Como os patinhos crescem quando começam a emplumar? Acontece que cada raça de ave tem seus próprios períodos de desenvolvimento individual. E nas galinhas eles não são parecidos com os patos, e nos patos são diferentes dos perus. Os agricultores que começarem a criar patos enfrentarão inevitavelmente este problema. O conhecimento ajudará a determinar com mais precisão a idade da ave e o momento do abate da carne.
[toc]
Com que idade os patinhos emplumam?
Foi estabelecido que os patinhos começam a desenvolver plumagem por volta do 20º dia. Além disso, todos os filhotes, inclusive os mulards, nascem com penugem. É como um precursor da futura plumagem adulta da ave. Gradualmente, a penugem embrionária desaparece e penas completas começam a crescer em seu lugar.
A partir das 2 semanas, os patinhos crescem, esticam-se, as proporções do corpo mudam: o pescoço e a cauda tornam-se visivelmente mais longos. As raças brancas mudam de cor para acinzentadas, as coloridas também desbotam, o padrão fica borrado. Na mesma idade (mas antes dos 21 dias), aparecem as primeiras penas.
O conjunto de penas dos patos é diferenciado por tipo:
- Contorno.
- Penas de mosca.
- Coberturas.
Se a muda não começar em 2 a 3 semanas, passando de penugem para penas, algo deu errado. Provavelmente houve problemas de desenvolvimento.
A partir dos 21 dias de idade, o crescimento das penas começa na barriga e nas laterais. No 35º dia, a plumagem deve aparecer na parte frontal do pescoço, na cauda e nas asas. As penas de voo ainda não estão crescendo.
Aos poucos, os pintinhos começam a mudar de timbre: o grasnado fica mais áspero. As diferenças entre patos e patos tornam-se mais perceptíveis no 49º dia. A essa altura, os filhotes já devem ter completado a plumagem.
No dia 56, aparecem as penas de voo. De cerca de 71 a 90 dias, ocorre a muda e dura cerca de 3 semanas. No final do processo, as raças coloridas são notavelmente diferentes das brancas na cor da plumagem.
Possíveis desvios da norma
Se por algum motivo o conjunto completo de penas não for formado dentro do período prescrito, isso indica anormalidades no desenvolvimento, talvez até doenças dos filhotes. Pequenas discrepâncias e diferenças ocasionais na periodicidade da formação da plumagem são aceitáveis.
A principal causa da doença é a falta de nutrientes necessários à formação da plumagem. A má iluminação e a alta umidade nos currais também podem afetar. Longos atrasos no desenvolvimento proporcionados pela natureza são motivo para o proprietário pensar nisso.E ainda procure orientação de um veterinário e estude as possíveis causas do que está acontecendo.