A maioria dos jardineiros do nosso país cultiva tomates. Esta cultura é frequentemente utilizada para criar conservas e diversos pratos de vegetais. Os tomates gostam muito de calor e por isso em regiões do país com clima frio podem surgir problemas durante o cultivo. Para essas áreas, é recomendável comprar variedades de tomate para os Urais. Eles toleram mudanças bruscas de temperatura e outras características climáticas da região sem problemas.
Requisitos para tomates
Para escolher as melhores variedades de tomate para os Urais, você precisa se familiarizar com os requisitos básicos delas.
Os tomates são muito termofílicos, por isso é necessário cultivar tomates para campo aberto nos Urais em temperaturas acima de 25 graus. Para os Urais e a Sibéria, este indicador de temperatura é bastante elevado e por isso é necessário cultivar arbustos em casa de vegetação. Se você mantiver o regime de temperatura ideal, os tomates de melhor rendimento começarão a produzir os primeiros frutos cem dias após o plantio.
No entanto, a velocidade de amadurecimento também pode ser afetada por características da variedade, como resistência à geada e amadurecimento precoce. A estação de cultivo de variedades para o Médio Ural não deve exceder cem dias.
Os criadores modernos desenvolveram as melhores variedades de tomate para os Urais. Na maioria das vezes, eles têm frutos com duas ou várias câmaras, cobertos por uma casca densa. Se os tomates dos Urais têm um grande número de câmaras, então eles têm divisórias grossas e densas. Estas variedades distinguem-se pela sua carne e suculência. É possível cultivar algumas variedades de tomate em terreno aberto nos Urais ou em estufas. Eles podem suportar geadas severas e mudanças de temperatura sem problemas.
Os requisitos básicos para tomates que podem ser cultivados no Médio Ural incluem:
- Resistência a mudanças de temperatura. O cultivo de tomates em climas frios é frequentemente acompanhado por severas mudanças de temperatura. Eles podem até ser observados em estufas. Eles podem ficar muito quentes durante o dia e esfriar rapidamente à noite. Sob tais condições, mesmo as variedades produtivas de tomate não terão bons rendimentos.
- Rápida formação e amadurecimento de tomates. No verão, as estufas costumam ficar abertas.Por causa disso, entram esporos de fungos perigosos, que podem infectar as plantas com uma ou outra doença. Portanto, é recomendado plantar apenas as variedades que podem amadurecer antes de serem infectadas com a doença.
- Transportabilidade. As frutas não devem estragar por muito tempo para que possam ser transportadas por longas distâncias.
- Resistência a infecções e doenças. Essas plantas não apenas adoecem menos, mas também apresentam bons rendimentos.
Variedades de estufa
Para saber quais variedades de tomate são melhores para plantar em estufas, você precisa se familiarizar com suas características. Existem diversas variedades de tomates que são melhor plantados dentro de casa do que ao ar livre.
Lelia
Estes primeiros tomates determinados começam a amadurecer após 100 dias do plantio em casa de vegetação. Os arbustos da planta não são muito altos e crescem apenas até 60 cm de altura, por isso podem ser cultivados sem beliscar e amarrar a elementos de suporte especiais. O arbusto é coberto por um pequeno número de folhas verdes. Além disso, pequenas inflorescências se formam com o tempo. A primeira aparece acima da oitava folha, e todas as subsequentes são formadas por uma folha.
Os frutos têm um formato redondo quase perfeito, são de cor vermelha e têm um sabor excelente. Os arbustos mais produtivos produzem cerca de 5 a 8 kg de tomates. O peso de cada fruta individual é de 180 gramas. Os tomates Lelya de baixo crescimento são usados para processar, enlatar ou preparar saladas de vegetais frescos.
As principais vantagens incluem:
- tolerância a baixas e altas temperaturas;
- resistência a doenças.
Titânico
Ideal para cultivo nos Urais. Titanic é um tomate de meia temporada, cujos primeiros brotos aparecem em 120 dias.Seus arbustos são muito baixos e crescem apenas até 45-55 cm, recomenda-se plantar sementes de tomate apenas em estufas, pois germinarão com menos facilidade no exterior.
As frutas Titanic se distinguem por sua bela aparência. Eles são cobertos por uma pele vermelha escura. O tamanho dos tomates maduros não é muito grande e pesa apenas 100-115 gramas. Os frutos maiores ficam na parte inferior da planta e chegam a pesar 200 gramas. Eles têm um sabor doce e açucarado, totalmente desprovido de acidez.
Se você cuidar adequadamente do Titanic, poderá colher mais de cinco quilos de tomates de uma planta.
Esses tomates para cultivo nos Urais têm suas próprias qualidades positivas, que incluem:
- alto nível de produtividade;
- resistência à maioria das doenças;
- tolerância à falta de umidade.
Kostroma
Muitos jardineiros, ao procurarem as melhores variedades para os Urais, se deparam com tomate Kostroma. A peculiaridade desta seleção siberiana é que possui um sabor excelente, o que a distingue das demais variedades. Graças a isso, os tomates Kostroma são frequentemente usados na culinária. As donas de casa fazem excelentes saladas de vegetais e conservas.
Os pés de tomate crescem muito rapidamente e por isso os frutos começam a amadurecer bem cedo. Em até 90 dias após o plantio será possível fazer a primeira colheita. Os frutos do Kostroma são cobertos por uma casca vermelha. O peso médio de cada tomate é de cerca de 120-130 gramas. Os tomates maiores ficam nas hastes inferiores e pesam mais de 150 gramas. O rendimento desta variedade é muito bom - obtêm-se cerca de 5 a 6 quilos de frutos do mato.
Este tomate Ural tem algumas vantagens:
- possibilidade de armazenamento a longo prazo;
- maturação precoce;
- bom rendimento;
- tolerância à baixa umidade.
Senhora maravilhosa
Recomenda-se que o plantio desta seleção siberiana seja realizado apenas em estufas. Durante o cultivo por cem dias, frutos vermelhos bastante grandes aparecem nos arbustos.
A bela senhora não é uma planta muito alta. Os arbustos maduros crescem apenas até 50 centímetros, o que permite evitar amarrações periódicas em suportes altos. Com o tempo, aparecem pequenos cachos nos arbustos, que contêm de 5 a 8 frutos pesando 210 gramas.
As principais vantagens da variedade são a resistência a diversas doenças, baixos níveis de iluminação e mudanças climáticas bruscas.
Tomates para terreno aberto
Algumas novas variedades cultivadas na região Trans-Ural podem até ser plantadas em terreno aberto. Portanto, antes de escolher as melhores sementes de tomate para campo aberto, é recomendável se familiarizar com variedades conhecidas.
Tambému
Uma característica distintiva do Alsou é que seus frutos amadurecem muito cedo. Literalmente 70 dias após o plantio das mudas, os primeiros tomates começam a cantar. Esta variedade pode ser cultivada nas regiões norte e sul.
A planta cresce até 80 centímetros, então você terá que começar a estaquear os arbustos para protegê-la de fortes rajadas de vento e outras cargas. Os frutos diferem das demais variedades por apresentarem superfície nervurada. Os tomates verdes apresentam uma tonalidade esverdeada e uma mancha verde escura localizada na área do pedúnculo. Após a maturação, desaparece completamente e o fruto fica completamente vermelho. Os tomates maduros são utilizados no preparo de sucos naturais, enlatados e diversos pratos de vegetais.
Berdsky
A região de Perm e Yekaterinburg são perfeitas para o cultivo desta variedade. O tomate Berdsky distingue-se pelos frutos grandes e alto rendimento.Se os arbustos forem cultivados corretamente, sua altura pode ultrapassar um metro. Portanto, você terá que amarrá-los a suportes. Também durante o cultivo você deve começar a formar arbustos. Para obter o maior número de tomates, recomenda-se formar a planta em dois caules.
O formato dos frutos não difere da maioria das outras variedades, pois também são redondos. No entanto, o seu peso os diferencia, que em alguns casos é de 750-800 gramas. Na maioria das vezes, esses tomates grandes estão localizados na parte inferior e os frutos menores estão localizados na parte superior. Os tomates Berd são usados para fazer molhos, sucos e saladas de vegetais.
Gina
Uma variedade popular de frutos grandes que pode ser cultivada nos Urais é a Gina. Seus arbustos não são muito grandes e, na melhor das hipóteses, chegam a atingir 55 centímetros. Porém, ainda será necessário amarrá-los, pois os frutos são muito grandes e a planta pode quebrar com o peso. Os arbustos são resistentes à podridão radicular, fusarium, TMV e verticillium.
5-6 frutos são formados em um pincel. Eles são redondos e ligeiramente achatados na parte superior. O peso médio de cada tomate é de 400 a 500 gramas. São recobertos por uma casca densa e grossa, sob a qual existe uma polpa suculenta e adocicada. A principal vantagem da fruta é o prazo de validade. Se você criar condições ideais para o armazenamento dos tomates, eles não perderão sua qualidade comercial por dois meses.
Rei da Sibéria
O cultivo desta variedade é bastante popular entre os jardineiros que preferem cultivar tomates de frutos grandes. Foi desenvolvido há relativamente pouco tempo por cientistas nacionais.O Rei da Sibéria foi criado especificamente para ser plantado em climas frios e instáveis.
Os arbustos desta seleção são bastante altos e podem crescer até dois metros. Portanto, durante o plantio, recomenda-se a instalação de suportes próximos a cada planta aos quais possam ser amarrados.
O Rei da Sibéria tem frutos grandes, pesando cerca de 800 gramas. Quando cultivados corretamente, os tomates maiores podem crescer até um quilo. Os frutos são muito suculentos e carnudos, por isso são utilizados para fazer ketchup. Devido ao seu grande tamanho, os tomates raramente são utilizados para conservação.
Alfa
Esta variedade é uma das melhores variedades de tomate dos Urais. Ela cresce bem nessas áreas, pois lida bem com climas instáveis e mudanças de temperatura.
Os arbustos de Alpha são baixos - a altura média é de 40 centímetros. Recomenda-se retirar periodicamente os brotos da planta para que a parte inferior do caule fique mais estável e forte. Com o tempo, pequenas folhas aparecem no arbusto, que na aparência lembram folhas de batata.
Os frutos redondos são cobertos por casca vermelha e ligeiramente achatados nas bordas. Alpha não pode se orgulhar de tomates grandes, pois pesam em média de 50 a 60 gramas.
Cuidado
É preciso cuidar bem de qualquer variedade de tomate, pois é muito difícil cultivar bons frutos sem isso.
Rega
Todos os tomates precisam de rega regular. No entanto, você não deve fazer isso com muita frequência. Recomenda-se umedecer o solo somente depois que ele começar a secar significativamente. O número de regas aumenta durante a formação dos primeiros ovários. Se você raramente regar os arbustos nessa época, os ovários desaparecerão e o número de frutos diminuirá significativamente.
Recomenda-se umedecer o solo pelo método de gotejamento. Esse método possui várias vantagens. Seu uso aumenta a quantidade de colheita e protege os arbustos jovens do apodrecimento das pontas das flores. Você também pode adicionar um pouco de cinza à água para reduzir a probabilidade de ocorrência de doenças.
Cobertura
É necessário fertilizar o solo três vezes por temporada. No entanto, alguns produtores de vegetais fazem isso a cada duas ou três semanas. Vários fertilizantes podem ser usados como fertilizantes. O principal é que contenham potássio e fósforo suficientes. Na maioria das vezes, são usadas misturas preparadas pela própria pessoa. Para criar um curativo, você pode misturar dez litros de água com 50 gramas de potássio e 70 gramas de superfosfato.
Você também pode adicionar vários microfertilizantes ao solo. Magnésio e boro são usados com bastante frequência. Nesse caso, o boro é aplicado somente após o aparecimento das primeiras flores nos arbustos.
Liga
Apenas variedades altas e doces de tomate são amarradas, já que seus caules geralmente não suportam rajadas de vento e cargas pesadas de frutas. As plantas são amarradas a estacas especiais, que são recomendadas para serem colocadas próximas a cada arbusto. Para tanto, são utilizados suportes de um metro e meio de altura. Eles cavam o solo a uma profundidade de 35 a 45 centímetros.
Você também pode amarrar arbustos ao arame. É esticado entre suportes ao longo de cada linha. É necessário usar arame forte para que não dobre muito sob a carga de frutas grandes.
Formação de arbustos
Quase todos os horticultores estão envolvidos na remoção de brotos e na formação de arbustos. Isso é feito para melhorar a produtividade e produzir frutos maiores. Na maioria das vezes, apenas uma haste principal permanece durante a formação.No entanto, algumas variedades podem ser transformadas em diversas. Muitas vezes, os tomates cereja, cultivados em climas quentes, têm dois caules.
Conclusão
Escolher a melhor variedade de tomate para os Urais é bastante simples. Para isso, basta se familiarizar com as variedades mais comuns e estudar as avaliações das pessoas que as cultivam.