A produtividade dos patos depende do valor nutricional e do equilíbrio da dieta. A primeira alimentação complementar e nutrição na primeira semana afetam o funcionamento subsequente da digestão. Para construir uma imunidade forte patinhos mensais devem receber vitaminas A, B, D e E. A base de sua dieta são as misturas úmidas. Será útil para os avicultores novatos saber quais componentes devem ser incluídos neles e o que não deve ser dado aos patinhos.
- Tipos de ração para patinhos
- Cereais
- Alimentação suculenta
- Produtos de origem animal
- Suplementos minerais e vitamínicos
- Regras básicas de alimentação
- Planejamento de dieta
- Para patinhos recém-nascidos
- Para diária
- Para semanalmente
- Duas semanas
- Três semanas
- Menstruação
- Depois de um mês
- Recursos sazonais
- Período de verão
- Período de inverno
- Características de alimentação de aves para carne
- O que não alimentar os patos
- Consequências da má alimentação
Tipos de ração para patinhos
A dieta principal dos patos consiste em plantas, cereais, componentes animais e de peixes, além de produtos lácteos fermentados. Além disso, os pássaros recebem bolo, vegetais cozidos, fermento e feijão. A dieta de patinhos de diferentes idades inclui os mesmos componentes, que são divididos em quatro grupos.
Cereais
Os cereais incluem grãos triturados:
- cevada;
- trigo;
- aveia;
- milho.
Grãos integrais são dados apenas para aves adultas. A alimentação dos patinhos começa com grãos de trigo ou milho, e o joio é gradualmente introduzido na dieta. Os cereais contêm proteínas vegetais, essenciais para o ganho de peso.
Alimentação suculenta
Este grupo inclui ervas e vegetais frescos:
- folhas de urtiga escaldadas;
- folhas de dente de leão;
- erva-daninha;
- mil-folhas;
- lentilha d'água;
- batata;
- abóbora;
- sueco;
- cenoura.
Os patinhos recebem algas marinhas e farelo de soja. Os pintinhos obtêm os seguintes nutrientes de verduras e vegetais:
- vitaminas B, PP, E, C, A;
- aminoácidos;
- potássio;
- magnésio;
- ferro.
O valor nutricional da lentilha-d'água é igual ao dos cereais. A grama do rio, assim como as algas marinhas, contém iodo, fósforo, cálcio e vitaminas B.
Produtos de origem animal
Além da proteína vegetal, os patos precisam de proteína animal. Sua necessidade é atendida com a adição de farinha de carne bovina e de espinha de peixe à dieta. Os patinhos também recebem os seguintes produtos de origem animal:
- sucata de carne - feita a partir de carcaças de bovinos que sofreram de doenças não infecciosas, adicionadas aos cereais para animais jovens na forma triturada, mas não superior a quinze por cento da dieta total;
- farinha de carne - feita com restos de carne, embriões, intestinos, adicionada à ração de patinhos de dez dias;
- farinha de peixe - consiste em resíduos de peixe, utilizados no preparo de caldo para purê úmido;
- A graxa é um produto do derretimento da gordura do fígado de bacalhau; quando fresca, é útil para patinhos a partir do 10º dia de vida; vem na forma de farinha.
O grupo também inclui leite desnatado e queijo cottage.Os patinhos recebem proteínas, fósforo, vitamina B, gordura e cálcio de produtos de origem animal.
Suplementos minerais e vitamínicos
Os suplementos naturais de cálcio incluem:
- giz - necessário para o desenvolvimento normal do esqueleto;
- conchas - ajudam na digestão.
Os patinhos obtêm vitaminas de verduras e vegetais. Mas pré-misturas adicionais também são adicionadas ao feed:
- “Solnyshko” é um concentrado vitamínico que contém todos os microelementos necessários, a partir do 10º dia os patinhos recebem 4 gramas do suplemento;
- “Rico” - destinado a pintinhos desde os primeiros dias de vida, além de vitaminas, contém antioxidantes;
- “Composto Siberiano” - concentrado mineral é adicionado à ração dos animais jovens, no máximo um por cento do peso total da porção.
Giz e conchas estão constantemente presentes na dieta dos patos. Pré-misturas de vitaminas são adicionadas para prevenir a deficiência sazonal de vitaminas ou distúrbios digestivos em patinhos. Também são utilizados suplementos que estimulam o ganho de peso, por exemplo, “Ivan Ivanovich” com selênio, ácido fólico e alta proporção de iodo.
Regras básicas de alimentação
Princípios de alimentação de patinhos:
- para o desenvolvimento normal das aves, utilizar componentes de todos os grupos;
- despeje giz e conchas em pratos separados;
- pique folhas e vegetais frescos de ervas;
- pré-ferver raízes;
- a parcela mínima de alimentos suculentos é de 20% da dieta total e os grãos são de 50%;
- na primeira semana de vida, alimentar os filhotes 6 vezes ao dia e transferir gradativamente para 3 refeições ao dia;
- durante o primeiro mês de vida dar purê líquido, a partir do segundo - mistura de grãos secos;
- Coloque os alimentos secos e úmidos em pratos separados.
Os patinhos precisam de água potável o tempo todo.Os pintinhos bebem três vezes mais do que comem. A água deve estar fervida e em temperatura ambiente. Os patinhos recém-nascidos não conseguem distinguir entre objetos estacionários. Para que os pintinhos vejam a comida, ela é colocada na frente deles ou nas costas.
Planejamento de dieta
A alimentação dos patinhos difere porque desde os primeiros dias os componentes são introduzidos alternadamente. A sua participação está aumentando gradualmente. Além disso, alimentos compostos são adicionados à dieta das aves engordadas, o que promove ganho de peso e serve como suplemento vitamínico.
Para patinhos recém-nascidos
Os pintinhos nascidos recebem água por meio de uma pipeta ou mergulhando o bico em um bebedouro. Depois de duas horas, você pode dar o primeiro alimento - ovos cozidos picados de qualquer ave. Imediatamente após a eclosão, não sentem fome, mas nas primeiras 24 horas precisam ser alimentados com frequência - a cada 2 horas.
Após três a quatro refeições, os patinhos pequenos recebem uma solução clara de manganês para beber, a fim de prevenir a indigestão e o desenvolvimento de infecções gástricas. Ao criar patinhos para engorda, a ração é adicionada à mistura de coalhada e ovo desde o primeiro dia para crescimento.
Para diária
A dieta dos patinhos a partir dos dois dias de idade inclui:
- ervas ou farelo de soja;
- grãos de milho;
- farinha de resíduos de carne e peixe;
- giz;
- cartuchos.
Os componentes são misturados em caldo ou iogurte. Ao alimentar patinhos em casa, é importante remover imediatamente o purê não consumido. Nas misturas lácteas inicia-se a fermentação, o que prejudica a digestão.
Para semanalmente
No sétimo dia, os patinhos estão prontos para passear pelo pasto e podem conseguir comida verde por conta própria.
Composição da dieta de pintinhos de 10 dias:
Nome | Quantidade
da massa total (em porcentagens) |
Milho | 50 |
Bolo de girassol | 20 |
Trigo quebrado | 13 |
Farinha de peixe | 7 |
Fermento alimentar | 5 |
Giz | 0,5 |
A taxa de consumo alimentar de um patinho é de 80 gramas por dia com peso de 500 gramas. Durante o período de crescimento, o óleo de peixe é usado como suplemento vitamínico para atender às necessidades de ácidos graxos ômega-3. Os patinhos precisam ser cuidados com cuidado: regados com permanganato de potássio uma vez por semana, protegidos de correntes de ar e superaquecimento.
Duas semanas
2 semanas após a eclosão, os patinhos param de receber ovos. Legumes cozidos estão incluídos na dieta. Eles são adicionados a misturas úmidas junto com milho quebrado, farinha de ossos e plantas. Os filhotes começam a nadar nesse período, por isso precisam de cuidados especiais. Ao caminhar ou dentro de casa, são colocadas tigelas de água para eles tomarem banho. Na natureza, os patinhos seguem os patos até um lago e aprendem a pegar alevins e insetos. Você também pode introduzir pequenos peixes e vermes em reservatórios improvisados. A opção ideal é um lago artificial no jardim.
Três semanas
A dieta não muda significativamente na 3ª semana. Os patinhos comem purê úmido com verduras, cascas de grãos, vegetais e milho. Ao pastar, a grama não é adicionada à ração. Deve-se dar preferência a caminhadas em áreas com alfafa e trevo.
Menstruação
Pintinhos adultos são alimentados 3-4 vezes ao dia. Sua dieta é próxima à dos patos adultos:
Nome | Norma diária
por indivíduo (em gramas) |
Cevada | 15-50 |
Trigo | 20-30 |
Milho | 40-70 |
Painço descascado | 8-19 |
Farinha de carne e ossos | 5-6 |
Gordura de peixe | 0,1-1 |
Farinha de peixe | 9-12 |
Giz, conchas | 1-5 |
Levedura | 4-6 |
Além do giz e das conchas, o cascalho fino, que também é servido em tigela separada, promove uma boa digestão.
Depois de um mês
Os patinhos mais velhos são alimentados como pássaros adultos - 3 vezes ao dia. 60% da dieta consiste em cereais, 30% em alimentos suculentos. Milho, cevada triturada e trigo não são adicionados ao purê, mas são fornecidos em comedouros separados. Alimentos úmidos consistem em laticínios, vegetais e farelo.
Recursos sazonais
A alimentação dos patinhos nas diferentes épocas do ano difere nos produtos disponíveis e no custo de aquisição.
Período de verão
A alimentação é enriquecida com ervas do campo, sementes e larvas, que os próprios pintinhos obtêm no pasto. Os pássaros mantidos em ambientes fechados também têm a oportunidade de receber grama, vegetais frescos e adicionar lentilha-d'água em seus banhos.
Período de inverno
As aves são alimentadas de manhã e à noite. Na primeira metade do dia dão comida úmida, na segunda metade - comida seca. As verduras são substituídas por silagem, feno de alfafa e trevo.
Características de alimentação de aves para carne
Para ganhar peso rapidamente, aumente a proporção de proteína vegetal na sua dieta. As aves recebem mais cevada, bem como vários resíduos de grãos - bolos, farelo, farinha.
Desde o nascimento, os pintinhos são acostumados à alimentação mista e gradativamente são transferidos para a alimentação com ração completa concentrada. Ao preparar você mesmo as misturas, são adicionadas pré-misturas para estimular o ganho de peso.
O que não alimentar os patos
Produtos proibidos:
- leite integral;
- pedaços crus de carne, peixe;
- pão, grãos com mofo;
- especiarias;
- açúcar;
- legumes salgados e em conserva;
- grão de centeio fresco.
Nos campos existem ervas venenosas para os patos: celidônia, meimendro, botão de ouro, euforia, cegueira noturna. As folhas de bordo também contêm toxinas.
Consequências da má alimentação
Uma alimentação desequilibrada e alimentação com alimentos proibidos levam a desvios no desenvolvimento dos patos:
- retardo de crescimento;
- falta de apetite;
- perda de penas;
- canibalismo;
- ingestão descontrolada de objetos não comestíveis;
- avitaminose;
- baixa imunidade.
O excesso de farinha fina transforma o purê em uma massa pegajosa que gruda no bico e obstrui as narinas. Leite gordo fresco e queijo cottage causam diarréia em pintinhos de um dia, por isso só podem ser alimentados com leite desnatado. O mofo nos alimentos causa o desenvolvimento de uma doença fúngica do trato respiratório - aspergilose. O raquitismo se desenvolve devido à falta de vitamina D na dieta, e a cegueira por amônia se desenvolve em espaços confinados e com falta de vitamina A.
Os patos não devem ser alimentados com ração mista Bovinos ou porcos. As aves morrem devido a concentrações demasiado elevadas de estimulantes e vitaminas. O mesmo efeito pode ser obtido alimentando-se com ração vencida ou de baixa qualidade para patos.