Atualmente, o tomate cereja é popular entre os jardineiros, entre outros está o tomate borboleta. A descrição é muito semelhante à dos frutos cereja, mas este tomate é alto e produz maior rendimento. Vamos considerar as qualidades do Butterfly e as respostas das pessoas que já cultivaram esses tomates.
Características varietais
O tomateiro é alto, de meia temporada e de alto rendimento. Determinado - cresce até 1,5 metros de altura. A planta é potente, fortemente frondosa, durante todo o período formam-se no arbusto 3 cachos com grande número de frutos. Até 50 tomates em formato de ovo amadurecem em um galho.Para obter um rendimento maior, os jardineiros cultivam a planta em dois troncos, com 3 cachos de frutas aparecendo em cada um. Assim, o rendimento de uma planta é duplicado. O rendimento chega a 5 quilos se houver dois ramos e, consequentemente, o rendimento aumentará. O período de amadurecimento, desde a germinação das sementes até a colheita, é de 110–120 dias. Recomendado para cultivo em estufas e estufas.
Ao crescer, o arbusto é amarrado a um suporte, os ramos também devem ser fixados, caso contrário quebram-se com o peso dos tomates.
Os frutos são ovais e de cor rosa-framboesa, uma fruta pesa em média 30-40 gramas. Eles têm todos o mesmo formato e tamanho, por isso ficam muito bem em potes depois de costurados. O sabor da variedade é bom, doce, a polpa é carnuda, a casca é fina. As frutas são adequadas para processamento, decapagem e consumo cru.
Traços positivos
A julgar pelos comentários, a variedade Butterfly não tem qualidades ruins, apenas características positivas:
- Alto rendimento.
- Frutas de alta qualidade.
- Condição comercializável.
- Possibilidade de crescer em duas hastes.
- Excelente sabor.
- Versatilidade de uso.
- Possibilidade de crescer em loggia.
Agrotécnica de cultivo
A borboleta é cultivada por mudas, 60 dias antes do plantio no solo são plantadas sementes para mudas. É usado solo de jardim com terra preta. As sementes são plantadas com um centímetro de profundidade, regadas com água morna e cobertas com filme até a germinação. Quando os brotos eclodirem, retire a película e continue cultivando as mudas em local bem iluminado.
Quando duas folhas permanentes aparecem nos brotos, as mudas são colocadas em copos separados. As plantas são mantidas nesses recipientes até serem transplantadas para o solo para um local de crescimento permanente.
Os tomates são plantados no local onde costumavam crescer salsa, endro, alho, pepino ou cenoura. Padrão de plantio 50 por 40 centímetros. Após o plantio das plantas no solo, são realizados cuidados com elas, que incluem regar, capinar, soltar o solo, amarrar e adubar as plantas.
Revisão de comentários sobre a variedade
Vejamos os comentários deixados sobre o tomate borboleta pelos jardineiros que cultivaram a variedade.
Anna: “Plantei esta variedade pela primeira vez há dois anos. Os frutos são maiores que os de cereja, doces, saborosos, gostam de frescos e em conserva. A variedade distingue-se por um pincel grande, onde amadurecem até 50 tomates ao mesmo tempo. No final do verão arranco a parte de cima para que os frutos tenham tempo de amadurecer.”
Natalya: “Cultivo borboletas há dois anos. Muito alto, tentei cultivar com um tronco e com dois, em todo caso, 3 cachos têm tempo de amadurecer, então é melhor cultivar a variedade em vários troncos, a colheita será o dobro. Os tomates são pequenos - até 30 gramas cada, saborosos, carnudos e de cor rosada. No próximo ano deixarei espaço novamente para alguns pés de tomate. Eu realmente gosto deles!"