhotes, os patos tornam-se agressivos e muitas vezes brigam com outras aves aquáticas por território. Eles passam todo o verão perto de corpos d'água e, com o início do frio (início de novembro), voam para países quentes.
Origem e aparência
Um pato brilhante com plumagem laranja ou marrom chamado Ogar pertence à família dos patos, embora seu estilo de vida se assemelhe ao dos gansos (passa muito tempo em terra). Estas aves com cabeça branca (bege) são fáceis de distinguir de outras aves aquáticas. Ogar também é chamado de pato descongelado, pato vermelho, warningavka e scoter.
O macho e a fêmea são muito semelhantes entre si. É verdade que na primavera, durante a época de acasalamento, o pato aparece com uma “coleira” preta no longo pescoço, que sai durante a muda. A plumagem da fêmea é ligeiramente mais clara. Durante a época de acasalamento, pontos claros aparecem perto dos olhos dos patos.
As asas do scorch são brancas, com penas de voo escuras e um espéculo esverdeado. A cabeça e o pescoço dos patos são geralmente mais claros que o corpo - bege ou amarelo. A cauda é preta com tonalidade esverdeada. A íris dos olhos, pernas e bico também são preto-esverdeadas.
As queimaduras pesam 1,1-1,7 kg. Comprimento do corpo - 61-71 centímetros. A envergadura é de 1,2-1,4 metros. Esses patos emitem um grito desagradável e agudo, que lembra o cacarejo de um ganso. Os patos têm uma voz mais alta que os patos. Os pássaros emitem sons em terra, na água e em voo.
Características da raça
Os ogares, devido à sua natureza agressiva, são frequentemente confundidos com gansos, mas essas aves são patos. Eles têm corpo grande, pernas altas, pescoço longo e bico curto. Ao contrário de seus parentes, os patos queimados se movem bem em terra e voam rapidamente. Os pássaros nadam perfeitamente, mas raramente mergulham.
Os ogars vivem em pares e formam bandos relativamente pequenos. As fêmeas escolhem seus próprios dracos. Os patos vermelhos muitas vezes se comportam de forma agressiva com outras aves aquáticas que vivem no lago e tentam expulsá-las de seu território.
Habitat do fogo latente
Esta espécie de pato vive em toda a Eurásia, em áreas de estepe e estepe florestal perto de corpos de água doce. Os pássaros preferem áreas abertas. Eles podem se estabelecer a uma distância relativamente grande da água. Eles não gostam de lagos cobertos de vegetação e costas marítimas salgadas.
Essas aves podem ser encontradas em lagoas urbanas, rios de várzea, pequenos lagos e reservatórios artificiais.
No verão, os incêndios nidificam na zona temperada e no inverno deslocam-se para a zona subtropical. As aves podem ser encontradas na Bulgária, Ucrânia, Rússia, Romênia. Ogars passam o inverno na Índia, China, Mongólia, Afeganistão e Irã. Alguns rebanhos preferem passar o inverno na África (Marrocos, Argélia, Etiópia) e nas Ilhas Canárias. No inverno, os esturjões podem ser encontrados perto dos mares Negro e Azov, em reservatórios da Turquia e da Grécia.
Nas últimas décadas, uma grande população de patos vermelhos foi notada em Moscou. Os ogars apareceram nas lagoas da capital em meados do século passado, quando foram soltos na natureza em um zoológico local. Os pássaros passam o verão nos corpos d'água da capital. No inverno eles vão aos zoológicos de Moscou, onde todos os anos criam condições ideais para o inverno.
O que um pássaro come?
Ogars são onívoros. As aves selvagens se alimentam tanto de alimentos animais quanto vegetais. Os patos são capazes de obter alimento tanto na terra quanto na água. No verão, os pássaros se alimentam nadando em lagoas. Eles comem vários insetos, pequenos peixes, sapos, vários invertebrados e moluscos.
Os fogos queimados tornam-se ativos em busca de alimento no início da manhã ou à noite. O resto do dia é gasto relaxando e nadando na lagoa. No inverno, as queimaduras remanescentes do inverno podem ser alimentadas no lago com ração especial para aves, que pode ser comprada sem problemas em qualquer loja. Não é recomendado dar pão aos patos.
Caráter e estilo de vida
Ogars são aves migratórias. Eles passam o inverno em países quentes. Eles chegam dos locais de inverno em março-abril. Durante este período do ano, as massas de água na Europa ficam frequentemente cobertas de gelo. No final de maio, as fêmeas sentam-se nos ninhos. Os machos estão por perto, protegendo a ninhada. Durante este período, os patos vermelhos, assim como os gansos, comportam-se de forma hostil com qualquer pessoa que se aproxime de seus ninhos. O caráter dos incêndios é inquieto. Ao longo de suas vidas, eles lutam entre si por território, muitas vezes resolvendo relacionamentos com outras aves aquáticas.
Em junho-julho, aparecem filhotes, que os patos adultos levam imediatamente para um lago próximo. Os pássaros nadam na lagoa o dia todo e pousam à noite. Por até oito semanas, patos e fêmeas cuidam dos filhotes, ensinando os patinhos a nadar, mergulhar e conseguir comida.
Após a reprodução, os fogos adultos iniciam um período de muda. Os patos perdem as penas e ficam impossibilitados de voar por algum tempo. No final do verão, os fogos adquirem nova plumagem. No final do outono (novembro) eles voam para países quentes. Os patos vivem em média sete anos, embora possam viver mais (10-12 anos).
Estrutura social e reprodução
Ogars são pássaros monogâmicos. Os pares desses patos são formados aos dois anos de idade, durante o inverno ou durante o período imediato de nidificação, e permanecem por vários anos. Acredita-se que o pato escolhe o seu macho.Acontece que o pato se comporta de forma mais contida durante os jogos de acasalamento - ele fica com o pescoço esticado ou, ao contrário, com a cabeça baixa, ele anda ao redor do pato. A fêmea, abrindo o bico, grita alto, atraindo a atenção do macho, circulando em volta dele, abrindo as asas.
Durante este período, podem ser observados voos emparelhados de pássaros. Após os rituais de acasalamento, via de regra, ocorre o acasalamento dos patos.
Os ninhos queimados geralmente são feitos em terra, forrados com penugem, galhos finos e grama seca. Para nidificar podem utilizar tocas vazias de raposas e texugos, fendas em rochas próximas de corpos d'água, depressões em falésias costeiras e até canteiros de obras abandonados e sótãos de edifícios residenciais.
Ovos fumegantes são postos no final de maio. A ninhada não contém mais do que 6 a 11 ovos cremosos ou esverdeados. A fêmea fica no ninho por cerca de 27 a 30 dias. O dragão está por perto, protegendo a prole. Quando pássaros ou animais perigosos se aproximam do ninho, as fêmeas emitem um som semelhante ao assobio das cobras. Os machos começam a atacar o inimigo.
Quando os filhotes aparecem, patos e patinhos saem do ninho. Aves adultas que tinham ninhos no topo de edifícios residenciais voam dos telhados. Atrás deles, os patinhos caem sem prejudicar a saúde. Ogars conduzem seus descendentes até o corpo de água mais próximo. Os pássaros pequenos, em vez de penas, apresentam penugem com manchas marrons e claras. Se houver várias ninhadas em um lago, os pais derrotados podem abandonar seus filhotes. Então os patinhos se juntam à família de outra pessoa. Durante várias semanas, os filhotes convivem com patos adultos, alimentando-se de insetos e lentilha d'água. Com oito semanas, os patinhos voam e se tornam independentes.
Inimigos naturais
Na natureza, os patos vermelhos são caçados por vários predadores (raposas, lobos, guaxinins, martas) e aves de rapina (pipas, falcões).Patinhos pequenos que vivem com os pais nos lagos da cidade podem se tornar presas de cães, gatos, gaivotas e corvos. Quando os patos estão em perigo, eles gritam alto, batem as asas, protegendo os filhotes e muitas vezes entram em batalha com um inimigo mais forte.
Status da população e espécie
Os ogars estão listados no Livro Vermelho da Rússia e da Ucrânia e têm o status de aves raras. É verdade que a probabilidade de desaparecimento desses patos é baixa. No entanto, as sardinhas são classificadas como aves cujo número é criticamente pequeno (cerca de 220 mil indivíduos). Na parte européia da Rússia existem quase 16 mil pares desses patos, e nas regiões do sul da Ásia existem de 5 a 7 mil pares. Existem aproximadamente 2.500 aves vivendo na África. Existem cerca de 360 pares de patos vermelhos na Ucrânia e no território da Reserva Natural Askania Nova existem outros 200 pares de patos vermelhos.
Caça Fumegante
A caça de patos vermelhos é proibida. Ogars são uma espécie de aves aquáticas ameaçadas de extinção. O número dessas aves é baixo. Em muitas reservas, os patos selvagens dispõem de condições favoráveis para nidificação e reprodução. As populações Schar são protegidas por lei. Foi introduzida a responsabilidade administrativa pela destruição de patos selvagens. Se desejar, as cinzas podem ser cultivadas em casa. Um indivíduo custa cerca de US$ 100.
Manutenção e cuidados em cativeiro
Os patos foram domesticados há vários milhares de anos. Os pássaros são criados para obter carne dietética, ovos saborosos e penugem de pato. Quanto aos patos chamuscados, estes patos são mantidos em cativeiro, via de regra, para fins decorativos, ou seja, para decorar reservatórios. As aves atraem criadores com sua plumagem original de tijolo vermelho.
É verdade que levantar cinzas em casa traz outros benefícios. Quando alimentadas com ração balanceada, essas aves ganham peso rapidamente.Ao contrário de seus parentes selvagens, os incêndios se recuperam bem e podem pesar de 4 a 6 quilos. Sua carne é suculenta, macia, saborosa e muito nutritiva. Aos seis meses de idade, as fêmeas começam a botar ovos. Eles produzem até 120 ovos por ano. Os ogars também são criados por sua penugem macia, usada na confecção de edredons e roupas.
Os patos são alimentados com misturas de grãos triturados, ração mista, grãos germinados, cereais, grama picada e vegetais. Um aviário foi montado para manter os pássaros. Ogars dormem no chão coberto de palha. No inverno, a temperatura no aviário não deve cair abaixo de +7...+10 graus Celsius. No verão, os pássaros podem ficar ao ar livre o dia todo.
Perto do aviário estão equipados com uma área de passeio com comedouro e bebedouro. É aconselhável que os incêndios tenham acesso a um corpo de água aberto. Durante a época de acasalamento e reprodução, é recomendado manter os patos separados das outras aves. Nesse período, os incêndios tornam-se agressivos e muitas vezes atacam os moradores do aviário.