Mulards são híbridos de patos moscovitas e pekinos, bem como de vários outros representantes de aves aquáticas domésticas. Os indivíduos resultantes distinguem-se pela boa saúde e excelentes características, pelo que são criados activamente nas explorações agrícolas e nos agregados familiares. Para tirar o máximo proveito disso, você precisa saber o que alimentar os patos mulard em casa para um crescimento rápido e ganho de peso efetivo.
O que você pode alimentar aos mulards?
Mulards são híbridos estéreis, mas se distinguem pelo crescimento excepcionalmente rápido, portanto são extremamente lucrativos para a criação de fêmeas para carne e machos para produção de foie gras. Os patos Mulard estão substituindo gradualmente os gansos, que são engordados para produzir fígados gordurosos, mas para um rápido ganho de peso e aumento do fígado, é necessária uma nutrição adequada e equilibrada.
Desde os primeiros dias
Nas primeiras 24 horas após a eclosão dos ovos, os patinhos mulard são deixados no ninho para secar e fortalecer. Os pintinhos de um dia precisam ser alimentados a cada duas horas. Este regime continuará durante os primeiros cinco dias. Primeiro, eles oferecem um ovo cozido, picadinho, e também um mingau de milho quebradiço. O melhor é alimentar os patinhos mulard pequenos contra um fundo escuro, espalhando a comida em pequenas porções - os pintinhos reagem ao movimento e a princípio suas reações são fracas, a princípio eles podem nem perceber a comida.
Os patinhos Mulard têm um instinto de rebanho bem desenvolvido e o desejo de copiar, então descobrirão rapidamente o que fazer com base no comportamento de seus irmãos mais inteligentes. Já no terceiro dia, os filhotes já podem comer verduras frescas, por isso são dados picados ou soltos para pastar na grama. Os patinhos Mulard precisam ser monitorados, colocando-os em um aviário ou cerca - os bebês podem ser arrastados por doninhas, gatos selvagens ou até mesmo aves de rapina - corvos, falcões, bufos. À noite devem ser colocados em local quente e seco.
De uma semana
Patinhos Mulard com uma semana de idade são alimentados com purê úmido de grãos triturados: 2 partes de milho mais 1 parte de trigo. Você precisa adicionar peixe ou farinha de carne e ossos à mistura. Os pintinhos devem sempre ter água potável limpa e esta deve ser trocada regularmente. E a ração é dada na quantidade que os patinhos mulard conseguem comer de uma só vez, porque vão manchar ou pisotear o excesso, e isso provoca doenças.
Patinhos de duas semanas
Nessa idade, os filhotes comem de tudo e já podem ser soltos junto com as aves adultas em um lago - natural ou artificial. A base de sua dieta é um purê de grãos triturados, principalmente milho, mas também inclui outros grãos.
É importante que a dieta seja equilibrada e contenha quantidades suficientes de vitaminas e minerais. Para fazer isso, os patinhos mulard recebem giz, conchas trituradas e pedras de concha, além de comida verde. Pode ser grama, endro picado, tops, vegetais.
Alimentando aves adultas para crescimento rápido
Patinhos Mulard de três semanas de idade podem ser alimentados três vezes ao dia, adicionando grama à comida em grandes quantidades.
O requeijão e os resíduos de leite são gradualmente introduzidos na dieta, e os pintinhos de um mês são alimentados com ração mista com adição de verduras, restos de comida e horta, leite desnatado, etc., sem esquecer dos minerais e vitaminas, introduzindo areia e farinha de ossos e peixe.
Os patos Mulard adultos pastam ativamente, mas os alimentos vegetais por si só não serão suficientes para um rápido ganho de peso. As aves engordadas devem receber grãos, não necessariamente grãos inteiros. Fragmentos, farelos, bolos e outros resíduos de grãos vão bem.
Características da dieta por temporada
No inverno e na primavera, antes do início do crescimento ativo da grama, é difícil para os pintinhos mulard fornecer verduras frescas, então a base da dieta nesta época do ano é o purê à base de grãos, ração mista e preparações feitas no verão. É preciso garantir que a alimentação não seja apenas farta, mas balanceada.
Embora os mulards não tenham tendência a acumular gordura no período inicial, o teor excessivo de calorias na ausência de erva e outros alimentos vegetais ainda pode causar obesidade, o que estragará a carne de pato e reduzirá a sua qualidade e custo.
No verão, os patos mulard devem receber o máximo de vegetação possível. Como todas as aves aquáticas, são apaixonadas por algas e lentilha-d'água, por isso, se possível, devem ser soltas no lago ou recolhidas este alimento útil. É necessário para um rápido ganho de peso, assim como outros vegetais frescos, cálcio, suplementos minerais e vitaminas.
Como alimentar?
Para que os patos Mulard cresçam rapidamente, eles precisam de cuidados adequados e de uma alimentação nutritiva e balanceada. Mas não basta saber que comida dar aos mulards. Existem regras que devem ser rigorosamente seguidas:
- Patinhos pequenos devem ser alimentados com purê úmido.
- A comida é retirada após a alimentação para que a ave não a suje.
- O alimentador é necessário para que os mulards não interfiram uns com os outros.
- Os aditivos minerais - giz, casca, calcário, casca de ovo triturada - devem ser colocados em um recipiente separado e trocados regularmente.
- Deve haver água constantemente, mas também precisa ser substituída por água doce com frequência, pois os mulards ficam muito sujos.
- Os patos precisam de grama e verduras, por isso não só são adicionados à comida, mas também os pássaros podem sair para passear.
- Além de grãos e grama, vegetais e restos de comida, os mulards são alimentados com produtos proteicos: queijo cottage, laticínios e restos de carne cozida, ossos de carne e farinha de peixe.
- A lentilha-d'água é o alimento favorito dos mulardos e de outros patos, mas você só pode ganhar peso se usar ração de alta qualidade.
Para engordar patos mulard, você pode usar rações especializadas ou reduzir o custo dos alimentos se você mesmo criar misturas, de acordo com as receitas existentes, ou seguindo os conselhos de avicultores experientes.
O que não dar aos mulards
Se você é despretensioso na alimentação, os patos Mulard não devem comer os seguintes alimentos:
- Plantas venenosas, como celidônia ou meimendro. Ao viver livremente, você precisa monitorar o que cresce na área.
- As folhas de bordo são tóxicas para os patos.
- Centeio fresco. Somente grãos maduros podem ser alimentados.
- A urtiga crua (plantas adultas) pode queimar o esôfago dos mulards, então a grama é primeiro escaldada com água fervente e esmagada.
- O leite integral fresco azeda rapidamente e pode causar envenenamento em patinhos e patos adultos.
- Farinha e grãos são transformados em pó. Esses produtos se transformam em uma massa que obstrui as narinas e o bico dos mullards.
- Alimentos estragados, mofados, azedos ou fermentados.
- Alimentação humana com sal, açúcar, temperos e especiarias.
Os avicultores iniciantes estão frequentemente interessados em É possível dar cebolinha aos patos mulard?. É necessário, é útil para pintinhos e aves adultas. A cebola é picada e servida no purê, e pequenos patinhos são adicionados ao ovo picado. Isso fortalece o sistema imunológico e previne o desenvolvimento de uma série de doenças.