O tomate cereja é um dos primeiros tipos de tomate. Entre os jardineiros, essas variedades estão começando a ganhar popularidade rapidamente e não há nada de estranho nisso. Afinal, são muito bonitos, produtivos e têm um sabor adocicado bastante agradável.
Eles atraem as pessoas por sua compacidade e rápido amadurecimento. O tomate cereja pode ser utilizado não só no preparo de diversos pratos, mas também na decoração.
Vantagens
O tomate cereja é muito popular devido ao fato de apresentar um grande número de vantagens, que incluem:
- Todas as variedades de cereja mais doces crescem em cachos, e não individualmente. Isso torna a colheita muito mais fácil.
- Os frutos do tomate não racham nem estragam, por isso podem ser armazenados por muito tempo.
- Os tomates cereja são de tamanho compacto e não requerem cortes meticulosos no preparo dos lanches.
- Os frutos do tomate têm uma cor bastante viva, pelo que podem ser utilizados não só na confecção de pratos, mas também na decoração da mesa.
- O tomate cereja tem um sistema radicular pequeno, o que permite que seja cultivado em pequenos recipientes de plantio.
Benefícios e malefícios
Antes de cultivar e consumir, você precisa se familiarizar com os benefícios e malefícios do tomate cereja. É inegável os benefícios desses tomates, uma vez que possuem as mesmas propriedades benéficas de outras variedades. O tomate cereja contém uma grande quantidade de açúcares, vitaminas e antioxidantes. Eles também contêm muitos elementos que beneficiam o corpo humano: enxofre, iodo, cromo, fósforo, cálcio e ferro.
Por que os tomates cereja são tão benéficos? Existem as seguintes propriedades benéficas desses tomates:
- Graças à vitamina K, melhoram a função renal e ajudam a absorver o cálcio.
- Eles contêm muito licopeno, o que reduz a probabilidade de câncer e doenças do sistema cardiovascular, estômago e esôfago. Este elemento também ajuda o corpo a dissolver melhor as gorduras.
- A serotonina, que faz parte do tomate cereja, substitui os antidepressivos e melhora o humor.
Porém, além dos benefícios, esses tomates também podem causar danos. Algumas pessoas são aconselhadas a não consumir tomate cereja. Esses incluem:
- Pacientes com úlceras.Eles não devem comer tomates durante a remissão. As cerejas contêm muitos ácidos orgânicos que podem prejudicar a mucosa gástrica.
- Pessoas com metabolismo prejudicado.
- Pessoas alérgicas. São contra-indicados o consumo de vegetais ou frutas vermelhas.
- Pessoas com colelitíase. Os tomates cereja são classificados como produtos coleréticos, portanto você não deve abusar deles se tiver esta doença.
Classificação de variedades
Há um grande número de variedades diferentes de tomate cereja. Eles podem diferir em tamanho, cor, forma e peso. Alguns deles foram criados especificamente para plantio em ambientes internos ou externos. Todas as variedades de tomate cereja podem ser divididas em três grupos.
Determinante
Isso inclui tomates cereja de baixo crescimento, mais adequados para cultivo doméstico. Suas características são arbustos baixos, com cerca de 40 cm e baixo peso de frutos maduros.
Essas variedades precoces são adequadas para jardineiros iniciantes, pois são muito despretensiosas e fáceis de cultivar.
Por exemplo, eles não precisam ser beliscados regularmente, pois todos os seus brotos terminam em pincel. Porém, se os arbustos anões começarem a crescer seriamente, você terá que começar a aparar os galhos em excesso. Não é recomendável retirar o excesso de folhas, pois isso pode reduzir a quantidade de colheita.
Maioria tomates determinados amadurecer rapidamente. Em média, esse processo leva cerca de 90 dias. Mais de 20 frutos amadurecem em um arbusto por vez. A principal vantagem desses tomates é o seu tamanho compacto, graças ao qual você pode cultivar a planta em casa em pequenos vasos.
Indeterminado
Quase todas as melhores variedades de tomate cereja se enquadram nesta categoria.Você pode cultivar tomates indeterminados tanto ao ar livre quanto em estufas. Esses arbustos são mais difíceis de cuidar: precisam ser podados, regados e às vezes replantados regularmente. No entanto, os frutos dessas variedades são maiores e mais suculentos.
Os tomates indeterminados precisam ser pinçados periodicamente para que os arbustos não desperdicem energia em brotos desnecessários. Após a pinça, todos os nutrientes serão direcionados para o desenvolvimento do fruto. Os rebentos são podados de manhã em dias de sol para que os cortes cicatrizem mais rapidamente.
A tecnologia para o cultivo desses tomates não difere do cultivo de outros tipos. As sementes são semeadas no final de março para que as mudas possam ser transplantadas no início de maio.
Semideterminante
Esses tomates são algo entre arbustos baixos e altos. São bastante compactos, pelo que podem ser cultivados em casa e em estufas. A planta está se desenvolvendo ativamente até que 8 a 10 pincéis apareçam em seus arbustos. Depois disso, eles param completamente o seu desenvolvimento.
Ao cultivar variedades semideterminadas, você deve beliscar. Ao mesmo tempo, não é recomendável retirar muitas folhas dos arbustos. É necessário deixar pelo menos 25 peças para que ajudem a planta em climas muito quentes.
Variedades mais populares
Uma característica com a descrição de cada variedade ajudará os horticultores novatos a conhecer melhor suas características distintivas e a entender quais tomates são melhores para cultivar.
Bérberis
Esta variedade foi criada para cultivo em casa de vegetação. Avaliações de muitos jardineiros indicam que não pode ser plantado em terreno aberto, pois os arbustos não suportam bem as mudanças de temperatura.
Durante o período de crescimento, os arbustos crescem até dois metros de altura, por isso é necessário amarrá-los a um suporte e apará-los periodicamente. Durante a formação do arbusto é melhor deixar apenas duas hastes. Isso será suficiente para obter uma boa colheita.
Os frutos dos arbustos são colhidos em cachos, que contêm cerca de 65 tomates. Eles têm uma superfície lisa e formato oval. Após a maturação completa, o peso do fruto maior é de 50 gramas. A frutificação da bérberis dura todo o verão e termina no início do outono.
Noz-moscada branca
Este tomate pode ser cultivado em quase todas as regiões do país. Porém, na zona intermediária é recomendável plantá-la em estufa, pois a planta não tolera bem baixas temperaturas.
Uma característica distintiva da variedade são os arbustos que crescem até dois metros e meio. Sem liga, as plantas não duram muito, por isso é melhor fixá-las imediatamente a um suporte.
A vantagem da variedade é a resistência a muitas doenças. Ao cultivar noz-moscada branca, você não precisa se preocupar com a possibilidade de os arbustos adoecerem e morrerem.
Os frutos têm formato de pêra e casca dourada, o que os distingue das demais variedades. Os tomates cereja maduros pesam cerca de 30 gramas. Eles podem ser usados para processamento, enlatamento e consumo in natura.
Prazer
Esses tomates podem ser plantados ao ar livre ou em estufa. Os pés de tomate não são tão altos quanto as variedades anteriores e medem apenas um metro e meio. No entanto, eles também precisam ser pinçados e amarrados periodicamente. Para obter maior rendimento, recomenda-se formar arbustos com duas ou três hastes.
Os frutos maduros são redondos e de cor avermelhada. Seu peso é de cerca de 40 gramas. Eles diferem de outros tomates pela doçura.O tomate Delight é muito utilizado na confecção de conservas e na confecção de diversos petiscos. Pode ser adicionado a qualquer receita que peça tomate.
Polegarzinha
Esta variedade de maturação precoce amadurece totalmente 95 dias após o plantio. Recomenda-se cultivá-lo em casa de vegetação, pois os arbustos não suportam as geadas noturnas de primavera. A altura da planta é de um metro e meio, por isso deve ser amarrada a um suporte.
Os pés de tomate produzem frutos vermelhos lisos e arredondados, pesando apenas 20 gramas. O rendimento da Thumbelina é muito bom. De um metro quadrado você pode colher cinco quilos de tomate.
As principais vantagens da variedade são o sabor e a resistência às doenças mais comuns.
irlandesa
Irishka irá agradar a pessoas que gostam de variedades de baixo crescimento. É ideal para plantar em terreno aberto. O período de crescimento da planta é em média de 95 dias. Os pés de tomate não precisam ser amarrados, pois sua altura é de apenas 50-60 cm.
Os frutos arredondados são rosados. O peso de cada um deles é de 75 gramas. Irishka difere de outros tomates no sabor. As frutas da Irishka são as mais deliciosas e suculentas, por isso são frequentemente usadas para fazer molhos e ketchups. De um metro quadrado de terreno você pode colher dez quilos de tomate.
As principais vantagens do tomate incluem resistência a doenças, aptidão para transporte e capacidade de resistir a mudanças de temperatura.
Conclusão
Cultivar sementes de cereja é bastante simples. Para isso, basta descobrir quantas variedades mais comuns desses tomates existem e escolher a mais adequada.