Mulards são chamados de pássaros híbridos obtidos como resultado do trabalho de geneticistas. Eles receberam as melhores qualidades de sua linhagem parental. O principal objetivo de manter mulards é obter carne dietética. Malards são criados propositalmente para posterior preparação de foie gras. O fígado, preparado de forma especial, é considerado uma iguaria tradicional da culinária francesa.
- Origem dos patos
- Descrição e características dos mulards
- Vantagens e desvantagens
- Variedades de raça
- Características de manutenção e cuidado de híbridos
- Criação e criação de animais jovens
- De quais doenças eles sofrem?
- Possíveis problemas durante o cultivo
- Como distinguir um patinho mulard de outros patinhos
- Negócios
Origem dos patos
Mulards foram obtidos como resultado do cruzamento seletivo entre espécies selvagens de patos almiscarados e patos pekin domesticados. O híbrido, que ficou conhecido como mulard, é um cruzamento entre um pato selvagem e uma galinha criada internamente. Para obter uma raça de carne, outras raças de patos domésticos podem ser cruzadas, exceto Pequim, mas a linhagem parental é sempre baseada no uso de um gene de pato da raça de pato Indo. Em termos de sabor, a carne mulard é semelhante à carne de ganso, o tamanho e a aparência das carcaças após o abate são quase iguais. Mulards e gansos têm em comum uma característica que caracteriza o sabor do fígado. O fígado Mulard substitui o fígado de ganso sem perda de qualidade.
Referência! Uma característica dos mulards é a esterilidade: eles não são capazes de reproduzir descendentes, razão pela qual a raça é frequentemente chamada de “pássaros por uma estação”.
Descrição e características dos mulards
Patos adultos atingem o peso 7 quilogramas. As fêmeas crescem 0,5 kg menos que os machos. Com alimentação densa, o peso das aves aumenta com o passar das semanas. Em 2 meses, um pato pode engordar 2 quilos. Tabela de ganho de peso em aves por mês:
Idade do pássaro | Peso do pássaro |
Por 3 meses | Cerca de 4 quilos |
Depois de 6 meses | Mais de 4 quilos |
Por 1 ano | 7 quilogramas |
Mulards na aparência parecem grandes patos de Pequim. Possuem plumagem branca como a neve, muitas vezes apresentando uma mancha preta na cabeça, o que indica que pertencem à raça. A característica que distingue Mulards de Pequim é o rápido ganho de massa muscular. As mulheres de Pequim ganham gordura, mas a sua massa muscular permanece a mesma.
O corpo do pato Mulard padrão é grande, com asas firmemente pressionadas nas laterais.O pássaro se move devagar, com calma, não briga com os vizinhos e não provoca outros pássaros. As fêmeas são conhecidas por sua limpeza, mas seu instinto taciturno é quase subdesenvolvido.
Os pássaros que desenvolvem penas escuras na plumagem da cauda são chamados de mulatos. Isso significa que foram cometidos erros ao cruzar a linha parental. Criadores experientes se esforçam para adquirir aves com plumagem branca e mancha preta na cabeça.
Vantagens e desvantagens
Mulards são mantidos para produzir carne saborosa. Os requisitos para as condições de alojamento estão relacionados com as vantagens e desvantagens da raça.
Variedades de raça
Mulards de raça pura são pássaros com plumagem branca e uma mancha preta na cabeça. Mas quando se misturam várias linhas, obtêm-se patos com diferentes plumagens e combinações de qualidades. Isso acontece se dracos almiscarados pretos e fêmeas com plumagem branca forem usados durante o cruzamento.
Mulards começou a ser cultivado no sul da França. O objetivo dos criadores franceses era produzir carne com sabor comparável ao do pato laqueado, mas com menos gordura. A empresa Orvia é líder na criação de patos perus interespecíficos. A empresa fornece mais de 70% das aves do mercado.
Os maiores entre os mulardos são os pássaros cuja plumagem branca como a neve adquire uma tonalidade azul. Contra o fundo da plumagem, o bico vermelho colorido parece especialmente perceptível. O peso de um indivíduo adulto desta espécie chega a 7 a 7,5 kg. O rendimento de carne limpa é de pelo menos 70%. Tal indivíduo pode ser obtido cruzando um pato branco como a neve com um pato laqueado branco puro.
Referência! Para cruzar, escolha uma raça almiscarada e qualquer raça de aves aquáticas domésticas. Além do pato laqueado, eles pegam pássaros bashkir ou russos brancos.
Características de manutenção e cuidado de híbridos
A vida útil dos mulards é limitada a 1 ou 1,5 anos. Para começar a abater uma ave, ela deve atingir uma determinada altura e peso. A melhor opção é levar a ave a pesar de 4 a 6 quilos. Para levar a ave a um estado adequado, é necessário criar condições para pleno crescimento e desenvolvimento:
- mantido em uma faixa de temperatura de +16 a +25 graus, faixa de umidade de 60 a 70 por cento;
- proporcionando aos pássaros uma corrida livre;
- disponibilizar um pequeno recipiente com água para que a ave possa tomar banho;
- acesso gratuito para os pássaros beberem;
- dieta balanceada;
- ausência de correntes de ar no ambiente onde as aves são mantidas.
Informação! Mulards não toleram bem o frio, por isso os proprietários se esforçam para mandá-los para o abate antes que a geada chegue.
Criação e criação de animais jovens
O cruzamento doméstico é realizado entre um pato moscovita e vários patos de Pequim. Este processo requer controle especial e participação de criadores experientes. Após o cruzamento das aves, recomenda-se manter os ovos resultantes em uma incubadora por 28 a 30 dias até o aparecimento da prole.
Costuma-se adquirir animais jovens durante abril e início de maio, para que a ave esteja totalmente fortalecida no início do verão e ganhe peso antes do início do frio. Você pode obter ovos Mulard em casa cruzando patos Moscóvia e Pequim. Ao mesmo tempo, existe uma grande probabilidade de violação no nível genético, por isso os criadores preferem comprar patinhos dos industriais.
Os patinhos nos primeiros dias de vida são mantidos em condições especiais:
- o fundo da caixa ou o chão de um quartinho é forrado com fraldas descartáveis, que são trocadas várias vezes ao dia;
- no primeiro dia, uma lâmpada com pouca luz artificial é deixada acima dos patinhos, a temperatura do ar é mantida em +30 graus;
- os pintinhos recebem uma solução fraca de manganês por 2-3 dias, o que protege contra infecções por doenças infecciosas;
- gradualmente as horas do dia e a temperatura do ar são reduzidas em 2-3 divisões;
- no 10º dia, as aves precisam de uma temperatura de +22 graus, enquanto a intensidade da luz deve ser reduzida ao natural.
Nas primeiras horas de vida, os pintinhos são alimentados com ovos cozidos. As gemas e as claras são coloridas e polvilhadas por cima do pato. Isso ajuda a desenvolver o reflexo de preensão. No 2º e 3º dia de vida, os pintinhos devem aprender a se alimentar sozinhos. Para organizar o processo de alimentação, é necessário fornecer a cada ave acesso a um comedouro. Existe uma barra no comedouro para que os animais jovens não levantem a cabeça e machuquem o pescoço ao se alimentar.
A partir do 10º dia de vida até completar 1 mês de idade, os patos são alimentados com ração mista e capim. A partir de um mês de idade, as aves recebem alimentos altamente calóricos duas vezes: de manhã e à noite. Suplementos minerais e vitamínicos são adicionados aos alimentos.
Atenção! Para facilitar a digestão dos alimentos, acrescentam areia de rio ou cascalho fino.
De quais doenças eles sofrem?
Mulards são valorizados por sua alta imunidade, mas seu desempenho diminui visivelmente quando a temperatura do ar cai vários graus.
Doenças comuns da raça:
- Bicadas de penas. Em qualquer estágio de crescimento, os pássaros podem começar a arrancar as penas uns dos outros. Pode haver vários motivos para o problema ocorrer. Os indivíduos são sensíveis a perturbações na umidade. A secura excessiva ou alta umidade podem provocar agressões das aves. Dieta inadequada, falta de suplemento de sal, falta de água - isso geralmente faz com que os pássaros mordam uns aos outros.
- Aspergilose. Infecção de origem fúngica que penetra nas aves através de camas ou comedouros contaminados. O pato fica apático, perde peso e não toca na comida. O problema pode ser resolvido com a prescrição de terapia antibacteriana. Se o tratamento não for iniciado em tempo hábil, a consequência da doença é a paralisia completa.
- Cloacita. Uma doença perigosa caracterizada pela inflamação da cloaca. A inflamação é causada pela presença de infecção no corpo ou violação das regras de atendimento. Devido à inflamação, o pato sente desconforto e a secreção purulenta começa no ânus. Para salvar a ave, trate a cloaca com solução de iodo e lubrifique o ânus com pomada de zinco.
- Hepatite viral. Doença grave que afeta o fígado, especialmente perigosa para mulards criados para venda para foie gras. Patinhos jovens são suscetíveis à hepatite.Quando infectados, os pássaros se amontoam, começam a cair de lado e torcem o pescoço. Muitos pintinhos desenvolvem conjuntivite e falta de ar no estágio inicial. Uma medida para prevenir a hepatite é manter a limpeza do aviário.
Informação! Uma medida preventiva para apoiar a imunidade é a vacinação oportuna. Os patinhos são vacinados aos 5 dias de idade.
Possíveis problemas durante o cultivo
A criação doméstica envolve seguir regras básicas. A violação leva à formação de problemas típicos:
- Os pássaros começam a bicar uns aos outros se não houver vitaminas e minerais suficientes na dieta. Esta é uma ocorrência bastante comum em mulards; a reação é especialmente típica para animais domésticos. A violação das condições de contenção pode causar uma reação. Para evitar isso, é aconselhável monitorar sua dieta alimentar. Em indivíduos agressivos, é praticado o corte do bico.
- Se a ave não receber um recipiente com água, ela pode começar a se comportar de forma inquieta. Isto é devido à limpeza da raça.
- A incubação em casa raramente é praticada. Isso se deve à baixa taxa de sobrevivência dos pintinhos, que é de 55%. Para chocar patinhos obtidos após cruzamento independente das raças Moscóvia e Pequim, é necessária a utilização de uma incubadora.
Como distinguir um patinho mulard de outros patinhos
Para obter um mullard de raça pura, costuma-se cruzar almíscares e aves aquáticas com patos de Pequim. É muito difícil distinguir patinhos mullard de almíscares.
Ao comprar patinhos de criadores, você deve ficar atento aos seguintes dados:
- Os patinhos Mulard crescem mais rápido que seus parentes;
- há uma mancha preta na cabeça dos filhotes de raça pura;
- as caudas dos filhotes desta raça são levantadas, enquanto as caudas dos indo-patos são abaixadas;
- Ao contrário dos patinhos pekin ou mudos, os patinhos são calmos, não fazem barulho, não sibilam e não se envolvem em brigas.
Negócios
A avicultura começa com a elaboração de um plano de negócios e planejamento de custos. O objetivo de qualquer negócio é a oportunidade de obter um bom lucro, por isso os cálculos são feitos com antecedência. O plano de negócios inclui os seguintes dados:
- custo de insumos para construção de aviário;
- o custo da ração, considerando que os mulards são despretensiosos, mas precisam de ração com alto teor calórico para ganhar peso rapidamente;
- a presença de despesas associadas, que incluem pagamentos de vacinas, serviços veterinários e aquisição de complexos vitamínicos e minerais.
A raça é criada para produção de carne durante uma temporada, por isso o mercado deve ser cuidado com antecedência. A carne e o fígado são adquiridos por grandes empresas que fornecem produtos para restaurantes e cafés.
Ao receber receitas diretas sem intermediários, é necessário estabelecer ligação direta com as cozinhas dos restaurantes. Neste caso, é importante prever a possibilidade de armazenamento de carne garantindo padrões sanitários e higiênicos.