A prímula é uma prímula e floresce quase imediatamente após o derretimento da neve no início da primavera. Mas também há prímula de interior. Se forem criadas condições favoráveis de cultivo, a planta irá deliciá-lo com flores coloridas por muito tempo.
- Principais tipos e variedades de prímulas de interior
- Prímula macia
- Prímula obcônica (obcônica)
- Primula sem haste
- Dicas para cuidar da prímula em casa
- Localização da prímula no apartamento
- Temperatura e luz
- Rega e umidade
- Fertilizantes e fertilizantes
- Transferir
- Mistura de terra
- Proteção contra doenças e pragas
- Como propagar
- Dividindo o mato
- Sementes
- Por estacas
- Forçamento de prímula
Principais tipos e variedades de prímulas de interior
Existem diversas variedades de prímula adequadas para cultivo doméstico. Todas as variedades diferem em algumas características.
Prímula macia
Primula de folhas moles é uma planta anual baixa. A altura do arbusto é de aproximadamente 50-55 cm e as folhas são ovais, densas, de rica tonalidade verde. As bordas das folhas são serrilhadas. Os pedúnculos estão localizados mais altos que as folhas.
As inflorescências são coletadas de um grande número de flores pequenas e parecem uma bola. A tonalidade das pétalas pode ser diferente: rosa, roxa, branca ou vermelha. As inflorescências são perfumadas e florescem no meio do inverno. A floração é duradoura, variando de 3 a 6 meses.
Prímula obcônica (obcônica)
Esta variedade é especialmente popular entre os jardineiros que cultivam flores em casa. A folhagem é alongada, verde esmeralda. Os pedúnculos não têm comprimento muito maior que as folhas.
As inflorescências são umbeladas, coletadas de pequenas flores. A tonalidade das pétalas pode ser variada: vermelho, branco, lilás, violeta, rosa. O diâmetro da inflorescência é de 7 a 13 cm e o período de floração é curto, durando até 2 meses. Mas se você cuidar bem da flor, ela pode ser ampliada.
Primula sem haste
Outro tipo de prímula de interior não tem haste. A variedade é classificada como miniatura. A folhagem é de uma rica tonalidade verde, o formato das folhas é alongado, lanceolado. Ao contrário de outras variedades, as inflorescências crescem isoladamente em pedúnculos, e não reunidas em um grande guarda-chuva. Os pedúnculos são altos, até 10 cm de altura e as inflorescências apresentam-se em diferentes tonalidades. O período de floração começa em abril e dura até 4 meses.
Dicas para cuidar da prímula em casa
Cultivar flores em casa não é a tarefa mais difícil.Mas você também não deve ignorar os cuidados com as plantas. Com os cuidados bem organizados, a planta florescerá por mais de um mês.
Localização da prímula no apartamento
Ao cultivar prímula em vasos de flores, é necessário fornecer condições favoráveis para o crescimento. Recomenda-se colocar vasos com plantas em janelas ensolaradas. A cultura prefere luz suave e difusa. Mas não é aconselhável colocar vasos nas janelas do sul, principalmente no verão. Os raios solares no verão são muito agressivos e podem destruir a planta. Outra condição é a ausência de correntes de ar nas janelas onde cresce a prímula de interior.
Temperatura e luz
A planta não gosta quando o ambiente está muito quente. A temperatura ideal é de +12 a + 15 graus. Se a casa tiver uma loggia sem isolamento, quando esquentar, você deve levar as panelas para lá.
A cultura pertence a plantas que gostam de luz. É melhor que a prímula fique ao sol pelo menos 12 horas por dia. No inverno, quando quase não há sol, a flor não precisa de iluminação adicional. Durante este período está em fase de dormência.
Rega e umidade
Como todas as prímulas, a prímula de interior adora água e solo úmido. A rega deve ser abundante. Irrigue o solo enquanto ele seca. Na hora de irrigar o principal é não inundar o solo. A flor não gosta de água estagnada. As flores devem ser regadas à noite e é importante evitar que a água entre na folhagem. Para irrigação, use água em temperatura ambiente ou levemente aquecida. O principal é que esteja quente.
Fertilizantes e fertilizantes
Acima de tudo, a planta precisa de ferro, por isso, assim que a flor produz os primeiros pedúnculos, fertilizantes contendo ferro são aplicados no solo. Em seguida, a prímula é alimentada durante todo o período de floração.Você também pode usar fertilizantes para flores de interior. O principal é não superalimentar a flor.
Transferir
A flor não deve ser mantida no mesmo vaso por muito tempo. À medida que cresce, as plantas são transplantadas para vasos maiores. O replantio é melhor feito depois que a planta floresceu.
Mistura de terra
Recomenda-se cultivar prímula em solo fértil e solto. Mistura de solo para a planta:
- Solo de turfa;
- solo foliar;
- areia.
Tudo é considerado em partes iguais. Misture tudo bem para obter uma mistura homogênea. E para cultivar prímula cônica reversa, solo de grama também é adicionado à mistura de solo.
Antes de plantar a flor, coloque uma camada de drenagem (1-3cm) no fundo do vaso, só depois coloque a mistura de solo e comece o plantio.
Proteção contra doenças e pragas
Entre as pragas você pode encontrar com mais frequência:
- ácaro-aranha;
- tripes;
- pulgões
Os insetos aparecem na flor devido à temperatura muito alta do ar na casa e à umidade. Uma solução de sabão em pó ajudará a eliminar os insetos.
Pulverizar com Karbofos e Decis também será eficaz.
Ao cultivar prímula, você pode encontrar as seguintes doenças nas plantações de flores:
- manchas amarelas;
- clorose;
- podridão cinzenta.
O aparecimento de manchas amarelas na folhagem está associado à deficiência (ou excesso) de nutrientes no solo. Organizar a aplicação de fertilizantes no solo e regar adequadamente ajudará a eliminar as manchas amarelas. Você precisa regar as flores com água morna e fertilizá-las regularmente. Ou pare de alimentar a planta por um tempo se o amarelecimento for devido ao excesso de minerais no solo.
A clorose ocorre devido ao aumento da acidez do solo. Primrose não gosta de solo ácido.Você pode se livrar dele depois que o nível de acidez estiver baixo ou neutro. Além disso, regar com sulfato de ferro é útil. Você pode se livrar da podridão cinzenta, assim como de outras doenças fúngicas, se tratar os arbustos com fungicidas. Durante o tratamento, é necessário garantir que a maior parte dos fungicidas caia na folhagem.
Como propagar
Existem três maneiras de propagar a prímula. Isso é dividir o arbusto, método de sementes e estacas.
Dividindo o mato
A divisão do arbusto é feita após o murchamento da flor. A prímula é colocada à sombra para começar a crescer. O principal é não esquecer de regar. Depois de algumas semanas, a planta é retirada do vaso. Com cuidado, para não danificar as raízes, divida o arbusto. Durante a divisão, você precisa prestar atenção para garantir que cada parte tenha um botão dormente do qual uma flor crescerá posteriormente. Se as raízes forem muito longas, elas são cortadas e mergulhadas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, são transplantados para novos vasos.
Sementes
O método de propagação de sementes de prímula é muito simples.
Processo de semeadura:
- o material é decapado antes do plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio;
- a drenagem é despejada no fundo do recipiente e depois no solo;
- o material de plantio está espalhado pela superfície da terra;
- Não há necessidade de cobri-lo com terra por cima.
As sementes semeadas são regadas generosamente com água morna. Em seguida, os recipientes com as sementes são cobertos com filme plástico para que o material de plantio germine mais rápido. O filme é removido regularmente para que o solo “respire” e não fique mofado. O solo também é regado com água morna. Quando os brotos aparecem, eles precisam crescer um pouco e só depois serem transplantados para vasos separados.
Por estacas
O método de propagação por estacas é adequado se o arbusto for muito jovem.Para fazer isso, corte uma folha sã e coloque-a na água. Depois de algumas semanas, a muda criará raízes. Quando as raízes crescem, é plantado no solo.
Forçamento de prímula
Forçar a prímula irá acelerar o início do período de floração da planta. O processo é realizado com a expectativa de que floresça em casa no início da primavera.
Processo de forçamento de flores:
- Para isso, arbustos de dois anos são divididos em várias partes e plantados em vasos espaçosos.
- Um pré-requisito para forçar é manter os recipientes com plantas em local fresco. A temperatura na sala com panelas deve ser de +5 a +8 graus.
- No final do inverno, recipientes com flores são aquecidos. A temperatura ambiente deve estar entre +14 e +18 graus.
- É importante não esquecer de regar os arbustos.
O crescimento ativo da flor começa após alguns dias. Em abril, a prímula florescerá com cores exuberantes. Para prolongar o período de floração, é necessário retirar os vasos com colheitas em local fresco. O início da primavera raramente apresenta clima quente, e manter a planta em um ambiente quente faz com que a flor desapareça rapidamente, uma vez que tais condições não são naturais para ela.