Variedades de tomate para estufas resistentes à requeima ajudarão a proteger a colheita da destruição completa. A requeima é a doença fúngica mais comum entre os tomates. A doença está se espalhando a uma velocidade incrível. Existem muitas formas de combater a doença, mas é mais fácil prevenir o problema.
Variedades populares para canteiros abertos
O agente causador da requeima é um fungo que afeta não apenas o tomate, mas também outras hortaliças da família da beladona.
Nem sempre é possível detectar os primeiros sinais da doença, pois o interior das folhas é afetado e surge uma camada esbranquiçada. Em alguns dias, a camada branca fica marrom e toda a planta, inclusive os frutos, fica coberta de manchas escuras. Um selo escuro aparece pela primeira vez nos tomates, que crescem a cada dia, e como resultado, toda a fruta escurece e começa a ter um cheiro desagradável.
Os esporos de Phytophthora vivem em todos os lugares: no solo, nas pontas da colheita do ano passado e nas ferramentas de jardim. Em tempo seco e claro, eles ficam dormentes. Mas assim que o tempo chuvoso passa, a atividade nociva do fungo torna-se mais ativa.
Quais tomates não têm medo da requeima? Muitos anos de experiência de horticultores e especialistas irão ajudá-lo a responder a esta pergunta. Se falarmos sobre quais variedades e híbridos apresentam resistência, então estes últimos venceme. São os híbridos que são criados pelos criadores para obter as melhores características, incluindo resistência à podridão parda.
Quais variedades de tomate não estão sujeitas ao apodrecimento só podem ser compreendidas cultivando-se a cultura por vários anos. As variedades de tomate resistentes à requeima são reconhecidas por produtores de vegetais experientes, são despretensiosas às intempéries e aos cuidados e são resistentes a muitos outros vírus e bactérias.
Openwork F1 se tornará um verdadeiro tesouro para os jardineiros. Distingue-se por uma colheita abundante e resiste não só à requeima, mas também a muitas outras doenças comuns. Estende-se até 78 cm Safra intermediária - a colheita estará pronta para consumo após 100 dias. Os frutos são redondos-achatados e de cor vermelha, pesando aproximadamente 250 g.
O boneco F1 é híbrido e por isso possui boas características. É uma variedade precoce, o amadurecimento dos frutos ocorre após 87 dias. O arbusto é pequeno, cerca de 60 cm.Requer amarração, pois os frutos são pesados - cerca de 280 g, e retirada dos ramos laterais. A cor dos tomates maduros é vermelho-laranja.
O Hybrid Captain F1 começa a amadurecer muito cedo, após 80 dias. O arbusto adulto não ultrapassa os 70 cm de altura.Os frutos vermelhos têm formato uniforme e redondo e pesam 120 g.
O enigma possui arbustos compactos que não têm medo de infecções fúngicas e virais. A altura do caule central não ultrapassa 50 cm, os frutos amadurecem em borlas de 5 pedaços e pesam até 75 g, começam a amadurecer já no 85º dia, adquirindo uma cor vermelha brilhante.
Mikado cresce até 90 cm e é caracterizado por limites médios de formação de frutos. Uma colheita madura, vermelho-escarlate, pode ser colhida após 115 dias. É necessário enteado. Os frutos pesam aproximadamente 250 g.
A intuição F1 mostra despretensão às mudanças climáticas e raramente sofre requeima. Pode crescer até 190 cm, por isso é necessário amarrar e cortar os ramos laterais. A variedade é caracterizada por limites médios de maturação dos frutos: os tomates começam a ficar vermelhos após 115 dias. O peso chega a 105 g.
Os tomates da variedade Lakomka não são afetados pela requeima. O crescimento da planta não ultrapassa 62 cm de altura e começa a amadurecer após 82 dias. Os tomates são de cor vermelho-framboesa e formato redondo.
Ações preventivas
Para tomates resistentes à requeima, é necessário organizar medidas preventivas. Quaisquer tomates, mesmo os mais resistentes, não podem estar completamente imunes a doenças. Com uma combinação de muitos fatores desfavoráveis, às vezes a podridão parda assume o controle.
As medidas preventivas começam no outono:
- em outubro, as copas velhas devem ser retiradas do canteiro;
- se houver excesso de cal, acrescente areia;
- Você não pode plantar tomates onde costumavam crescer vegetais da família das beladonas;
- É aconselhável regar o solo com solução de permanganato de potássio;
- próximo aos canteiros de tomate pode-se plantar cebola, alho, calêndula, endro;
- você pode usar várias soluções de ingredientes naturais: por exemplo, alho, cinza de madeira;
- Dos produtos adquiridos, Fitosporin e Guapsin são famosos por sua eficácia.
Numa estufa, devem ser tomadas medidas adicionais para proteger as plantas de infecções fúngicas. Inicialmente, a camada superior do solo deve ser removida e substituída por uma nova. Em seguida, a sala é ventilada e todos os materiais são desinfetados.
Variedades resistentes para estufa
A estufa não está protegida da requeima, pelo contrário, é mais suscetível. O ar fresco raramente entra na sala, a composição do solo permanece inalterada e, além disso, nem sempre é possível desinfetar completamente a estrutura da estufa.
Ao cultivar tomates em uma estufa, você não precisa apenas selecionar tomates adequados que sejam resistentes à requeima, mas também ventilar bem o ambiente, plantar arbustos a uma grande distância, controlar os fertilizantes nitrogenados, regar conforme necessário e monitorar a umidade.
As seguintes variedades de tomates resistentes à requeima podem ser distinguidas para estufas.
Os tomates ressonantes são adequados para estufas. A variedade irá deliciar-se com frutos maduros 90 dias após o plantio. A descrição do tomate indica que o caule pode atingir até 150 cm, os frutos vermelhos e redondos pesam cerca de 310 g, a cultura evita infecções e o arbusto tolera facilmente o calor e regas pouco frequentes.
O tomate Dubok é recomendado para cultivo em estufa. Incluído no grupo determinante. A altura do caule não ultrapassa 62 cm e os frutos começam a amadurecer após 2,5 meses. Os tomates esféricos têm tonalidade avermelhada e pesam aproximadamente 100 g, alto rendimento e maturação simultânea.
As sementes de tomate da variedade Tatyana permitirão a colheita de frutos em arbustos fortes em 90 dias. A planta não requer cuidados. O caule ramificado cresce até 60 cm e os frutos estão dispostos em cachos de 5 a 6 pedaços. Numerosos frutos vermelho-escarlate amadurecem ao mesmo tempo e irão deliciar-se com um sabor adocicado.
Após a germinação, as sementes de tomate Orange Miracle começam a frutificar precocemente e após 85 dias você pode aproveitar a colheita. Os frutos parecem uma bola achatada, podem pesar 380 G. A cor dos frutos maduros é amarelo intenso. A variedade carnuda é rica em vitamina C e caroteno.
Não tem medo da requeima Cardinal é um arbusto alto cultivado que cresce até dois metros. Do momento da semeadura até a formação do fruto, decorrem 87 dias. Os frutos têm forma de bola achatada e apresentam cor vermelho-carmesim, o peso do tomate pode chegar a 800 g.
Velmozha é uma planta cultivada de tipo determinado que pode se orgulhar de uma colheita grande e numerosa. A altura do caule chega a 70 cm, os tomates redondos podem pesar cerca de 500 g, o cuidado exige pinçar o ponto de crescimento e retirar os ramos laterais.
Variedades resistentes a Phytophthora são continuadas por De Barao. Variedade indeterminada que atinge até dois metros de altura. Duas semanas após o transplante da muda, é necessário amarrar o caule. Para aumentar o rendimento e melhorar o desenvolvimento, é necessária a remoção dos ramos laterais. Os frutos começam a amadurecer após 118 dias e apresentam coloração vermelho-bordô. Pesa cerca de 60g.
Os tipos de tomate descritos adoram luz e calor. Todas essas variedades de tomates resistentes à requeima podem ser plantadas na Ucrânia, não apenas em uma estufa, mas também em uma área aberta na dacha.
Variedades adequadas para cultivo ao ar livre
Uma das formas de proteção contra a requeima é escolher variedades de tomate com períodos de maturação precoce. As variedades de tomate resistentes à requeima na região de Moscou são, via de regra, de baixo crescimento, uma vez que toda a sua energia é destinada ao crescimento dos frutos. Os frutos não ultrapassam 150 g, mas o rendimento bate recordes.
A peculiaridade do clima da região de Moscou é a instabilidade das condições climáticas e uma alta probabilidade de diminuição da temperatura do ar. Uma variedade de tomate resistente à requeima para a região de Moscou ainda deve ser adaptada ao frio.
A variedade Alenka resistente à requeima pertence ao grupo determinante. A variedade é adequada para terreno aberto e caracteriza-se por um alto rendimento. O arbusto é de baixo crescimento, compacto e não requer pinçamento. É necessário amarrar o caule a um suporte, pois a planta pode quebrar com o grande peso do fruto.
Na época de plena maturação, os frutos apresentam coloração vermelha e pesam cerca de 100 g.
Entre os tomates que não têm medo da requeima, a variedade Sanka é famosa. Pertence às variedades de maturação ultraprecoce, pois os primeiros frutos podem ser observados após 82 dias. Continua a desenvolver-se em climas frios e não sofre falta de iluminação. O fruto vermelho-alaranjado pesa aproximadamente 78 g.
Betta pertence ao grupo determinante. O caule é pouco frondoso e chega a atingir 55 cm de altura. Os frutos arredondados, de tonalidade vermelho-alaranjada, têm superfície levemente nervurada e pesam apenas 70 g. A planta é fácil de cuidar - os arbustos são resistentes a doenças e ao frio .
As características da variedade Lights of Moscow distinguem-se pelos seus limites de maturação precoce. No final da estação de cultivo existe a oportunidade de colher vários tomates. O arbusto compacto não cresce mais em largura, mas em altura, podendo atingir um metro. Os frutos começam a aparecer após 98 dias.Os tomates maduros são de cor vermelho-bordô e pesam 105 g.
A variedade de tomate Explosion apresenta incrível resistência às intempéries e raramente é infectada com a requeima. A superfície vermelho-alaranjada dos frutos maduros apresenta ligeiras nervuras. Pesa cerca de 120g.
A Metelitsa tem um caule forte, com cerca de 55 cm de altura, e um período de maturação médio-precoce, após cerca de 105 dias. Os frutos vermelhos ígneos são formados com leves nervuras, pesam aproximadamente 75 G. A safra colhida é armazenada por muito tempo devido à sua casca densa.
Entre as variedades de tomate da região de Moscou que são resistentes à requeima, o Alasca é muito popular. A variedade é determinada, de alto rendimento e de maturação precoce. A altura do arbusto é de aproximadamente 60 cm, os frutos redondos, achatados e de cor escarlate pesam cerca de 75 g, são despretensiosos às intempéries, não requerem muito tempo para cuidados e são resistentes a doenças.
Os dedos de senhora não sofrem de requeima. A variedade começa a ficar vermelha após 102 dias. O desenvolvimento continua no frio e na chuva, e os frutos não quebram e ficam armazenados por muito tempo. Os frutos oblongos com bico característico na base pesam aproximadamente 65 g.
Escolha para estufas na região de Moscou
Que variedades de tomate podem ser plantadas em estufa na região de Moscou? As melhores variedades resistentes a doenças podem ser representadas pela lista a seguir.
Barberry F1 é um híbrido indeterminado de maturação precoce. O caule pode esticar até dois metros. Um bom resultado é obtido se for formado em duas ou três hastes. Um pincel pode produzir até 45 tomates ovais de cor vermelho-framboesa, pesando 35 g.
Os tomates da variedade Black Truffle são bons. Refere-se a híbridos indeterminados com período médio de formação de frutos. A interessante cor dos frutos maduros atrairá a atenção de outras pessoas.Os frutos marrom-púrpura chegam a 260 g e têm formato de pêra. Na Bielo-Rússia e na Crimeia, a variedade pode ser cultivada sem abrigo.
Tomate Étoile cresce até 155 cm de altura.A planta é ramificada, por isso é necessário retirar os ramos laterais. Para aumentar o rendimento, recomenda-se formar três hastes.
Os frutos oblongos ou achatados apresentam nervuras distintas. A cor após a maturação torna-se vermelho-carmesim e o peso dos tomates chega a 300 g.
Tomates pimenta ficam bem em uma estufa de policarbonato. É classificada como variedade de meia temporada - os primeiros frutos aparecem após 115 dias. Em casa de vegetação pode dar frutos por muito tempo. A maturação ocorre em cachos de 8 peças. A aparência lembra o pimentão. Pode atingir até 15 cm de comprimento, a polpa é suculenta, carnuda e com pequeno teor de sementes.
A variedade Bolero, resistente à ferrugem, apresenta limites médios de maturação dos frutos. Formam-se poucos ramos laterais, não havendo necessidade de beliscar. Pincéis compactos comportam cerca de 7 peças. Os frutos avermelhados pesam 135 g.
O cigano tem uma cor marrom-acastanhada incomum. Pertence a espécies determinantes. Atinge uma altura de até um metro. Os primeiros tomates serão colhidos após 95 dias.
Os grandes frutos da variedade Esmira não deixarão nenhum jardineiro indiferente. O peso do tomate rosa chega a 300 g e forma ovários com falta de luz e rega. A planta é resistente a muitas doenças do tomate.
O milagre da laranja se desenvolve melhor em estufa. Numerosos frutos amadurecem em 100 dias e têm formato de pêra e cor amarelo-laranja. O peso de um tomate é de cerca de 150 g.
A variedade Moscow Delicacy não é afetada pela requeima. Os horticultores adoram esta variedade por seu sabor adocicado e alto rendimento.O arbusto vai crescer até 180 cm e requer cuidados especiais. Na época do amadurecimento, os frutos ficam vermelhos, apresentam formato oblongo e pesam aproximadamente 180 g.
As críticas sobre variedades que resistem à podridão parda são apenas positivas. Se você seguir todas as regras de cuidado e cultivo, a doença nunca afetará os canteiros. As medidas adicionais incluem a desinfecção das sementes e do solo antes do plantio, a aplicação oportuna de fertilizantes, o cumprimento do regime de irrigação e o uso de compostos preventivos.