Desde 2007, o tomate Extreme está incluído no cadastro estadual de variedades indeterminadas destinadas ao cultivo em campo aberto ou em estruturas de filme. As sementes são comercializadas pela empresa Biotechnika e divulgadas como uma variedade adaptada para cultivo em regiões de clima frio. A vantagem de uma planta com maturação precoce é a sua boa sobrevivência em condições difíceis.
[toc]
Descrição dos pontos fortes da variedade:
- capacidade de resistir ao calor, seca, baixas temperaturas;
- resistência às doenças do tomateiro, boa tolerância à podridão apical, podridão radicular e manchas bacterianas;
- versatilidade, possibilidade de utilização em saladas e receitas de inverno;
- recuperação rápida do estresse sem perda da capacidade de frutificação;
- capacidade de produzir grande volume de frutas.
A planta distingue-se pelos rebentos fortes e pelas placas foliares de tamanho médio e de rica cor verde. Os arbustos distinguem-se por uma pequena quantidade de massa verde. Uma característica são os entrenós encurtados da planta. A inflorescência possui estrutura simples e possui pedúnculo articulado.
Características do feto
Os frutos caracterizam-se pelo formato achatado e redondo com ligeiras nervuras. A polpa vegetal é medianamente densa e possui um rico sabor de tomate. Avaliações de jardineiros falam sobre a qualidade do “teor de açúcar” das frutas. Devido a essas características, o tomate é ideal para uso in natura em saladas. Os frutos verdes apresentam uma tonalidade esverdeada clara, que se torna vermelha brilhante durante o amadurecimento. A desvantagem dos vegetais é a tendência a rachar, por isso é recomendável retirar os frutos em tempo hábil.
O peso médio de uma fruta varia de 150 a 210 gramas. Durante o período de maturação a partir de 1 m2 é possível obter uma colheita de 4,6 quilos. Quando cultivado em casa de vegetação e com tecnologia agrícola adequada, o rendimento do tomate pode ficar um pouco acima da média e o peso do fruto pode chegar a 250 gramas.
Características de cuidado
A planta é cultivada por meio de mudas. A época de semeadura do material de plantio é determinada de forma que passem de 50 a 55 dias antes do plantio em local definitivo. As sementes são semeadas em recipientes especiais em solo previamente preparado. A seguinte composição do solo é considerada a mais adequada:
- relva 2 partes;
- húmus 2 partes;
- areia fina 1 parte.
Do momento em que as mudas são plantadas em local permanente até a colheita dos primeiros frutos, passam de 105 a 110 dias. O material de plantio não precisa ser enterrado profundamente no solo. As mudas são cultivadas a uma temperatura de 16 C0. O mergulho é realizado quando os brotos formam 2 folhas verdadeiras em um recipiente cujo diâmetro não ultrapassa 10 cm.7 dias antes do transplante para local de cultivo permanente, a fertilização é realizada com um fertilizante mineral complexo, que é dominado por potássio e fósforo.
Recomenda-se seguir um padrão de plantio de 40 por 80 cm, os brotos formam um único caule e o pinçamento é realizado periodicamente. O ponto de crescimento é comprimido acima do quarto pincel do arbusto. O cuidado consiste em regar na hora certa, tirar o mato, soltar o solo para melhor abastecer a planta com oxigênio e alimentar com complexos minerais.