Embora o eustoma de interior seja uma flor difícil de cultivar, isso não desanima os entusiastas da jardinagem. É valorizado por sua ternura e graça, em popularidade ocupa o segundo lugar depois da rosa. Também é chamada de sino do Texas, rosa japonesa ou irlandesa, lisianthus - flor amarga. O Eustoma costuma ser encontrado nas páginas principais dos manuais de floricultura. Para que a planta floresça abundantemente, é preciso conhecer as regras de plantio e cuidados com ela.
- Características do eustoma interno
- Tipos e variedades comuns
- Condições necessárias para crescimento e floração
- Ótima localização e iluminação
- Indicadores de temperatura
- Umidade do ar
- Como plantar uma planta em casa
- Solo e drenagem adequados
- Tamanho do pote
- Técnica de plantio passo a passo
- Características do atendimento domiciliar
- Regar no inverno e no verão
- Fertilizando
- Poda formativa
- Nuances de cuidado após a floração
- Doenças e pragas: métodos para combatê-las
- Organizando um período de descanso
- Reprodução de eustoma interno
- Rizoma
- Sementes
Características do eustoma interno
Em casa, a planta é representada por um arbusto baixo, de tamanho compacto e com caules altamente ramificados. As lâminas foliares são bastante densas e apresentam formato oval-lanceolado. Na parte externa há um revestimento de cera que ajuda a proteger contra os raios escaldantes do sol. Externamente, as flores são muito parecidas com as rosas, a única diferença é a presença de um entalhe em forma de funil.
Mas já floridas podem ser comparadas às papoulas, o número pode chegar a 35 peças. Existem exemplares com botões rosa, lilases, brancos ou roxos. Existem também variedades lisas ou com bordas contrastantes.
Vale ressaltar que em condições naturais o eustoma vive apenas 2 anos, e quando cultivado no jardim - apenas uma estação. Como planta de interior, pode deliciar-se com o seu aspecto atraente até 4-5 anos.
Tipos e variedades comuns
São mais de 60 variedades de flores, mas para a manutenção doméstica optam pelo eustoma de Russell, cuja altura não ultrapassa 45 centímetros. Para o plantio em jardim, as opções mais populares são as espécies com flores grandes. Se você planeja usar flores no futuro para fazer buquês, é recomendável plantar culturas altas.
Entre os eustomas com taxa de crescimento intensa, os jardineiros recebem atenção especial:
- Aurora, que se distingue pelo período de floração precoce. A cor dos botões pode ser branca, azul, azul claro ou rosa.
- Eco, que tem quase 70 centímetros de altura. Existem 11 variedades disso. Os caules crescem espalhando-se e os botões são grandes.
- Heidi, caracterizada por uma floração estável e abundante, sua altura é de 90 centímetros. A variedade possui 15 variedades.
- O Flamenco, que se consolidou como alto e fácil de cuidar, tem entre 90 e 120 centímetros de altura. A variedade também possui muitos tons.
Para interior As seguintes variedades de eustoma são utilizadas para cultivo::
- Sereia, caracterizada como uma planta baixa com caules ramificados de 12 a 15 centímetros de comprimento. As flores pequenas são pintadas de branco, rosa, azul ou roxo.
- LittleBell é um eustoma de apenas 15 centímetros de altura, não precisa ser beliscado, suas xícaras têm formato de funil simples.
- Fidelidade - o eustoma cresce apenas 20 centímetros. Esta é uma flor branca com numerosos botões dispostos em espiral.
- FloridaPink - eustoma com flores rosa de formato regular.
Condições necessárias para crescimento e floração
Para cultivar com sucesso o eustoma em um apartamento, é necessário criar condições confortáveis de crescimento e desenvolvimento. Somente um microclima ideal, solo úmido e respirável e cuidados adequados permitirão que você obtenha uma floração brilhante e exuberante.
Ótima localização e iluminação
O eustoma interno se distingue por sua maior natureza amante da luz. Para o período de inverno, recomenda-se deslocar o vaso para um parapeito de janela com orientação sul, e para o verão - oeste ou leste. Não deve ser permitida a exposição direta das folhas de eustoma aos raios solares, caso contrário existe alto risco de queimaduras. Dada esta característica da flor, no inverno será necessário o uso de fitolampos para iluminação adicional (15 horas por dia).
Indicadores de temperatura
Para o eustoma delicado, é necessário manter a temperatura na faixa de +20-24 graus. Estas são as condições que a planta necessita para lançar novos botões. Se a temperatura estiver entre +27-30 graus, no primeiro ano os ovários acumularão componentes úteis e florescerão apenas no ano seguinte. Terminada a fase de brotação, o eustoma necessita de um período de descanso.
Umidade do ar
Para o eustoma no inverno, mantê-lo em condições de ar seco é especialmente prejudicial. A planta também é contra-indicada para ficar perto de aparelhos de ar condicionado ou aquecimento. Para o eustoma, é preferível manter um nível de umidade ambiente na faixa de 40-60%. Se a planta começar a murchar, a umidade do ambiente deve ser aumentada.
Os parâmetros críticos para o eustoma interno são considerados um nível de umidade de 10-30%. Esses indicadores podem ser aumentados usando bandejas com água colocadas perto da panela.
Como plantar uma planta em casa
O trabalho de plantio bem executado permite que o eustoma crie raízes e cresça rapidamente.
Solo e drenagem adequados
Você também pode plantar eustoma de interior em uma mistura de violetas. Mas você pode preparar o substrato do solo com as próprias mãos, usando turfa e areia em proporções iguais ou turfa e casca de árvore nas mesmas proporções. O nível de acidez deve estar entre 6,7-7,0.
Quando o eustoma é cultivado em ambiente ácido, apresenta crescimento atrofiado e aparecimento de clorose nas lâminas das folhas. Seixos de argila expandida são usados como drenagem.
Tamanho do pote
Para o plantio de eustoma, o melhor é selecionar um vaso largo e com laterais baixas.Isso se deve à localização do sistema radicular da flor, que está localizado nas camadas superiores do solo. Para drenar o excesso de umidade, o vaso deve ter furos de drenagem, caso contrário as raízes começarão a apodrecer.
Técnica de plantio passo a passo
Algoritmo de ações em relação ao trabalho de semeadura:
- Encha o recipiente ou recipientes pessoais com terra leve, nivele e compacte um pouco.
- Espalhe as sementes na superfície do solo ou em sulcos rasos a uma distância de 1 a 1,5 centímetros. Polvilhe com uma camada de areia para evitar o desenvolvimento de canela preta. Neste caso, as colheitas devem ficar ligeiramente visíveis.
- Umedeça as plantações com um borrifador.
- Crie condições de estufa usando um recipiente de vidro ou polietileno.
Ao final, coloque o recipiente ou vaso em local aquecido para germinação, onde a temperatura do ar esteja entre 21-24 graus.
Características do atendimento domiciliar
O Eustoma, por ser uma cultura de interior, necessita de umedecimento, fertilização, poda e proteção regulares contra insetos e doenças nocivos.
Regar no inverno e no verão
No verão, o eustoma deve receber umidade com frequência, mas em doses moderadas, e no inverno, ao contrário, raramente. O próximo procedimento de irrigação deve ser realizado quando a camada superior do solo estiver 2 a 3 centímetros seca. Para esses fins, utiliza-se apenas líquido mole e sedimentado, o excesso deve ser retirado da panela.
Não deixe entrar água nas folhas e flores do eustoma, caso contrário existe o risco de contrair uma infecção fúngica. Você precisa derramar água pela raiz.
Fertilizando
Para manter o eustoma saudável, é necessário aplicar composições nutricionais duas vezes por mês. Qualquer fertilizante universal para culturas com flores, produzido de acordo com as instruções do fabricante, é adequado para fertilização.Os procedimentos são necessários apenas durante a estação de crescimento ativo, no inverno eles são interrompidos.
Poda formativa
Após a conclusão da fase de floração, apenas três entrenós e 2-3 pares de folhas permanecem na flor, os ramos restantes são removidos. A planta podada é colocada em local fresco.
Nuances de cuidado após a floração
O eustoma desbotado precisa de poda e ar fresco. A planta precisa de descanso para se recuperar e criar botões para o próximo ano.
Doenças e pragas: métodos para combatê-las
Considerando que o eustoma se distingue pelo suco amargo, raramente é atacado por parasitas e doenças. Mas, se não for bem cuidado, pode sofrer com ácaros, pequenos pulgões e moscas brancas. Para combatê-los, são adequados medicamentos como Aktara, Confidor, Actellik, Fitoverma.
Para tratar plantas contra o oídio, fusarium e podridão radicular, recomenda-se o uso de preparações fungicidas como Fundazol e Ridomil Gold. Como medida preventiva, é aconselhável pulverizar 2 a 3 vezes com um destes produtos. Se a flor morreu de doença fúngica, ela deve ser descartada e o recipiente e as ferramentas desinfetados com uma solução de permanganato de potássio e álcool.
Organizando um período de descanso
Quando o eustoma está em estado de repouso, seus processos vitais ficam mais lentos. Nesta fase deve ser feita a poda, deixando até três entrenós. Não há necessidade de irrigar a planta, a flor deve ser colocada em local fresco, onde a temperatura seja de até +15 graus. Ao acordar, o eustoma é transplantado para um novo vaso e todos os cuidados são retomados.
Reprodução de eustoma interno
Para conseguir uma nova planta, você pode usar um dos métodos: através de sementes ou rizomas.
Rizoma
Uma planta cultivada no jardim é transplantada para um grande recipiente no outono, os caules são cortados e transferidos para um local fresco (8 a 10 graus), onde é regado periodicamente. Quando novos brotos se formam na primavera, a flor é propagada pela divisão do rizoma. O torrão de terra é tratado com uma solução de permanganato de potássio (embebido por 2 horas), o excesso de terra é removido e dividido em 2-3 partes. Os cortes são pulverizados com base ou carvão triturado e plantados no solo.
Sementes
A semeadura é feita no início de dezembro em recipientes com substrato solto. Em seguida, é umedecido, as sementes são dispostas e borrifadas novamente com borrifador. Eles são cobertos por uma miniestufa e colocados em uma sala onde a temperatura do ar é de +25 graus. Periodicamente, o solo é umedecido e ventilado. Os primeiros rebentos serão visíveis após 2 semanas.
Eustoma é uma planta luxuosa. Até um iniciante pode cultivar, o principal é seguir as recomendações de plantio e cuidados.