Para facilitar o trabalho e investir um mínimo de esforço, as primeiras variedades de tomate são frequentemente escolhidas para uma estufa de policarbonato. Esses tomates têm limites de maturação precoce.
O principal é escolher uma variedade que combine não só o amadurecimento precoce, mas também agrade pela quantidade de safras colhidas. Outra condição é a resistência persistente às doenças.
Critérios importantes
Os produtores de vegetais, especialmente os iniciantes, estão preocupados com quais variedades de tomate são adequadas para o cultivo em estufa. Várias condições a considerar antes de escolher qualquer variedade para a estufa:
- Ao escolher sementes de tomate para estufa, antes de mais nada, é preciso levar em consideração a capacidade da planta de resistir a doenças. Em salas de policarbonato, muitas vezes se desenvolvem e se espalham doenças fúngicas e virais, das quais pode ser difícil se livrar.
- É importante monitorar a umidade do clima, ventilar o ambiente em tempo hábil, evitando mudanças bruscas de temperatura.
- É melhor escolher plantas autopolinizadoras, pois o acesso dos insetos à estufa é limitado.
- Um critério importante na escolha do tomate em casa de vegetação é o tempo necessário para a formação e amadurecimento do fruto. Há tomates que amadurecem cedo e há aqueles que terão que esperar muito tempo para amadurecer (cerca de 125 dias).
Variedades produtivas de tomates para estufas de policarbonato, muitas vezes cultivadas por jardineiros experientes.
As melhores sementes vêm de tomates como Scarlet Sails. Os arbustos da planta esticam muito para cima, o caule deve ser amarrado. Os frutos são de cor vermelha brilhante, formato oblongo e pesam cerca de 300 G. Para aumentar a produtividade recomenda-se formar um caule.
O Segredo da Vovó tem um caule forte e pouca folhagem. Não suscetível a doenças fúngicas e virais. Os frutos vermelho-bordô são muito grandes e podem pesar cerca de 650 g.
O gigante requer um tempo médio para a maturação final e chega a atingir 180 cm de altura.Os frutos são de cor carmesim claro, arredondados e alongados, e possuem base carnuda e doce em seu interior. A planta precisa ter acesso a luz e calor.
Coração de touro permite colher até 12 kg de colheita de um arbusto, mas é preciso esperar cerca de 125 dias. O caule é poderoso, com ramos extensos. Ela se estende a uma altura de até dois metros. A desvantagem é a suscetibilidade a doenças. O formato dos tomates vermelhos lembra um coração. O peso pode chegar a 650 g.
Espécies primitivas
As melhores variedades de tomate para estufa de policarbonato, que começam a formar frutos, possuem todas as qualidades positivas necessárias.
O arbusto compacto Alpha irá deliciá-lo com seu período de maturação superprecoce. A altura do caule forte chega a 55 cm e adapta-se bem às condições de estufa sem aquecimento. A cor do fruto é laranja-avermelhado, a polpa é medianamente densa, com pequeno número de grãos em seu interior. Os frutos têm tempo de amadurecer antes da disseminação generalizada de doenças.
As primeiras variedades de tomate são representadas pela variedade Dina. Devido ao seu alto teor de caroteno, o tomate é considerado o mais saudável. A altura de um caule individual é de cerca de 75 cm, apresenta alta resistência a doenças, mas é suscetível ao apodrecimento, por isso é preciso ter cuidado com a rega. Os frutos arredondados apresentam uma cor laranja brilhante. O peso de cada vegetal pode chegar a 100 g.
A variedade Druzhok não exige muito tempo e esforço durante o cultivo. Os frutos começam a amadurecer simultaneamente e em grandes quantidades. Apesar de a altura da haste ser de aproximadamente 70 cm, ela deve ser fixada em um suporte. Os frutos achatados e arredondados, de tonalidade vermelha, atingem o peso de 110 g e o interior é carnudo e denso.
Muitas vezes a escolha pára nas sementes da variedade Don Juan. Começa a amadurecer após 105 dias. Pode crescer até 70 cm, o formato alongado do fruto é de cor amarelo-framboesa e possui um pequeno bico na extremidade. O vegetal pesa aproximadamente 90 ge é bem armazenado devido à casca grossa.
O rosa Mikado pode esticar até 2,3 metros. Portanto, não se pode prescindir do apoio vertical, retirando o excesso de brotos e formando um caule. Os frutos podem ser colhidos precocemente. Cada planta produz de 7 a 9 frutos grandes, pesando mais de 300 g.A consistência densa permite que o vegetal seja armazenado por muito tempo.
O Dom-fafe tem arbustos em miniatura com até 40 cm de altura, que ficam bem em estufas. Os frutos começam a se formar muito cedo e pesam cerca de 130 g e resistem ao frio. Apresentam alta resistência a doenças. Os frutos vermelhos brilhantes são cobertos por uma casca fina mas durável que os protege de rachar.
Variedades híbridas
Os híbridos são criados através do cruzamento de diferentes variedades para produzir tomates com as características desejadas. Os melhores tomates híbridos para uma estufa de policarbonato.
Segundo avaliações de horticultores, Blagovest F1, uma das melhores variedades para estufas de policarbonato, tem muitos aspectos positivos.
Ela se estende até dois metros. É imprescindível construir um suporte para amarrar não só o caule, mas também as escovas ramificadas, e não se pode prescindir de formar um arbusto. Aplicação obrigatória de fertilizantes. O rendimento irá deliciá-lo com uma grande quantidade de vegetais e não é suscetível a doenças. Frutos lisos, rosa-avermelhados, podem pesar cerca de 145 g.
Ilyich F1 amadurece cedo e agrada com uma colheita boa e rica. O caule atinge 1,5 metros de altura. Os frutos laranja-avermelhados pesam aproximadamente 145 g e apresentam superfície levemente estriada. A polpa tem sabor agridoce.
As variedades de tomate para estufa de policarbonato, cultivadas por cruzamento, são legitimamente lideradas por Samara F1. É caracterizada por alto rendimento e densidade de tomate. A altura de uma planta individual excede 2 metros. Não se esqueça de amarrar a haste ao suporte construído. É observada resistência a muitas doenças. Os frutos têm a forma de uma bola redonda, de cor vermelha brilhante. O peso do fruto é de aproximadamente 90 g.
O furacão F1 tem limites de frutificação precoce. O arbusto pode atingir 2 metros de altura. Requer cuidados cuidadosos, que incluem amarrar o caule e retirar ramos laterais. Os frutos arredondados apresentam uma cor vermelha distinta e podem ser armazenados por muito tempo.
Para o plantio você pode escolher o tomate Junior F1. Os arbustos darão frutos em 82 dias, portanto pertencem à subespécie superprecoce. Podem crescer até 60 cm de altura.Outro lado positivo é o aumento da resistência a doenças. Os frutos maduros com peso de 95 g apresentam cor vermelha brilhante.
Condiçoes difíceis
As regiões do norte não têm luz solar, calor e terras férteis suficientes. Portanto, no site de muitos horticultores é possível constatar a presença de estufas de policarbonato. Mas você ainda deve escolher sementes de tomate ideais para a Sibéria.
Yamal não exige esforço e tempo e é despretensioso às condições climáticas e às propriedades do solo. O arbusto compacto, com apenas 45 cm de altura, tem caule forte e resistente a doenças. O tempo de amadurecimento dos frutos é curto e dura aproximadamente 92 dias. Os ricos frutos vermelhos apresentam uma superfície ligeiramente nervurada. Frutas por muito tempo, os frutos da primeira colheita podem pesar 100 g, posteriormente o peso é reduzido para 70 g.
Ural F1 produz frutos 115 dias após o plantio. Possui alta resistência às principais doenças do tomate. A altura da planta é de cerca de 1,8 metros. Os frutos são vermelhos com interior carnudo e pesam cerca de 300 g.
Os horticultores têm a melhor opinião sobre os tomates Beautiful Lady F1. Começam a formar frutos após 93 dias. Os arbustos atingem tamanhos elevados e são resistentes a muitas doenças virais e fúngicas.O fruto maduro é de cor vermelha brilhante e pesa cerca de 140 g.
Kostroma F1 dará aos horticultores um grande número de frutas vermelhas com peso de 100 g, não é suscetível à maioria das doenças do tomate e frutifica mesmo com mudanças bruscas de temperatura e em qualquer umidade. É imprescindível fixá-lo em um suporte vertical e formar uma haste.
O Titanic F1, apesar de atingir apenas 55 cm de altura, agrada com frutos grandes, pesando cerca de 140 g, possui alta imunidade a diversas doenças e pode ser mantido por muito tempo sem umidade.
O orgulho da Sibéria distingue-se pelo seu alto rendimento e maior resistência às doenças. Tomates vermelhos grandes e maduros podem pesar 800 g e definitivamente precisam de apoio e rega oportuna.
As melhores variedades são complementadas com cerejas de inverno. A altura dos arbustos de caule forte não ultrapassa 70 cm, desenvolvem-se bastante bem em solos sem nutrientes e são resistentes ao frio. Os frutos carmesim escuros são pequenos e apresentam boa qualidade de conservação.
Vistas modernas
Todos os anos, os criadores desenvolvem variedades completamente novas ou cruzadas de tomates já conhecidos. Novas variedades populares de tomates que podem ser plantadas em uma estufa de policarbonato.
O importante F1 apresentará a colheita após 83 dias. Os arbustos não ultrapassam os 40 cm, nos ramos são colocados mais de 25 vegetais vermelhos brilhantes, cada um dos quais pode pesar 140 g, sendo excelentes na resistência às doenças e ao apodrecimento.
O Juggler F1 é um novo híbrido, que se caracteriza pela alta produtividade, continua a se desenvolver mesmo em condições desfavoráveis e é despretensioso para a composição do solo. A planta está limitada a 60 cm de altura e cada cacho formado contém 10 tomates com peso de até 100 g.A safra colhida é armazenada por muito tempo.
O rei rosa tem limites médios de maturação dos frutos, cuja formação começa após 110 dias. Os arbustos são bastante grandes, podendo atingir 1,8 metros, por isso precisam ser amarrados a uma estrutura construída. Os vegetais têm tonalidade rosa suave, pesam até 300 g, o interior é carnudo e de densidade média.
Os tomates da nova geração Tyutchev começam a amadurecer somente após 110 dias. O caule cresce até 150 cm, apresenta alta resistência a doenças e não está sujeito à invasão de pragas. Os frutos ovais avermelhados são bastante pesados, cerca de 300 g.
Variedades de frutos pequenos
Para a estufa é melhor escolher tomate cereja, a palavra traduzida do inglês significa cereja. Os tomates receberam esse nome devido à sua semelhança com essas frutas vermelhas. As melhores variedades de tomate cereja podem ser curtas ou altas.
Uma boa variedade é a Sweet Cherry F1, que se distingue pela maturação precoce dos frutos, necessitando de apenas 74 dias. Cada grande cacho contém cerca de 45 frutos em forma de bola, a cor depende do tipo. O peso de um vegetal maduro é de aproximadamente 25 G. A planta resiste a doenças, tolera oscilações de temperatura e frutifica por muito tempo.
O Ártico possui pequenos arbustos de 40 cm, os frutos são pequenos, de apenas 15 ge de rica cor carmesim. Eles podem permanecer sem umidade por muito tempo e tolerar flutuações de temperatura.
Entre as variedades de tomate cereja para estufas, os tomates passas são famosos. Caracterizam-se pelo desenvolvimento de cachos com frutos vermelhos brilhantes de pequeno tamanho até 50 peças. Os próprios arbustos podem atingir até 1,5 metros. Os tomates amadurecem em 90 dias e são resistentes às principais doenças.Os frutos são alongados, pesando cerca de 90 G. A colheita não estraga por muito tempo na colheita e nos arbustos.
Para estufas de policarbonato, você pode escolher Tomates bonsai. Possuem tronco central sólido com aproximadamente 35 cm de altura e nos cachos forma-se um grande número de tomates vermelhos brilhantes 90 dias após a semeadura, pesando cerca de 20 g.
Golden Bead é uma planta alta, cada cacho produz 20 tomates pequenos pesando 15 G. Os tomates cereja lisos e redondos ficam amarelos brilhantes quando maduros.
A borboleta fica satisfeita com seus frutos após 110 dias, atingindo altura de até 1,5 metros. Cada pincel contém cerca de 45 pedaços de vegetais. Os frutos pequenos e oblongos têm uma cor vermelho-carmesim. A polpa é carnuda e doce.
Apesar de o tomate cereja crescer pequeno, os arbustos devem ser amarrados a um suporte.
As críticas sobre as variedades são em sua maioria positivas. Muitas pessoas notaram que ao longo dos anos temos “escolhedo os melhores tomates”. São eles que se deliciam com a colheita em estufa, sem o desenvolvimento de doenças e outros problemas.