Eustoma é uma linda flor da família Genciana. O segundo nome da planta é lisianthus, e as pessoas criaram vários outros nomes para ela, nomeadamente “rosa irlandesa”, “rosa japonesa” e “sino do Texas”. Para cultivar eustoma é preciso fazer algum esforço, mas vale a pena.
- Características e descrição da cultura
- Em quais regiões é recomendado plantar a planta?
- Tipos de eustoma perene
- Variedades altas
- Baixo crescimento ou interior
- Condições necessárias para cultivo
- Luz e umidade
- Temperatura
- Composição necessária do solo
- Como plantar eustoma no jardim
- Tratamento de sementes pré-semeadura
- Escolhendo um local adequado
- Momento e tecnologia de semeadura
- Cuidando das mudas após a semeadura
- Escolhendo
- Plantar mudas em terreno aberto
- Como cuidar adequadamente de uma flor
- Regar e afrouxar
- Cobertura
- Liga
- Transferir
- Prevenção de doença
- Como se proteger contra parasitas e pragas
- Protegendo a planta para o inverno
- Métodos de propagação de flores
- Sementes
- Rizoma
- Estacas
- Que problemas os jardineiros novatos enfrentam com mais frequência?
Características e descrição da cultura
Eustoma é altamente decorativo, por isso é popular entre jardineiros e floristas. A planta tem caules fortes, mas graciosos. A partir do meio do caule começa a ramificar-se, de modo que um ramo parece um buquê completo, que pode ter até 30 inflorescências. As folhas do lisianthus apresentam tonalidade azulada ou acinzentada, fosca.
As inflorescências apresentam vários formatos, com diâmetro de cerca de 5 a 8 cm, e as cores variam: rosa, lilás, violeta, azul, amarelo e branco. São monocromáticos, bicolores e com borda contrastante. As inflorescências são duplas ou simples. Na posição entreaberta, a flor parece uma rosa simples e, quando totalmente aberta, lembra uma papoula dupla.
O período de floração ocorre na segunda quinzena de julho e vai até outubro.
Em quais regiões é recomendado plantar a planta?
Em áreas com umidade excessiva, o eustoma não cria bem. As regiões do sul são as mais favoráveis ao cultivo de flores. Mas na Sibéria e nos Urais, esta flor é cultivada apenas em estufas e em ambientes fechados.
Tipos de eustoma perene
O Eustoma está se tornando bastante popular e é cada vez mais encontrado em lojas de jardinagem. Estas flores são divididas em dois tipos.
Variedades altas
Os representantes altos do lisianthus crescem de 50 cm a 1 m e são mais frequentemente cultivados no campo para corte.Possuem um grande número de inflorescências em uma haste, que ficam ideais em buquês e não murcham por muito tempo.
Diversas variedades de eustomas altos:
- Eco Picotee Rosa. Esta é uma variedade precoce. A altura dos caules chega a 70 cm.As inflorescências são bastante grandes, duplas de cor branca e moldura rosa.
- Flamenco. Esta variedade começa a florescer 2 semanas antes dos demais representantes da espécie. As inflorescências podem ser azuis suaves, amarelas suaves, rosa suave, leitosas ou quase brancas. Altura 70 cm.
- Limão Mariachi. O crescimento desta variedade chega a 1 m, as flores são superduplas, com 7 cm de diâmetro, lembram rosas e têm cor verde claro.
Variedades de baixo crescimento:
- Lealdade. A flor possui muitas inflorescências simples com pétalas brancas dispostas em espiral. A altura da variedade Fidelity é de 20 cm.
- Sereia. A variedade possui flores em formato de funil lilases, rosa ou brancas. As folhas são glaucas e possuem uma cobertura cerosa. A altura é de cerca de 15 cm.
- Mistério. A flor possui inflorescências semi-duplas com pétalas azul-claras. A floração é abundante. Altura - até 20 cm.
Baixo crescimento ou interior
As espécies dessas flores de baixo crescimento não ultrapassam os 30 cm e são frequentemente plantadas em vasos e cultivadas em peitoris de janelas no inverno e em varandas no verão. Arbustos quarto eustoma compacto e altamente decorativo.
Condições necessárias para cultivo
Para cultivar esta flor bastante caprichosa, você precisa saber em que condições isso deve ser feito.
Luz e umidade
Durante os primeiros 2 meses, as plantas precisam de luz difusa e brilhante. Para isso, são utilizadas lâmpadas fluorescentes, já que a luz natural não é suficiente. Isso é necessário para que os brotos não estiquem.
Temperatura
A temperatura mais favorável para o eustoma é de +20-25 graus durante o dia e +15 graus à noite.No inverno, se possível, as plantas são levadas para dentro de casa e a temperatura é mantida entre +10-12 graus.
Composição necessária do solo
O solo onde a planta se desenvolverá deve ter baixa acidez, não superior a 6,5-7,0, e ser respirável. Para desoxidar e melhorar o solo, adicione cinza, turfa e areia. Se o solo estiver correto, o lisianthus pode ser cultivado como planta perene.
O substrato adquirido também é usado para semear. Solo adequado para Saintpaulias.
Como plantar eustoma no jardim
Plantar uma flor através de sementes é o mais comum e simples.
Tratamento de sementes pré-semeadura
As sementes de Lisianthus são muito pequenas, como poeira. Nesse sentido, as instalações de produção onde as sementes são embaladas tratam-nas com substâncias especiais. Eles formam grânulos ao redor das sementes. Isso não só torna a semeadura mais conveniente, mas também ajuda a germinar as sementes, pois o grânulo é composto por fertilizantes e estimulantes de crescimento.
Escolhendo um local adequado
A flor deve ser plantada em local protegido do vento e das correntes de ar. Na área selecionada, a planta não deve ficar exposta aos raios escaldantes do sol o dia todo. É melhor que o eustoma cresça em sombra difusa.
Momento e tecnologia de semeadura
Na hora de escolher a época de semeadura da semente, é preciso levar em consideração que o período de floração do lisianthus começa 15-20 semanas após a germinação dos primeiros brotos. Portanto, a semeadura começa no inverno.
Para semear é necessário preparar um recipiente e enchê-lo com terra úmida. Para fazer isso, misture turfa e areia em proporções iguais. As sementes são espalhadas pelo solo, enterrando-as levemente no solo. Cubra a parte superior do recipiente com filme ou folha de vidro. Eles são enviados para um local quente onde a temperatura do ar não seja inferior a +19 graus.
Cuidando das mudas após a semeadura
O recipiente com as colheitas deve ficar em local bem iluminado. Se necessário, o solo é borrifado com água. Após 2-3 semanas, os primeiros brotos aparecerão. Após a formação das 2 primeiras folhas nos brotos, reduza a quantidade de rega. Entre as irrigações, o solo deve ter tempo para secar. Então a rega é feita apenas pela manhã. Depois que a flor formar 4 folhas, elas podem ser colhidas.
Importante! A rega excessiva pode causar a doença da canela preta..
Escolhendo
Mergulhe as mudas em recipientes separados com cerca de 5 cm de diâmetro, com cuidado para não danificar os brotos tenros e frágeis. Usando algo fino, levante cuidadosamente o solo e, com um pequeno caroço, transfira a planta para um copo. Preencha a área restante com solo fértil e regue as mudas. E depois de 30 dias, as plantas cultivadas são plantadas em terreno aberto.
Plantar mudas em terreno aberto
As mudas são plantadas em canteiros no final de maio. Neste ponto, ela deverá ter de 4 a 8 folhas. Assim que a flor é plantada no solo, ela começa a crescer rapidamente.
Ao plantar lisianthus, os jardineiros seguem as seguintes recomendações:
- O horário certo para o desembarque é à noite;
- No replantio das mudas, elas devem ser retiradas do vaso junto com a terra e colocadas na cova, preenchida com terra fértil;
- ao plantar eustoma no solo, não se pode enterrá-lo mais fundo do que cresceu no vaso;
- imediatamente após o transplante, cada broto é coberto com uma jarra ou copo alto para protegê-lo de fortes oscilações de temperatura.
Como cuidar adequadamente de uma flor
Para organizar o cuidado adequado do eustoma, é preciso conhecer as regras de rega, fertilização, replantio e controle de doenças.
Regar e afrouxar
A rega é feita com água morna e parada.Antes de regar, o solo deve estar ligeiramente seco. O solo é afrouxado periodicamente para destruir ervas daninhas e melhorar a penetração do oxigênio no solo.
Cobertura
E começam a alimentar eustomas a partir do 10º ao 14º dia após o plantio no solo. Durante o crescimento vigoroso, a fertilização é realizada uma vez a cada 2 semanas. Também são necessários durante o período de formação dos botões e durante a própria floração.
Para a fertilização, são utilizados todos os fertilizantes que se dissolvem em água.
Liga
Espécimes altos precisam de uma liga. O caule da planta pode não suportar o peso de numerosas inflorescências e pode quebrar ou entortar. Ao primeiro sinal de alojamento deve ser feita uma liga. Para fazer isso, eles cravam estacas no chão e, amarrando uma corda nelas, enrolam-na em um arbusto. Em vez de liga, também são utilizados suportes decorativos.
Transferir
A flor raramente é replantada, pois possui um sistema radicular muito vulnerável. Se o replantio ainda for necessário, mova a planta para um novo local com um grande pedaço de terra para danificar o menos possível as raízes da flor.
Prevenção de doença
Para o tratamento preventivo de doenças, ainda na fase dos primeiros rebentos, as plantas são pulverizadas com uma solução de “Fundazol” ou “Ridomil”. Além disso, ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento, a flor precisará ser tratada com esses medicamentos. Para 1 litro de água você precisará de 1 colher de chá. instalações.
Na maioria das vezes, a flor é afetada pelas seguintes doenças:
- perna preta;
- oídio;
- podridão cinzenta;
- murcha de fusarium.
Como se proteger contra parasitas e pragas
Lisianthus pertencem à família das gencianas, por isso têm um suco amargo e geralmente a maioria das pragas os evita.Mas se atacarem as plantas, são destruídas com a ajuda de inseticidas, “Confidor”, “Aktellik” ou “Fitoverm” servirão.
As seguintes pragas podem danificar a planta:
- pulgão;
- ácaro farinhento;
- mosca branca com efeito de estufa;
- lesmas
Protegendo a planta para o inverno
É melhor levar o eustoma para dentro de casa durante o inverno, transferindo-o para um vaso grande. Mas se isso não puder ser feito, as plantas estarão cobertas. A flor só consegue suportar esse inverno nas regiões do sul, onde os invernos não são tão rigorosos. A este respeito, o eustoma é frequentemente cultivado como planta anual.
Métodos de propagação de flores
Para propagar uma planta, você precisa conhecer as opções possíveis para esse processo.
Sementes
Para propagar uma planta usando sementes, você deve primeiro coletá-las. A coleta é realizada apenas a partir de exemplares varietais. Não adianta coletar sementes de híbridos, pois as mudas não vão transferir as qualidades da mata-mãe.
A coleta é feita com cuidado, pois as sementes são muito pequenas, e somente depois que a vagem está completamente seca. O material coletado é semeado para mudas. A semeadura é realizada no inverno.
Rizoma
Estas flores não se reproduzem dividindo suas raízes. Eles têm um sistema radicular muito sensível. Se a raiz for danificada, a planta morrerá.
Estacas
Também não é possível propagar o eustoma por estacas, uma vez que as estacas não enraízam no solo.
Que problemas os jardineiros novatos enfrentam com mais frequência?
Jardineiros iniciantes devem conhecer algumas das nuances do cultivo dessas flores caprichosas, mas lindas:
- Ao regar, você precisa saber que o eustoma é sensível ao excesso de água. Se o solo estiver mal drenado e a umidade estagnar sob o arbusto, há uma grande chance de a flor morrer.
- Os arbustos de Lisianthus não devem ser plantados perto de cercas e paredes de metal ou tijolo.Em clima quente, isso pode causar queimaduras na delicada planta. Metal e tijolo ficam muito quentes ao sol e tocar na planta pode danificá-la.
- Não plante flores em correntes de ar. Nesses lugares eles murcham e morrem.
- Freqüentemente, as sementes de eustoma não germinam bem, portanto, apenas material fresco deve ser selecionado para a semeadura.
- Você não deve mover lisianthus em vasos com frequência de um lugar para outro. Eles reagem mal a mudanças bruscas de temperatura.
- Ao semear sementes para mudas no inverno, é melhor fornecer luz adicional às mudas. O período necessário de recebimento de luz é de 12 a 14 horas por dia.
- As mudas não devem apenas ser regadas periodicamente, mas também ventiladas. Os jardineiros fazem isso uma vez por dia.
Ao cultivar eustoma, é necessário seguir todas as regras de plantio e cuidado da planta. O que pode parecer insignificante para um jardineiro pode resultar na morte de uma planta.