Na natureza, uma planta perene baixa com uma roseta de folhas ovais verde-acinzentadas é encontrada nos climas temperados da Europa e da Ásia, cria raízes nas encostas do Himalaia e dos Alpes e se sente confortável na América do Norte. As mais belas plantas da família Primrose escolheram montanhas inacessíveis, confins de geleiras e desfiladeiros profundos, mas não são aceitas em jardins e parques. Os criadores desenvolveram muitas variedades cultivadas de prímula. Alguns tipos de flores encantam com tons delicados, outros com cores variadas e vivas.
Descrição geral da planta
Existem lendas sobre este belo representante do numeroso gênero Primula. Antigamente, as pessoas acreditavam que a flor foi dada à terra pelo céu. Na Rússia, eles acreditavam que a prímula abre as portas para a primavera. O arbusto é pequeno, junto com seus botões cresce até 20-30 cm de altura, alguns tipos até 50. A raiz ramificada da herbácea perene está localizada próxima à superfície do solo. Uma roseta de folhas com bordas irregulares ou sólidas se forma logo acima do solo. São recobertos por fibras curtas, não possuem padrão e possuem formatos diversos.
No topo de um pedúnculo longo, na maioria dos tipos de plantas ornamentais, forma-se um guarda-chuva com corolas de pétalas ovais, que na base são enroladas em um tubo estreito com bordas curvas. Após a polinização pelas abelhas, aparecem cápsulas. Dentro deles são semeadas sementes oblongas cobertas por casca marrom ou preta.
Que cores existem?
A família é composta por 4 centenas de espécies, que são divididas em seções. As prímulas surpreendem pela variedade de tonalidades. As pétalas deliciam-se com cores ricas, são elas:
- vermelho;
- roxo;
- rosa;
- branco;
- Borgonha;
Não existem apenas corolas variadas, mas também simples. O centro da prímula geralmente é amarelo. As folhas da grama perene em diferentes variedades, e existem cerca de 200 delas, diferem tanto em tons quanto em formato.
Tipos populares de prímulas
A família Primrose é convencionalmente dividida em seções. Algumas plantas deste gênero são despretensiosas e criam raízes em climas frios, outras só podem ser plantadas em vasos e guardadas em apartamento, variedades com flores duplas são especialmente exigentes em cuidados.
Sem haste
A prímula compacta acaulis não atinge mais de 20 cm de altura e a roseta é formada por folhas longas em formato oval. Eles se distinguem por sua rica cor verde.Flores com diâmetro de 30–40 mm são coletadas em um guarda-chuva denso. As corolas de prímula sem haste deliciam-se com uma variedade de tonalidades. Os botões florescem em abril, a floração continua até meados de junho.
Siebold
Vários séculos atrás, nos subúrbios de Tóquio, uma linda prímula cresceu selvagem. Os japoneses começaram a plantar plantas perenes decorativas em vasos. As flores da espécie Siebold têm formato incomum, as corolas são direcionadas para os lados ou para cima e descem para baixo. Pétalas lisas, em forma de estrela ou com franjas são coloridas em cores diferentes, mas não são amarelas ou azuis.
Existem prímulas em que o interior da flor é branco e o exterior é roxo ou rosa. Algumas variedades cativam com olhos brilhantes e alegres.
japonês
Nos desfiladeiros intransponíveis das montanhas das ilhas asiáticas, uma prímula bastante alta com flores coletadas em várias camadas encontrou um lugar para si. A planta migrou do Japão para a Europa, onde começaram a decorar canteiros de flores. Botões de pétalas brancas, roxas e rosa suave florescem em maio. O comprimento das folhas da beldade japonesa, terminando em grandes entalhes, chega a 25 cm e os caules altos das flores ficam lindos em buquês.
Prímula Real
As encostas dos vulcões são muitas vezes cobertas de grama, mas então um elemento terrível acorda e joga cinzas no céu e inunda a terra com lava. Na encosta da cratera, que muitas vezes lembra os habitantes de Java, existe uma prímula, chamada real. As pessoas têm medo da flor porque ela floresce na hora errada e isso pressagia uma nova erupção. Na verdade, antes que o vulcão comece a se tornar ativo, ocorrem vibrações de alta frequência, a planta absorve os nutrientes mais rapidamente e floresce.A camada de cinzas retém calor e umidade, a planta perene decorativa fica confortável nas encostas do vulcão.
Na natureza, a prímula real costuma ter uma cor laranja ou amarela brilhante, mas as variedades cultivadas foram cultivadas com pétalas de vários tons - lilás, rosa, violeta, roxo.
Cortusóide
A flor, que ainda cresce nas montanhas de Altai e nos Urais, e nas florestas da Sibéria, é caracterizada por alta robustez no inverno. A planta perene cultivada tem folhas atraentes, dentadas e peludas. Guarda-chuvas altos compostos por uma dúzia de flores adicionam elegância à prímula em forma de cortus:
- vermelho;
- rosa;
- roxo.
O diâmetro da corola não ultrapassa 20 mm. Várias plantas são plantadas em canteiros de flores e usadas para decorar slides alpinos.
Polianto
O cruzamento repetido de diferentes variedades de prímula levou à criação de variedades multicoloridas. Os híbridos ficaram muito bonitos e atraem:
- formato original do arbusto;
- folhas onduladas;
- grandes corolas;
- variedade de tons.
Primula polyanthus floresce no final da primavera. O tipo de flor polyanthus não tolera bem o frio e congela em invernos gelados.
Serrilhado
Uma planta perene que cresce selvagem nas encostas do Himalaia, forma um guarda-chuva de folhas ovais claras. No contexto, destacam-se inflorescências surpreendentes, constituídas por bolas de várias cores - do branco ao rubi e ao escarlate. Os arbustos de prímula de dentes finos estão cobertos de placa. Em sua forma cultivada, a planta perene é utilizada em projetos paisagísticos, os floristas criam elegantes buquês de flores.
Elatior
A prímula alta tem grandes corolas vermelhas, escarlates ou bordô. O centro amarelo se destaca no fundo.A roseta da espécie elatior perene é formada por folhas curtas e enrugadas. A prímula de flores grandes floresce no início da primavera e é cortada para fazer buquês.
Capitato
Plantas perenes com folhas oblongas que se agrupam em roseta na raiz sobem encostas de 4 km de altura. Nas pontas são arredondadas ou pontiagudas, na base afilam-se em pecíolo. Os arbustos de prímula capitato são cobertos por uma camada esbranquiçada. As flores são coletadas em guarda-chuvas.
A corola roxa tem um tubo longo e uma taça curta e prateada em forma de sino. A prímula tolera sombra, resiste a geadas de até 29 ° C e tem uma ótima aparência.
Voronova
Nas florestas do Cáucaso, você ainda pode encontrar uma planta perene perene com folhas pecioladas cobertas por pêlos fofos no topo. A planta ornamental adora sombra parcial, em abril, em caules curtos, aparecem corolas únicas de 30 mm de diâmetro, constituídas por delicadas pétalas lilases.
Vialya
Nas montanhas da China, cresce uma planta perene que perde suas folhas oblongas no outono. Ao cultivar variedades cultivadas de prímula, que são completamente diferentes de outras espécies, é necessário abrigo para o inverno. No verão, botões de até 15 cm de comprimento florescem em pedúnculos, atingindo uma altura de 0,5 a 0,6 m.As corolas tubulares têm cálices vermelhos incomuns e pétalas azuis e roxas.
Critérios de escolha
As plantas ornamentais, que na natureza escolheram as encostas das montanhas e desfiladeiros, prestam-se bem à seleção e à adaptação a diferentes condições. Híbridos de flores grandes com formatos incomuns de pétalas e folhas vão decorar tanto o canteiro de flores quanto o jardim; as variedades felpudas parecem incomparáveis. Francesca é popular na Europa porque tem corolas verdes originais.
Flores do tipo aurícula com olhos laranja impressionam no local. Prímulas amarelas e roxas são combinadas com sucesso, flores vermelhas adicionam sofisticação ao canteiro. Para o desenho das bordas, foram criadas variedades especialmente de cores vivas, cujas corolas são reunidas em grandes guarda-chuvas.
Para que a planta se delicie com sua sofisticação e beleza não apenas por um mês, mas por muito tempo, são selecionadas espécies com floração precoce, média e tardia.
Usando prímula em paisagismo
A variedade de tons de plantas perenes decorativas ajuda a criar padrões incríveis. A prímula produz botões em épocas diferentes e, se você escolher as variedades certas, a prímula irá deliciar-se com sua beleza desde o início da primavera até o final do verão. A flor decorativa combina bem com:
- com tulipas;
- flox;
- narcisos.
Colinas alpinas e canteiros de flores são decorados com prímulas, bordas e lagos são cercados. Os floristas usam longos guarda-chuvas esféricos para fazer buquês.