O tomate Kostroma F1 só pode ser cultivado em estufa. Este híbrido não é adequado para terrenos abertos. Um residente de verão que mora em qualquer região pode, sem hesitação, comprar sementes Kostroma para sua estufa de policarbonato ou filme. O híbrido não é jovem, está comprovado e apresenta resultados decentes com muito cuidado.
Características e características do híbrido
Para os residentes de verão que raramente visitam sua dacha, este híbrido certamente será adequado para eles.Kostroma é uma planta semideterminada, por isso cuidar dos arbustos é muito mais fácil do que dos arbustos puros, cultivar tomate será uma experiência agradável.
Os arbustos da estufa ficam altos. Uma planta bem desenvolvida atinge 2 metros de altura. Este é o crescimento ideal para uma estufa. O espaço nele será aproveitado ao máximo. De cada metro quadrado você pode obter mais de 20 kg de tomate Kostroma.
Um arbusto pode produzir até 5 kg de frutos. O arbusto precisa ser mantido em uma haste. Remova os enteados em tempo hábil. A vantagem do tomate semideterminado é o número moderado de brotos. Ao visitar sua dacha apenas nos finais de semana, você não precisa se preocupar com a selva impenetrável. Você pode manter os arbustos em forma removendo os brotos uma vez por semana.
Não há necessidade de engrossar as plantações. O fabricante recomenda colocar os arbustos em intervalos de 40 cm na linha e 60 cm entre linhas. Com esse arranjo, os arbustos ficam bem iluminados e recebem nutrição suficiente. O cuidado do tomate é simplificado, a probabilidade de doenças é reduzida, principalmente no final de agosto, quando, devido à diferença de temperatura diurna e noturna na estufa, o tomate fica mais suscetível a doenças fúngicas.
Sobre as frutas
Os frutos são colhidos em cachos lindos e compactos. Em um, podem ser formados até 10 tomates. Todos os frutos têm formato achatado e redondo regular e são de tamanho médio. O peso do fruto é de cerca de 150 g com ligeiros desvios numa direção ou outra. A primeira escova é amarrada na axila da 9ª ou 10ª folha. Outras escovas são formadas em cada 2 axilas das folhas. A coroa do broto central pode ser pinçada quando 10 cachos forem formados.
A cor da fruta madura do Kostroma é vermelha brilhante. Graças à sua pele forte e brilhante, os tomates maduros têm uma aparência comercializável, são bem armazenados e estão sujeitos a poucos danos durante o transporte. Pele durável, polpa densa e frutas de tamanho conveniente permitem que sejam utilizadas como matéria-prima para preparações de inverno. Frascos de tomate Kostroma em conserva ficam ótimos e saborosos.
Tempo de amadurecimento
As características dos tempos de maturação são importantes para um residente de verão que planeja um fornecimento uniforme de colheitas durante todo o verão. Kostroma é um híbrido intermediário. A formação dos primeiros pincéis e sua maturação leva em média 110 dias. Mudas com 40 dias já estão prontas para o transplante. Quanto mais cedo for plantado em estufa, mais cedo serão colhidos os primeiros tomates.
Semeando mudas
O momento de semear as mudas depende de quando o morador de verão deseja fazer a colheita. Para uma colheita antecipada, semeie no início de março. No final de abril ela atingirá a idade exigida. Quando o solo da estufa aquece até 12-15 °C, ele pode ser transplantado para o solo. Se a região for norte e mesmo em estufa o solo demora muito para aquecer, semeie as sementes da variedade Kostroma no início de abril e transplante as mudas para a estufa em maio.
Descrição do trabalho no cultivo de mudas:
- Prepare o solo com solo de jardim, turfa de várzea e composto. 7 dias antes da semeadura regar com solução rosa de permanganato de potássio. Na véspera da semeadura com água pura.
- Calibre as sementes, mantenha-as em solução de permanganato de potássio por 15 minutos e seque-as.
- Espalhe as sementes na superfície úmida do solo em incrementos de 4 por 4 cm e cubra com uma camada dupla de mistura de solo. Cubra as caixas com filme plástico e coloque em local aquecido para a germinação. Remova o filme depois que os primeiros brotos bicarem.
- Ao formar 1 a 2 folhas, plante as mudas em copos separados ou caixas maiores.
Residentes de verão sobre o tomate Kostroma
Lyudmila, Zlatoust
Li comentários negativos de residentes de verão sobre os tomates Kostroma no fórum. Decidi proteger o híbrido.Eu não planto mais, todos os anos tento novas variedades e híbridos, mas há 10 anos cultivei Kostroma. Lembro-me bem que gostei do sabor do híbrido, não foi difícil cuidar dos arbustos e o rendimento foi decente.
Doenças do tomate Kostroma
O tomate Kostroma não tem medo de muitas doenças das plantas da família das beladonas. Ele tem boa imunidade a doenças:
- TMV (vírus do mosaico do tabaco);
- cladosporiose;
- fusarium.
Conclusão
Não duvide da sua escolha, compre sementes híbridas Kostroma se você tiver uma estufa em sua dacha. A escolha da variedade valerá a pena. Com simples cuidados você terá uma colheita decente.