As prímulas são um dos símbolos da primavera. Este é o nome dado à prímula que surge nas encostas das montanhas com os primeiros raios do sol da primavera. Delicadas e lindas prímulas de jardim perenes são cultivadas em canteiros de jardim, plantar flores e cuidar delas não é tão difícil. Canteiros decorados com prímulas não deixam ninguém indiferente.
- Características da prímula
- Tipos principais
- Especificidades do cultivo
- Semeando sementes
- Plantinha
- Qual a melhor época para plantar
- Preparando um local permanente
- Transplante de prímula para terreno aberto
- Dicas para cuidar da prímula
- Regar a colheita
- Nutrição vegetal
- Regras de poda
- Como preparar uma planta para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Problemas que os jardineiros encontram ao cultivar prímula
- Métodos de reprodução
Características da prímula
As prímulas são conhecidas há muitos séculos. As flores eram chamadas de “primeiras”, consideradas um talismã que trazia boa sorte, e eram utilizadas no preparo de remédios. A beleza e a ternura da pequena flor tornaram-na popular e procurada. As diferentes tonalidades das pétalas dão um charme especial e tornam a planta ainda mais atrativa para o plantio em áreas onde é necessário adicionar cores vivas.
A flor é classificada como planta perene e possui características específicas:
- raízes: fortes, curtas e com muitos ramos;
- folhas: verde-escuras, estreitas, com dentes nas bordas, dependendo do tipo, podem crescer de 5 a 25 centímetros;
- flores: coletadas em inflorescências complexas, a parte da cor em forma de funil pode crescer até 5 centímetros.
Após a floração, as sementes são coletadas em uma caixa. Na Rússia, as prímulas florescem de abril a julho. A prímula é onipresente e cresce em solos úmidos e nutritivos. Algumas espécies estão listadas no Livro Vermelho.
Tipos principais
Entre a variedade de espécies, a botânica identifica cerca de 200 exemplares, que são cultivados em hortas em climas temperados.
A classificação é baseada na diferença nas inflorescências:
- Candelabros ou em camadas. As inflorescências são formadas por várias camadas, localizadas uma acima da outra. Representantes deste tipo crescem em áreas montanhosas, reproduzem-se por sementes e também podem ser plantados dividindo a mata-mãe em 2 partes. Os representantes mais populares: prímula japonesa, flor Bulley, Byssus.
- Em forma de guarda-chuva. Flores com inflorescências em forma de guarda-chuva crescem na Europa. A peculiaridade da variedade está na formação de pequenas flores. Prímula alta, polyanthus, auricular e primaveril.
- Em forma de almofada.Este tipo inclui pequenos arbustos de prímula com flores únicas. Eles são especialmente populares entre os colecionadores porque são diferentes de outros tipos. Primula vulgaris, pequena, Julia.
- Campanulado. Outro tipo encontrado em áreas montanhosas e sopés. A peculiaridade está na presença de um caule alto, que é coroado por uma inflorescência - um sino. Prímula Florinda e Sikkimese.
- Globular. Variedades decorativas com caule alongado e cabeça densa coberta por pequenas flores. Espécies dessas prímulas podem crescer nas montanhas e também podem ser utilizadas na paisagem de áreas de jardinagem.
Especificidades do cultivo
As áreas abertas e ensolaradas do jardim, bem como as áreas sombreadas, são adequadas para o cultivo de prímulas. As regras de cuidado são determinadas pela característica estrutural, que depende da variedade. As variedades mais comuns entre os floricultores são cultivadas de acordo com um determinado padrão.
Semeando sementes
As prímulas podem se reproduzir por sementes. Após a floração, pequenos grãos pretos preenchem densamente a caixa de sementes. A peculiaridade do material de plantio é que ele perde rapidamente a capacidade de germinar, precisando ser semeado o mais rápido possível.
A semente é enterrada no solo imediatamente após a coleta. Se a semeadura rápida não for possível, o material de plantio é armazenado a +14-16 graus.
Para a semeadura, as sementes varietais requerem preparação adicional:
- congelamento em temperaturas de -2 a +4 graus;
- calibração;
- desinfecção para proteção contra doenças fúngicas.
Informação! Na compra de sementes híbridas nenhum tratamento é realizado.
Plantinha
Após a semeadura, é preciso ter paciência: as sementes de prímula germinam muito lentamente. Para garantir condições ideais de germinação e crescimento das mudas, é necessário preparar:
- equipamentos para criação de efeito estufa;
- uma sala com temperatura não inferior a +20 graus;
- iluminação por 10-12 horas;
- solo nutritivo com sistema de drenagem.
Qual a melhor época para plantar
Levando em consideração as características da semente, as prímulas são semeadas após a colheita. A última etapa da coleta de sementes é em agosto. Na hora de semear mudas com material comprado em loja, a melhor opção é fevereiro.
Preparando um local permanente
As prímulas são transplantadas para um local de crescimento permanente no outono ou na primavera. Depende da idade das mudas, dando preferência às mudas com 2 anos.
Primeiro prepare o solo:
- Eles estão escavando a área.
- Adicione musgo esmagado.
- Adicione húmus e areia.
- Eles cavam novamente.
Antes de plantar prímula, escolha áreas cobertas por árvores ou arbustos que não recebam luz solar direta. Apenas variedades alpinas de montanha podem ser plantadas ao sol.
Transplante de prímula para terreno aberto
A regra básica no plantio em áreas abertas é manter a distância entre os arbustos.
Entre pequenas variedades compactas | De 15 a 20 centímetros |
Entre espécies grandes propensas à proliferação | 25-30 centímetros |
Aviso! A prímula plantada por sementes floresce no 2º ou 3º ano de existência.
Dicas para cuidar da prímula
Após o plantio, inicia-se um período em que a planta se adapta às novas condições. A tarefa do florista é facilitar o período de adaptação e construir um plano de cuidados.
Regar a colheita
A rega semanal é acompanhada por um ligeiro afrouxamento do solo. Quando chega o tempo quente e seco, a quantidade de rega aumenta. São necessários cerca de 3 litros de água morna por 1 metro quadrado.
Nutrição vegetal
Durante a estação de crescimento, as prímulas são alimentadas semanalmente.A primeira alimentação realiza-se com o aparecimento de 2-3 folhas, terminando nas últimas fases da floração.
Para alimentação, use sucessivamente:
- fertilizantes à base de potássio;
- misturas de fósforo.
Regras de poda
A poda é realizada na primavera, após o derretimento da neve. Remova os caules secos e mortos. No outono, as inflorescências secas são cortadas no arbusto.
Como preparar uma planta para o inverno
As flores varietais, de particular valor para os proprietários, costumam ser desenterradas e deixadas em casa durante o inverno.
As variedades regulares devem ser cobertas durante o inverno. A primeira etapa da preparação para o inverno envolve a adição de fertilizante orgânico às raízes, que podem ficar expostas após a floração.
Quando a geada se aproxima, em outubro-novembro o solo ao redor do arbusto é coberto com cobertura morta. Para isso, escolha serragem, turfa, agulhas de pinheiro ou serragem. Em seguida, o topo da planta é coberto com ramos de abeto. A cobertura de neve torna-se a segunda camada superior de abrigo.
Proteção contra doenças e pragas
A prímula de jardim é suscetível a doenças fúngicas. Eles podem se desenvolver devido às condições climáticas. A umidade excessiva causa danos ao sistema radicular. As prímulas podem ser infectadas com oídio, mofo cinzento ou antracnose.
As pragas de insetos mais comuns são pulgões, lesmas, ácaros e pulgas. Para proteger a planta, são tratadas com produtos químicos: nitrofeno, calda bordalesa, tabaco ou soluções de sabão.
Problemas que os jardineiros encontram ao cultivar prímula
Ao cuidar das prímulas, algumas nuances são levadas em consideração.
- A secagem e murchamento das folhas indicam irrigação insuficiente. O motivo também pode ser a seleção incorreta do local de pouso.A luz solar direta costuma causar queimaduras nas lâminas das folhas.
- Murcha, morte de partes de plantas, queda de ovários indicam o início do processo de apodrecimento do sistema radicular. O motivo é o constante encharcamento do solo e retenção de umidade.
- O encolhimento das flores e a floração fraca indicam falta de nutrientes no solo. Durante a floração, as prímulas de jardim precisam de nutrição adicional com complexos de potássio-fósforo.
- O aparecimento de manchas nas folhas e ressecamento das pontas indicam o desenvolvimento de infecção ou aparecimento de insetos parasitas.
Se surgirem problemas, eles realizam uma inspeção minuciosa das buchas e tomam uma decisão dependendo da causa do problema. As etapas a seguir geralmente ajudam:
- aumentar ou diminuir o número de regas;
- sombrear a área onde a prímula é plantada;
- transplante por divisão do arbusto (este método é usado para espécimes adultos crescidos);
- processamento com meios especiais;
- alimentação em pequenas porções conforme esquema estabelecido.
Métodos de reprodução
Muitos jardineiros acreditam que o método de propagação de sementes de prímula está longe de ser o mais fácil e eficaz. Se você tiver um arbusto adulto com sistema radicular desenvolvido, a propagação das flores pode ser realizada de uma das seguintes maneiras:
- estacas;
- dividindo o mato.
As prímulas podem ser propagadas por estacas em qualquer época do ano. Em um arbusto adulto da variedade selecionada, corte a folha em ângulo agudo. Em seguida, é enraizado em água com adição de bioestimulador e transplantado para solo preparado. As mudas são cultivadas durante todo o inverno obedecendo às condições necessárias. Os brotos são transplantados na primavera para canteiros adequados.
A divisão do arbusto é uma das formas que permite preservar totalmente as características varietais. Um arbusto adulto é desenterrado, as raízes são limpas do solo e divididas em partes com uma faca afiada.
As áreas cortadas devem ser tratadas com desinfetante. Para tanto, utiliza-se carvão ativado triturado.
Cada parte deve ter seu próprio ponto de crescimento. Em seguida, as plantas são plantadas de acordo com o esquema de plantio recomendado. O buraco é coberto com cobertura morta e cuidado como arbustos adultos.